sábado, 22 de agosto de 2009

TEATRO DE FANTOCHE - AS MÃOS

3 A 6 ANOS

MINHAS MÃOS: OS PERSONAGENS SERÃO AS PRÓPRIAS MÃOS, SEM NENHUM ENFEITE: AS MÃOS DO ZÉ ESTARÃO SUJAS (MANCHAS COM GAUCHE), MACHUCADAS(COLAR ESPARADRAPO) E TRISTES. AS MÃOS DO BETO LIMPINHAS E ALEGRES.

- Oi gente!Nós somos as mãos do Beto. Somos capazes de fazer muitas coisas. Mas só fazemos coisas boas: apertar outras mãos,fazer carinho, trabalhar e ajudar os que precisam. Seguramos os livros e os cadernos e sabemos escrever.

- Bah!Nós fazemos qualquer coisa. Quebramos vidraças e sujamos o chão..

- Como vocês estão sujas...e estão tão machucadas.. . coitadinhas.

- Pudera,quebrar vidraças nos deixou assim. E o Zé quase nunca nos lava.Olhem só que sujeira. E as nossas unhas, então. Ele nunca nos limpa.

- Ora,ora.Venham cá e nós ajudaremos vocês.

Enquanto cantam uma música sobre higiene,as mãos do Beto cortam as unhas das mãos do Zé e as lavam em uma bacia, com sabonete. Depois de enxugar: perguntam:
-E agora,como vocês se sentem?
-Ah! Agora estamos nos sentindo, muito bem. Que bom é estar limpinhas.
A criança que representava o Beto se levanta e diz:

-Oi! Eu sou o Beto. Deus me deu duas mãos e com elas eu posso fazer o bem.
Quem faz as coisas boas,sou eu, Beto. Vocês me ajudam a convencer o Zé a usar suas mãos para fazer coisas boas?

O teatro de fantoches permite uma gostosa interação com a platéia, o que torna a apresentação mais interessante. Perguntar para as crianças da platéia, se elas podem ajudar o Zé a descobrir todas as coisas boas que ele pode fazer. Deixar que elas falem,ajudando assim o Zé a usar suas mãos para o bem.

A criança que representava o Zé se levanta e diz:

- Oi! Eu sou o Zé. Daqui em diante só vou usar minhas mãos para fazer coisas boas. E vou cuidar muito bem delas.

Fonte- Prática Pedagógica na Evangelização- Walter de Oliveira Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário