LEI DO PROGRESSO
TEMA:PROGRESSO MATERIAL (para ser dado em duas aulas)
Objetivo Específico-A criança deverá compreender que Deus nos criou para o progresso.Todos somos destinados à perfeição.
RECURSOS DIDÁTICOS:
Tipos diversos de situaçõesque evoluíram:
- medicina
-telecomunicação
-agricultura
-meio de transporte,etc
EXEMPLO:Comparar a maneira de lavar roupas da avó e da mãe hoje do batedor de madeira à máquina de lavar.Do pergaminho ao telefone,do carro de boi ao avião,do fogão de lenha ao fogão a gás...
Falar da anestesia,pois antigamente ela não existia.
Hoje tudo inovou, e evoluiu.
Para a segunda aula:
A criança deverá trazer muitos recortes de casa ou o evangelizador pesquisará com eles, na salade aula, revistas,jornais, e feitos os recortes,com vários tipos de progresso, montar um grande cartaz de papel pardo,onde cada criança colocará o seu material de pesquisa.
Fixação: Exposição do cartaz, e analise das situações pelas crianças(com orientação do evangelizador)
TEMA:PROGRESSO ESPIRITUAL
Objetivo Específico: A criança será levada a entender a importância do trabalho para o progresso do espírito.
RECURSO DIDÁTICO: Cartazes, pessoas servindo
INTRODUÇÃO-CONVERSAÇÃO
Direcionando a atenção da criança,para observância-Quantas maneiras existem de trabalho...
observemos cartazes...
DESENVOLVIMENTO- CONVERSAÇÃO
Não existe progresso sem trabalho.
Falar dos vários tipos de trabalho que podemos realizar em benefício do próximo, e de nós mesmos.
Falar que Deus trabalha incessantemente e que o nosso espírito trabalha quando dormimos
FIXAÇÃO: PERGUNTAS
Como é que Deus trabalha?
Quando dormimos, onde fica o nosso espírito?
LEI DO TRABALHO
TEMA: TRABALHO
Objetivos Específicos: Levar a criança a entender a importânciado trabalho em nossas vidas.
Recursos Didáticos: Gravuras de pessoas trabalhando, instrumentos de trabalho
Introdução: Perguntar às crianças qual o trabalho que elas fazem?
Desenvolvimento: Conversação
Lembrar as crianças o trabalho quea Natureza realiza na renovação incessante. Falar do formigueiro, da colméia, da humildade do boi, do cavalo, dos cães treinados para dirigir cegos, os ninhos dos pássaros, o João de Barro .
Fixação: Fazer uma lista dos trabalhos que eles podem realizar.
Contar a história- O Sonho de Carolina(4 a 6 anos).
Os três grãos de milho(7 a 10 anos).
TEMA: VALORIZAÇÃO DAS PROFISSÕES
Objetivo Específico: Levar a criança a entender que todas profissões são dignas e importantes.
Recurso Didático: colocar na lousa bonecos de papel, cada um simbolizando uma profissão, de maneira a retratar as suas interdependências.
Ex: o médico depende do lavrador, o lavrador do dentista, este do lixeiro e assim por diante.
Introdução: Perguntas:
Qual a profissão do seu pai?
O que você pretende ser?
Desenvolvimento: Conversação
Falar da desigualdade entre as profissões. Quem cria é o próprio homem, por causa do orgulho e do egoísmo.
Fixação: painel na lousa
Colocar mais um grupo de bonecos, mostrando aqueles que não querem trabalhar, eles próprios se marginalizando. O futuro depende de nós e do nosso próprio esforço em vencer as dificuldades, Deus ajuda a todos.
Lembrar aqueles que não podem trabalhar porque estão doentes. Levar as crianças a pensar como nós estaríamos se não trabalhassemos. Como nos sentiríamos se não pudêssemos trabalhar?
Nenhum comentário:
Postar um comentário