terça-feira, 18 de agosto de 2009

Brasil, Coração do Mundo Pátria do Evangelho




Perguntar ao grupo:

Vocês acham que o Brasil é a Pátria do Evangelho?
Por quê?

Deixar que falem à vontade, orientar a discussão para que não se desvirtue. Mostrar o livro Brasil,coração do mundo,Pátria do Evangelho. Explicar resumidamente de onde vem a idéia
de o Brasil ser a Pátria do Evangelho.

Depois da participação de todos ,lembrar que Jesus veio para "os doentes, para os enfermos espirituais".O Evangelho não é caminho para glórias materiais,as riquezas terrenas. É a explicação de que a verdadeira vida é a espiritual.

Portanto, ser Pátria do Evangelho é oferecer a espíritos devedores oportunidade de reequilíbrio,através da luta pela vida.Contar o caso do degredado que é amparado pela equipe de Ismael (BCMPE).

Foi o primeiro "pequenino",o primeiro enfermo espiritual a ser recebido na Pátria do Evangelho-esse hospital,essa escola que posteriormente veio abraçar as mais diversas nacionalidades,através da imigração.Certamente os espíritos reencarnados no Brasil,já experimentaram,em sua maioria numerosas existências. E agora,através da forte religiosidade que caracteriza o povo,através da propensão para a paz-apesar da onda de violência que nos assalta e que prova nossa resistência-através das dificuldades econômicas, vamos ressarcindo velhos débitos.Por isso,o Brasil é realmente a Pátria do Evangelho. Em nossa terra recebemos o mais querido dos imigrantes- o Espiritismo, que resgata a pureza, a essência dos ensinamentos de Jesus.

Aqui é que o Espiritismo se desenvolveu. Ser Pátria do Evangelho não é um privilégio, nem motivo de orgulho.É uma proposta da espiritualidade que está em andamento.È um projeto que se completará quando diminuirmos as dores provocadas neste país pelas diferenças sociais.O fato de não haver "efeito sem causa", o fato de muitos sofrimentos serem cármicos,não nos libera da caridade,do amor aos nossos irmãos.A lógica dos fatos aponta que para nós, sem duvida, essa é a Pátria onde estamos
 encontrando a verdade libertadora de Jesus.O espírita consciente muito recebeu e muito pode oferecer. Evangelizar-se é missão de cada um . E um povo evangelizado...evangeliza o mudo,através de exemplo e da oportunidade que oferece para os que aqui reencarnam. Abracemos esse compromisso.


CHICO RESPONDEU:
BRASIL CORAÇÃO DO MUNDO


Com tanta violência e corrupção em nosso país, os Benfeitores acreditam que o Brasil seja o "Coração do mundo e Pátria do Evangelho?"

R- "Essa pergunta tem sido assunto em muitos diálogos com os companheiros de nossa casa. O nosso Emmanuel é de opinião que dentro do mundo turbulento, com a incompreensão comandando tantos corações, tantos milhões de pessoas, não pode ser motivo de dúvida para nós que o Brasil é o coração do mundo."
"A violência que existe no Brasil é a que existe no mundo, mas como povo nós temos sabido honrar a destinação a que fomos chamados. Como povos temos sofrido reviravoltas enormes, inconformações, dilapidações, faltas graves daqueles que foram chamados a dirigir nossos destinos. Mas as nossas mãos não se sujaram com sangue fraterno. Quantos povos, por muito menos, acharam na rebelião e na indisciplina a porta falsa a que eles se atiraram para encontrarem dificuldades muito maiores."
"Somos, sim, uma grandeza da Terra em que nós renascemos. Somos filhos do coração do mundo. E o Senhor nos fortalecerá para sermos filhos também da Pátria do Evangelho, quando soar a hora em que formos chamados para a grande renovação."
(O Triângulo Espírita - abril/maio 1993)

Há uma ênfase em muitas de suas obras sobre o papel do Brasil como centro espiritual do universo. Não seria um pouco de patriotada?
R- "Muita gente pensa que isso é verde amarelismo. Entretanto, os brasileiros conscientes, e que já desfrutam de bastante maturidade espiritual, se reconhecem num país extremamente inclinado à prática do bem. E a prova disto é que o Brasil, em seus eventos mais importantes como nacionalidade, sempre agiu como terra de criaturas cristianizadas e de profunda humanidade no relacionamento das criaturas umas com as outras. Não quero dizer que o Brasil seja um país privilegiado diante de Deus, mas que os brasileiros compõem uma comunidade extraordinariamente dedicada ao espírito que Nosso Senhor Jesus Cristo nos legou."
(Jornal Espírita – janeiro de 1976)


MOMENTO DA CRIANÇA

INTRODUÇÃO:

Apresentar um mapa da América do Sul, solicitando que olhem atentamente, o Brasil, sua localização, tamanho e conformação em relação aos demais países.

Perguntar:

Será que o Brasil foi sempre deste tamanho?

Ouvir as respostas complementando:

Se não fossem os bandeirantes que penetraram pelo interior do Brasil, em busca de ouro e pedras preciosas, o nosso país seria bem menor.

O irmão X,no Livro "Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho" , nos fala da missão desses homens que deveriam estabelecer as fronteiras definitivas da nossa terra.

Vejamos como Beto,um menino como vocês,aprendeu essas coisas.

DESENVOLVIMENTO:

1- Narrar,a história: "A Missão Espiritual do Brasil", de Vera Verônica do N.Cavalcanti.

2- Pedir que comentem a respeito e dêem a sua opinião sobre a missão do Brasil.

A MISSÃO ESPIRITUAL O BRASIL

Beto tinha dez anos.Era muito inteligente e às vezes espantava os pais com perguntas que fazia.
Pai por que há tanto sofrimento no mundo?
Mãe, Deus não podeacabar com as guerras?
Os pais de Beto, embora com formação religiosa católica, nem sempre tinham respostas que satisfizessem o menino.E o pior era que, diferente de outras crianças, não eram novelas e filmes que o menino gostava de ver na TV. Ele se interessava pelos noticiários.
Um belo dia, mudou-se para a casa vizinha de Beto uma nova família.Logo o menino percebeu, feliz, que os novos moradores tinham filhos e, por sorte, um garoto do tamanho do nosso amiguinho.
Beto muito dado, assim que teve a oportunidade, puxou conversa com o vizinho:
Olá!Como é o seu nome? Eu me chamo Beto
Eu souFlávio, falou sorridente, o outro;vamos ser bons amigos?
Claro,seja bem- vindo...
E foi o que aconteceu. Parecia que os dois se conheciam há muito tempo, tornaram-se logo inseparáveis...
Com a convivência, Beto logo ficou sabendo que todos os domingos pela manhã, Flávio ia ao Centro Espírita,à aula de Evangelização. Ele nunca ouvira falar nisso e ficou curioso. Pediu à mãe permissão paraacompanhar oamigo. Obtendo o consetimento, já no domingo seguinte, estava lá, na aula de Evangelização.
Beto ouviu atentamente e a sua inteligência aguçada e aquela curiosidade que era natural nele logo despertaram. Começou a interrogar o amigo sobre uma porção de coisas.Flávio respondeu o que sabia, mas disse-lhe:
Beto, eu nãosei tudo...continue assistindo às aulas,converse com o tio evangelizador, que você vai ter lindas respostas...

Livro: O Melhor é Viver em Família

2 comentários:

  1. Alice, estava pesquisando sobre BRASIL-CORAÇÃO... e conheci seu blog , gostaria de dividir experiências, pois sou evangelizadora, e me preocupo com o futuro dessas crianças que serão o nosso amanhã. Meu blog é de artesanato mas gostaria de trocar mensagens com você, OK?
    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Essa parte do Chico eu usarei para comentar sobre os dias de hoje...
    Bela aula! Parabéns!

    ResponderExcluir