quarta-feira, 5 de agosto de 2009

OS MAIS VELHOS

Tema:Os mais Velhos

Idade : 5-6 anos

Objetivo: desenvolver na criança uma postura de respeito aos mais velhos, onde ela possa perceber uma fase da vida com muitas experiências e sabedoria, e a necessidade de amparo a quem já nos amparou.
Incentivação Inicial:
Levar uma caixa fechada com fantoches (feitos de saquinho de pão) os quais são personagens do teatro que irá acontecer durante a aula. Perguntar se elas advinham o que tem dentro.

Desenvolvimento: iniciar o teatro (dois ou mais evangelizadores) tirando os fantoches da caixa, conforme forem aparecendo os personagens da história. O evangelizador coloca a mão dentro do saquinho que, na frente, está pintado o personagem. Refletir com as crianças a situação de muitos idosos que não têm ou não "podem" conviver com a família; a importância da sociedade continuar cuidando dessas pessoas e oferecendo oportunidades para serem úteis. Se possível na aula seguinte, realizar uma visita fraterna em um asilo, casa de repouso,etc, interagindo a criança com os mais velhos, apresentando números musicais,etc, fazendo a criança perceber a importância de continuarmos cuidando dessas pessoas, que estão passando por uma fase da vida que nós também iremos passar, que pode significar alegria, bem estar, quando se entende o processo de evolução do Espírito que, necessariamente,deve passar por todas as fases da vida aqui na Terra, lembrando sempre que o mais velho pode encorajar o mais novo, confortar,etc.
Fixação:
 Distribuir folhas, onde as crianças irão desenhar as fases da vida, desde bebê, representando eles mesmos até chegar à fase idosa. O evangelizador deve observar as fisionomias representadas pelas crianças, e se necessário fazer comentários: porque esse vovô está tão bravo? Ele está triste? etc, etc.

Teatro de Fantoches

Tema: Os mais velhos

Juquinha:— Bom dia, papai!Pai: Bom dia, filho!Juquinha:— Hum, está uma delícia o pão que o Sr fez!Pai:— Obrigado, meu filho. - Onde está sua irmã?Preciso conversar com vocês.Juquinha: — Raquel, o Raquel, você pode vir aqui?Raquel:— O que foi, Juquinha?Pai:— Sou eu filha, que quero lhes falar... Vocês se lembram do vovô Pedro, não é? Ele está velhinho e mora sozinho. Eu e a mamãe conversamos e achamos que ele deveria vir morar conosco. O que vocês acham?Juquinha:Oba! que legal! adoro as histórias que ele conta.Raquel:Ih, papai! mas onde ele vai dormir?Papai:— Vamos por mais uma cama no quarto de vocês.Raquel:No nosso quarto? ah papai, o vovô ronca e não vai deixar- nos dormirJuquinha:Não tem importância. O vovô é legal, conta histórias, faz pipa, passeia com a gente na praça, brinca, compra balas.Raquel:— Ah, já cansei de histórias do vovô; e depois, passear na praça, eu posso passear com minhas amiguinhas, e já estou enjoada de suas balas.Juquinha:— Ah, maninha, você está sendo injusta! O vovô nos quer muito bem e faz tudo para nos agradar.Depois, você já pensou que um dia também vai ser vovó? E se você for morar na casa de seus netinhos, vai querer ser bem tratada e ficará feliz se lhe derem atenção, gostarem de suas histórias, passeios e brincadeiras, não é?Mamãe:— É mesmo Raquel, seu irmão tem razão,devemos tratar com carinho e atenção, não só o nosso vovô e vovó, mas todas as pessoas mais velhas, afinal foram elas que cuidaram da gente, nos protegeram, quando éramos crianças e se não fossem elas, não estaríamos aqui!Raquel:— Pensando bem, acho que estou errada! O vovô sempre foi muito legal comigo, sempre me recebeu bem em sua casa, e vai ser divertido tê-lo aqui com a gente. Vou te ajudar mamãe, a arrumar um lugar no quarto para ele e lugar no armário para por suas roupas...ah, e quando ele estiver aqui, pode deixar que arrumo sua cama, tá mamãe? E também busco água à noite para ele.Juquinha:— E eu vou engraxar seus sapatos e guardar seu chapéuPapai:— Isso mesmo crianças, vamos fazer de tudo para o vovô se sentir bem aqui. E não é só vocês que vão fazer coisas úteis para ele, ele também nos vai ser útil. Tenho certeza que nosso jardim vai ficar muito mais bonito, pois o vovô adora cuidar das plantas.E quando ele estiver meio zangado, mau humorado e disser alguma coisa que não nos agrada, vamos ter paciência e ficar quietos. E se ele derrubar café na mesa, vamos fazer de conta que nos vimos, porque suas mãos são trêmulas, e se ele cochilar no sofá, vamos levá-lo para a cama, para ele não ficar com dor nas costas.— Hum! Tem mais alguma coisa que podemos fazer para deixar o vovô feliz? (papai pergunta para as crianças)— E vocês crianças, lembram-se de mais alguma coisa? (deixar eles responderem)E será que é só o nosso vovô e nossa vovó que devemos tratar bem? (deixar as crianças responderem, auxiliando-as se preciso) enquanto isso a mamãe sai de cena e busca o vovô.Mamãe:— Ei gente, olha quem chegou! O vovô Pedro!Vovô cumprimenta a todos, diz que está muito feliz pelo carinho, etc e convida para fazerem uma visita à casa do Vovô, para levarem um pouco de felicidade aos outros vovôs.

Beatriz de Almeida RezendeNovembro / 2004


A n e x o s http://www.cebatuira.org.br/EvangelizacaoInfantil/evangelizacaoinfantilnovembro04.htm




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