1. DICIONÁRIO
Faixa Etária: a partir de 7 anos
Material Utilizado: nenhum
Objetivo: Desenvolver senso rítmico, fluência verbal, rapidez de reação, boas atitudes
diante da exclusão.
Desenvolvimento:
Colocar as crianças sentadas em círculo (o orientador também).
Treinam de início os seguintes movimentos ritmados: uma palma, uma batida de mãos nos
joelhos, uma palma, um estalo com os dedos de ambas as mãos, uma palma, uma batida de
mãos nos joelhos, uma palma, um estalo etc... (começar lentamente depois apressar).
Ao sinal de início as crianças continuam a exercitar os movimentos acima dentro do ritmo
treinado. O orientador, ao estalar os dedos, diz uma letra (r, por exemplo). O jogador
imediatamente à sua esquerda, tem que dizer então, ao estalar os dedos na vez seguinte,
uma palavra com aquela inicial (retrato, por exemplo), para no próximo estalar de dedos
citar outra letra, devendo o companheiro que se segue citar uma
palavra começada com a letra, etc...
Quem erra, porque não fala no momento certo (ao estalar os dedos) ou porque não nomeia
uma palavra com a inicial exigida é excluído. A vitória é dos que ficam por último no jogo.
A vida deve ser florida
Objetivo: Esta dinâmica fará o aluno perceber o valor da vida e o mistério que a envolve.
Material necessário: Papel de seda de várias cores.
1º - A professora deve cortar o papel de seda para que fique do tamanho de um papel sulfite cortado ao meio.
2º - Deve distribuir um pedaço para cada participante, procurando diversificar as cores.
3º - Motivar todos, dizendo que a folha que eles têm na mão é a vida de cada um deles. Pedir para que notem que um lado da folha é liso e o outro, um pouco mais áspero. Isso também ocorre em nossa vida: em alguns momentos é mais tranqüila, em outros, mais áspera. Mas, apesar de tudo, nossa vida vibra.
4º - A professora deve pedir aos alunos que segurem as folhas numa das pontas, fazendo-as balançar para ouvir o barulho (a vibração). Deve explicar que nem sempre tudo é tão bom, nem sempre a nossa vida vibra tanto. Todos passam por maus momentos.
5º - A professora deve perguntar o que “mata” a nossa vida, o que faz com que ela vibre menos, e exemplificar: desemprego, inveja, ciúme, violência... Deve solicitar a ajuda dos participantes para que citem outros exemplos, e cada palavra “morte” enunciada, pedir que amassem o papel, até ficar uma bolinha.
6º - Com a bolinha na mão, a professora pergunta ao grupo: “O que devemos fazer com esta bolinha agora?”. Talvez alguns digam para jogá-la fora. Nesse momento, a professora questionará: “Como vamos jogar fora a nossa vida? O que podemos fazer?”. Alguém poderá dizer para reconstruí-la. “Mas como?” A professora, então, deve motivar o grupo a falar palavras de vida (emprego, amor, amizade, justiça...), e a cada palavra vai-se abrindo novamente o papel.
7º - Com o papel todo aberto, a professora deve questionar: “Mas e agora? Está cheio de rugas? São as rugas do tempo; assim é a nossa vida. O que fazer? Vamos ver se a vida ainda vibra?”. Nesse momento, pede ao grupo para balançar a folha. Agora a vibração é bem menor.
8º - A professora, então, pede aos alunos para dobrarem as folhas ao meio e recortá-las em duas partes. Juntando essas duas partes, pede para recortá-las novamente, ficando agora com quatro partes.
9º - A professora instrui os alunos a trocar os pedacinhos com os colegas, de maneira que cada um fique com quatro pedacinhos de cores diferentes.
10º - Agora pede para colocarem os pedacinhos de maneira que fiquem um na horizontal e outro na vertical, formando duas cruzes.
11º - A professora pede aos alunos que coloquem o dedo indicador no centro das “cruzes” e modelem uma flor. E acrescenta que a vida, por mais dolorida e cheia de rugas, ainda pode florescer. Às vezes, perde a vibração, mas nunca é tarde para florescer.
DINÂMICA
É muito importante estar atento: É só observar o texto e fazer os gestos cada vez que na história aparecerem as seguintes palavras: PAZ: aperto de mão; AMOR: um abraço; GARRA: troca de lugares; SORRISO: Gargalhada; BEM-VINDOS: bate palmas;
TEXTO: O GAROTINHO CHAMADO AMOR Era uma vez um garotinho chamado AMOR. AMOR sonhava sempre com paz. Um certo dia sonhou que a vida só teria sentido quando ele descobrisse a PAZ e foi com GARRA que AMOR saiu a procura da PAZ. Chegando junto ao colégio onde estudava encontrou os seus amigos que tinham um SORRISO nos lábios e foi nesse momento que AMOR começou a perceber que o SORRISO dos amigos transmitia a PAZ, pois sentiu ainda que a PAZ existe no interior de cada um de nós, basta saber dar um SORRISO. E nesse momento, com muita GARRA, a turma gritou bem forte: AMOR, AMOR você encontrou a PAZ que procurava? AMOR respondeu com muita GARRA: Sim. Encontrei a PAZ, pois ela existe em cada um de nós, basta saber dar um sorriso bem bonito. E sejam todos BEM-VINDOS!
Oi Alice,
ResponderExcluirMuito legal seu site!! Sou evangelizadora também, porém comecei a pouco e ainda estou aprender essa arte de evangelizar. Gostaria de agradecer por esse seu trabalho!
Olá, Alice! Tudo bem? Sou evangelizadora e sigo a apostila da FEB. Todas as dicas acabaram e não sou tão criativa a ponto de "bolar" uma brincadeira. Agradeço pela ajuda que está dando, são muito boas mesmo. Um abraço!!!
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