segunda-feira, 23 de agosto de 2010

DINÂMICA - MENTOR ESPIRITUAL

Relaxamento e visualização criativa


Colocar uma música suave de fundo e se puder, baixar um pouco a luz e explicar que será feito um relaxamento e uma visualização, que ambos ajudam a tranqüilizar a mente e o corpo e com isso a pessoa tem mais saúde e se fortalece (diminui o stress). Além disso, a visualização é muito importante, pois tudo que existe foi construído primeiro na imaginação. Peça que sentem com braços e pernas descruzados, coluna ereta, respiração normal e suave, as mãos descansadas nas pernas.

Vamos fazer um passeio mental pelo nosso corpo, começando pelos nossos pés, vamos sentindo que eles estão bem firmes no chão e vamos soltando, liberando as tensões de cada parte de nosso corpo: pés, pernas, coxas, quadril, abdômen, órgãos internos, caixa torácica, ombros, braços, mãos, pescoço, mandíbula, a testa, o couro cabeludo.

Agora, imagine uma tela branca na sua frente, como a tela de um cinema. Na tela, há uma porta, nós entramos por ela e saímos em uma estrada de terra.

É uma estrada bonita, há pedras, mas elas não machucam os nossos pés. Nos lados da estrada, há árvores verdes, frondosas, bonitas. Podemos sentir o perfume que delas emana, podemos ouvir o barulho do vento soprando as folhas, podemos ouvir o chilreio dos pássaros.

O céu está profundamente azul e o sol brilha e nos aquece sem nos queimar. Sentimos um calor no corpo, principalmente em nosso peito que está profundamente relaxado e nosso coração bate tranqüilo e feliz.

Continuamos caminhando e chegamos a um campo verde, com um gramado verde escuro. Nós pisamos neste gramado e sentimos a grama fria e macia debaixo de nossos pés. Nós nos sentamos, estamos descansados e em paz.

Vemos que alguém se aproxima de nós e ficamos imensamente felizes de vê-lo, nos sentimos contentes, satisfeitos e profundamente calmos. Ele se aproxima de nós. Ele nos abraça com muito carinho e se senta perto de nós. Nós nos sentimos muito bem. Sentimos que nossas feridas se curam, que perdoamos a todos que precisam ser perdoados, inclusive a nós mesmos.

O tempo passa e já é hora de nos despedirmos. Se há algo que você gostaria de agradecer, de desabafar ou de pedir, aproveite este momento e converse com ele, pergunte-lhe o nome e o que mais desejar. Ele está falando com você, preste atenção ao que ele lhe diz. Enquanto isso, vamos ficar em silêncio por alguns segundos.

Agora, agradeça a ele e se despeça.

E assim, profundamente gratos a Deus, nós retornamos pela estrada de terra, passamos pela porta da tela e nos encontramos aqui novamente.

Vamos prestando atenção em nossa respiração, voltando nossa atenção para nossas pálpebras e abrindo os olhos lentamente.


Perguntar se estão todos bem e pedir para cada um descrever o passeio mental e como se sentiu. Se houver tempo, cada um desenha a sua visualização, pois isso ajuda a fixar o passeio e o sentimento, e depois todos comentam o desenho.

A técnica do relaxamento pode ser usada:
para abrir um encontro
para encerrar um encontro
para tranqüilizar e ou sensibilizar a turma
para fixar um tema
para preparar para uma viagem ou passeio
na educação mediúnica.

Obs.: Com a vivência continuada de relaxamento o corpo torna-se sensível, aberto às percepções mais sutis ampliando assim seu nível de consciência e atingindo gradativamente o equilíbrio fisiopsíquico.

3 comentários:

  1. Estou muito grata. Seu trabalho é muito valiososo - é uma Luz na grande obra da Evangelização.

    ResponderExcluir
  2. adorei a dinamica... vou trabalhar no grupo de jovens e no teatro.. muito espirituoso.
    vera santos ..luis domingues ma..!!

    ResponderExcluir
  3. ADOREI,VAMOS TRABALHAR NO JOVENS RENOVADOS E CRISTO E NO TEATRO...LUIS DOMINGUES-MA
    VERA SANTOS.

    ResponderExcluir