A CAUSA PRIMÁRIA DE TODAS AS COISAS
OBJETIVO: Entender o significado de Deus como "inteligência suprema" e "causa primeira".
TEMPO DE DURAÇÃO: 15 min
MATERIAL: Dominó e letras do alfabeto de plástico.
PROCEDIMENTO:
- Propor à classe criar no chão uma trilha de peças de dominó colocadas de pé, uma após outra, formando desenhos diversos. A condição é que, a partir de um toque na primeira delas, todas deverão cair, sem que sobre nenhuma ou pedir para os jovens construírem objetos de diversas formas.
- A depender do número de jovens, a turma pode ser dividida em 2 ou 3 grupos, sendo necessário entregar um determinado número de peças para cada. É interessante motivar os grupos a se visitarem, e a verem o que os outros fizeram, antes de derrubá-los.
- A turma deve trabalhar só, raciocinando e experimentando.
- Deverão tentar quantas vezes forem necessárias para o sucesso da dinâmica.
- Pode-se, depois, fazer uma montagem única com todas as peças.
- Num dado momento, pedir-lhes para fazerem uma pausa e questionar: o que a atividade que estão fazendo tem a haver com o conceito de “Causa Primeira”?
- A partir disso tem-se o mote para que se possa dialogar a respeito e, ao se perceber que já compreenderam o conceito, convidar-lhes a abrirem O Livro dos Espíritos e pedir-lhes que expliquem porque Deus é a causa primeira de todas as coisas e o que isto significa para nós. Algo poderia existir antes de Deus?
Fazer um paralelo com a brincadeira: “Para que a brincadeira funcionasse, tivemos que usar de nossa inteligência. Assim, como tem de ser uma inteligência capaz de fazer o Universo funcionar?”
- Depois use letras do alfabeto e joguem elas para cima e pergunte o que essas formaram ao caírem no chão. Mostre aos participantes que nada acontece por acaso em nossas vidas e que tudo tem um motivo.
"Descobrindo as qualidades"
Objetivo: Interação
Materiais: quebra-cabeça, pedaços de papel e caneta
Procedimento:
Dois grupos formam um círculo, com os componentes intercalados ( ex. um do amarelo, outro do azul e assim em diante até terminar o círculo).
Cada componente deve escrever em um pedaço de papel uma qualidade própria (usando apenas uma palavra)
e entregar para o participante do lado direito, sendo este o componente do grupo oposto,
que deverá fazer mímica para que o seu grupo descubra a qualidade do participante ao lado (grupo oposto),
quando o grupo acerta a qualidade logo o outro componente do mesmo grupo anterior que estava fazendo a mímica começa a fazer também a sua e assim sucessivamente .
Enquanto isso o líder do grupo oposto está dentro do círculo montando um quebra cabeça, quando ele terminar o tempo acaba e ganha o grupo que descobriu mais qualidades do grupo oposto.
Exercício do bombardeio intenso
Objetivo: Expressar sentimentos positivos, de carinho e afeto com uma pessoa
Tamanho: 25 pessoas
Tempo: 2 minutos por pessoa
-
Descrição:
- O coordenador inicia, explicando ao grupo como a afeição se baseia na formação de ligações emocionais,
é geralmente a última fase a emergir na evolução do relacionamento humano, após a inclusão e o controle, na inclusão,
as pessoas têm de encontrar-se umas com as outras e decidir se continuam seu relacionamento.
Os problemas de controle exigem que as pessoas se confrontem umas com as outras e descubram como desejam relacionar-se.
Para prosseguir a relação, cumpre que se formem ligações afetivas, e elas têm então de abraçar-se, a fim de que se crie um vínculo duradouro.
- Feita a explicação o coordenador pede aos participantes que digam à uma pessoa todos os sentimentos positivos que têm por ela.
- A pessoa apenas ouve, podendo permanecer no círculo ou sair dele e ficar de costas para o grupo.
- O impacto é mais forte quando cada um se coloca diante da pessoa, toca-a, olha nos olhos e lhe fala diretamente, que é uma outra maneira de realizar a dinâmica.
A construção coletiva do rosto
Objetivos: Fazer com que os membros do grupo sintam-se à vontade uns com os outros.
Aplicação:
a) Orientar os participantes para sentarem em círculo;
b) O assessor distribui para cada participante uma folha de papel sulfite e um giz de cera;
c) Em seguida orienta para desenhar o seguinte:
- uma sombrancelha somente;
- passar a folha de papel para as pessoas da direita e pegar a folha da esquerda;
- passar novamente;
- desenhar um olho;
- passar novamente;
- desenhar o outro olho;
- passar a direita e... completar todo o rosto com cada pessoa colocando uma parte (boca, nariz, queixo, orelhas, cabelos).
d) Quando terminar o rosto pedir à pessoa para contemplar o desenho;
e) Orientar para dar personalidade ao desenho final colocando nele seus traços pessoais;
f) Pedir ao grupo para dizer que sentimentos vieram em mente.
Fonte: A Construção da solidariedade e a educação do sentimento na escola. Editora Mercado de Letras
Nenhum comentário:
Postar um comentário