sábado, 26 de setembro de 2009

COMPORTAMENTO NO LAR

Objetivo: Refletir sobre o que é certo e errado; como podemos ajudar a fazer nosso lar mais feliz.

Material: quebra-cabeça de uma casa, cartolinas em pedaços para montar casa, palitos, cola, canetinha, lápis.

Desenvolvimento:

1 - Prece inicial e acolhida. (05 minutos)

2 - Introdução ao tema:

Hoje nós vamos falar de coisas que a gente faz em casa e que são legais e outras que não são legais.

ENCENAR USANDO AS CRIANÇAS :

- Mateus pega pra mamãe uma caneta lá no quarto
Ah, como você é folgada... Vai lá você...

- Bia, tira a roupa do chão...
Ai vó ta louca tudo eu... Tudo eu...

- Laura dá um danoninho pro papai
Ah mas o danoninho é meu... é pra mim comer... assim vai acabar

- Giovana pára de brigar com seu irmão.... Ajuda a mamãe cuidar dele
Ah ele é chato.... eu não vou te ajudar a cuidar dele

- A vó ta conversando Juninho, é conversa de adulto, dá licença...
Ah, mas eu quero saber também... Quero ouvir....

- Vinicius agora é hora de tomar banho... Chega de brincar
Mas eu quero brincar mais.... Não quero tomar banho... Choraaaaa...


3 - Atividade reflexiva:
Se a gente ficar fazendo essas coisas, nossa casa será um lugar feliz? Nossa família vai gostar se ficarmos sendo sem educação, respondendo o pai, a avó, etc.
O que a gente deve fazer para nossa casa ser um lar feliz?
Ex: ajudar a mamãe; fazer tarefa sem reclamar; dividir nossas coisas, respeitar os mais velhos, ser educado; etc.
Agora a gente vai montar um quebra-cabeça que tem algumas coisas que a gente pode fazer em casa para termos um lar mais feliz.
4 - Atividades de fixação:

Material: quebra-cabeça de uma casa, cartolinas em pedaços para montar casa, palitos, cola, canetinha, lápis.
Alternativa de atividade - Colorir a casinha e colocar uma cerca dos lados da casa com palito de picolé.

(25 minutos)

5 - Prece de encerramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário