terça-feira, 29 de setembro de 2009

LEI DE CAUSA E EFEITO

Idade: 11-12 anos
Objetivo: levar a criança a perceber que agimos, quer através do pensamento,quer através de uma atitude.

Entender que a toda ação praticada resultará uma reação.

Incentivação: ( com base no livro "As Leis Morais"... nossas decepções, fracassos, tristezas não decorrem de nossa "má estrela").
Perguntar:
a) Você aceita, valoriza e agradece a vida que tem? Ou está descontente? Queria que fosse diferente? Como?
b) Já passou pela sua cabeça a idéia de que Deus esqueceu de você, ou a vida é injusta ou que você não teve sorte?

Desenvolvimento: ( levar uma bola para exemplificar ação e reação) Segundo a Física, ação e reação é um princípio de Newton, também conhecido por Terceira Lei do Movimento de Newton. Segundo essa lei, sempre que um corpo exerce uma força sobre outro, este reage com uma força de mesma intensidade, mesma direção e em sentido contrário.

Causa e Efeito ou Ação e Reação: é uma lei divina que rege todos os elementos que compõem o universo. É o mecanismo da evolução, tendo como causa primeira, Deus.
"Não há efeito sem causa": tudo que existe no micro e macrocosmo tem uma causa anterior que lhe deu origem.
SOMOS CONSTRUTORES DO NOSSO PRÓPRIO DESTINO.
Ação boa: reação boa
Ação má: reação má

O objetivo da lei de Deus não é punir, mas educar. Somos criados simple e ignorantes ( simples, sem experiência, ignoantes, sem conhecimento). Aprendemos fazendo e como falta conhecimento, às vezes fazemos errado: se agimos mal, recebemos uma reação má, o que nos ensina a não fazer mais aquilo. Se sofremos, se algo na nossa vida não está bom, a causa está em alguma má ação. Como o efeito das ações praticadas nem sempre são imediatas, as pessoas costumam atribuir ao destino, a castigo de Deus ou à sorte, reações de ações praticadas há muito tempo.
O aparecimento dos efeitos de uma ação, pode ser:
a) a curto prazo: um acidente de veículo ou outro acidente qualquer, por imprudência. Uma agressão verbal ou física com a conseqüente reação do ofendido.
b) a médio prazo: após a morte do corpo físico
c) a longo prazo: em outras existências

Misericórdia Divina: da mesma forma que a lei dos homens tem para com os infratores que se comportam bem, a liberdade condicional, diminuição da pena, etc., a Lei de Deus mobiliza recursos de Misericórdia para aqueles que se façam merecedores.
Podemos mudar o destino que construimos com nossas ações do passado trabalhando no bem.
Fixação: em grupo ou individualmente, refletir sobre alguns acontecimentos do dia a dia deles que analisando agora, após essas reflexões poderiam ter tomado outro direcionamento.
Bibliografia:
Verdade e Luz 2002 pg. 11
Fonte Viva Lição 56
Ação e Reação
Evangelho Segundo o Espiritismo Cap. V Item 26

Um comentário: