Amor e caridade para com o próximo: Dinâmicas e Atividades
ATIVIDADE
INTRODUTÓRIA/ MOTIVADORA
O que é o Amor?
1) Dividir a turma em dois
grandes grupos.
2) Colocar os dois grupos frente
a frente, enfileirados.
3) Eleger um líder em cada grupo,
que deve posicionar- se no primeiro lugar da fila.
4) Escrever em dois papéis a
palavra AMOR e coloca- los em um envelope de carta, dobrado, de modo que não
possa ser lido de fora para dentro.
5) Pedir que os líderes leiam em
silêncio a palavra, que coloquem o envelope no c hão e que tentem expressar o
significado da palavra amor em gestos, olhares, etc ., sem abrir a boca.
6) Ambos os grupos tentam
adivinhar...
7) Tudo em silêncio absoluto.
8) Quando algum evangelizando
achar que já descobriu, ir até a Evangelizadora e cochichar em seu ouvido.
9) Confirmando que houve a certo,
o evangelizando que acertou deve ficar a lado do líder e tentar, junto com ele
expressar o conteúdo da palavra.
10) Continuar até que três
crianças fiquem em frente a cada grupo (ou até que o tempo esteja esgotado).
11) Ao final, combinar que todos
os que estão na frente digam, em alto e bom som, a palavra AMOR!
SUGESTÃO DE
ATIVIDADE - O Amor em Colagem
Objetivo:
Permitir a pesquisa e colagem de
fotografias ou imagens que expressem o Amor em suas várias expressões.
Procedimentos:
a) Dividir a turma em 3 ou 4
grupos.
b) Distribuir cartolinas,
revistas, tesouras e colas com os grupos.
c) Pedir que cada grupo escolha
fotografias ou imagens que expressem o Amor em suas várias expressões.
d) Em grande grupo, abrir espaço
para que os grupos apresentem o resultado de seu trabalho.
Obs: Cuidado com o tipo de revistas ou materiais que
serão levados para a sala. Não utilizar materiais que possam ter cenas
inadequadas, como cenas de violência.
Sugestões:
. Colocar em uma
caixa vários objetos: boneca, colher, óculos, urso de pelúcia, foto de uma
família, caderno, uma planta, etc . Cada aluno tira um objeto e fala sobre
caridade e amor, relacionando o tema ao objeto.
Boneca: irmão menor,
os colegas;
Caderno:como ser
caridoso em sala de aula;
Planta: amor à
natureza;
. Desenhar em uma
folha de papel, em tamanho pequeno, alguém com quem devemos ser caridosos.
Dobrar ao meio o desenho, e depois várias vezes o papel, como uma sanfona; recortar
contornando o desenho. Ao desdobrar surgem várias pessoas de mãos dadas. Pintar
as várias pessoas com quem devemos manifestar amor e caridade.
(fonte: GRUPO
ESPÍRITA SEARA DO MESTRE - http://www.searadomestre.com.br)
Jogo: Fichinhas
do amor
Dividir a sala em equipes e fazer
perguntas sobre a aula. Quem acertar ganha uma fichinha.
A fichinha é um envelopinho com
uma letra da frase: “Amai- vos uns aos outros”.
Fazer o número de jogos de
envelopinhos equivalente ao número de grupos que pretende formar. Se dividir a
sala em 03 grupos fazer 03 jogos de frases de modo que cada grupo possua uma
frase completa (identificar os envelopinhos com cores e números). O vencedor é
a equipe que primeiro conseguir todos os envelopes e montar a frase.
AVALIAÇÃO/FIXAÇÃO:
No centro da sala, um vaso com
flores de cartolina. Em cada uma, uma balinha colada e uma
Pergunta/ tarefa/ surpresa. Cada
um deve apanhar uma e oferecer a um amiguinho.
Perguntas:
- Qual o tema da aula?
- A quem devemos amar?
- Recite um poema
- Você deu sorte! Sem perguntas!
- Quando ajudamos alguém devemos
contar pra todo mundo?
- Faça uma mímica sobre amor.
- Como podemos ajudar um idoso?
- É difícil ajudar quem nos fez
algum mal?
- Alguém já viu alguém necessitando
de ajuda e o ajudou? Conte como foi.
- Quem foi o maior exemplo de
amor ao próximo que conhecemos?
- Devemos amar os inimigos que
nos magoam?
Caixa
de correio:
Uma caixa de correio: as crianças
poderiam escrever cartas anônimas, perguntando, tirando dúvidas, ou contando alguma
vez que deixaram de ter amor ao próximo.
Explicar que seria sigiloso,
apenas o caso analisado e não a criança;
(enviado por Adriana – participante
sala evangelize CVDEE)
Brincadeira:
NÃO DESEJE AO SEU PRÓXIMO O QUE VOCÊ NÃO DESEJA PARA VOCÊ"
01) Distribua pedaços de papel
para todos e peça para que cada um escolha um colega e escreva o nome dele e o que
gostaria de ver ele fazendo , por exemplo: imitando um animal, pedindo esmola,
beijando a/o evangelizador, etc . (dar sugestões, mas deixar as crianças também
colocar seus próprios desejos no papel)
02) Assim que todos entregarem
seus papéis , o evangelizador deverá dizer : - Ah! Eu não falei o nome desta
brincadeira , não é? Ela se chama Não deseje ao seu próximo o que você não
deseja para você!
03) Começa a brincadeira: Quem
desejou , irá fazer, na frente de todos os colegas, aquilo que havia desejado
para o colega.
04) Após todas as apresentações,
conversar com as crianças sobre a necessidade de ajudarmos, de sermos solidários,
de sermos amigos; uma vez que não estamos livres daquela situação que hoje pode
estar acontecendo com o outro, mas amanhã poderemos ser nós próprios quem
vivenciaremos tal situação.
DINÂMICA:
OBJETIVO: Mostrar a importância de procurarmos ajudar o nosso
próximo.
TEMPO DE DURAÇÃO: 10 minutos
MATERIAL NECESSÁRIO: Balões
DESENVOLVIMENTO: Organizar os jovens formando um grande círculo na sala e
entregar um balão para cada um. Em seguida, o educador pedirá que os jovens
encham os balões e que joguem para o ar durante 1 minuto. Nenhum balão pode
cair no chão. Os jovens deverão perceber que devem cuidar do balão dos outros
também. Ao final, perguntar se foi necessário ajudar o outro com o seu balão e
se alguém ajudou a cuidar do seu. Perguntar se seria possível não deixar os
balões caírem se não fosse pela ajuda de todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário