quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

DINÂMICAS


EVANGELHO NAS COSTAS

Material: Pedaços de papel com passagens evangélicas e fita adesiva

Idade Sugerida: A partir dos 10 anos.

Desenvolvimento:

Feito da mesma maneira que o jogo n.º 4 – A Frase nas Costas, porém, o que se colocará nas costas dos participantes serão passagens evangélicas, conforme a lista a seguir. Depois de fixos os bilhetes, dizer aos participantes que deverão circular pela sala e explicar a passagem contida nos bilhetes das costas dos outros, sem dizer o que está escrito. Depois, parar a brincadeira e, um por um, dirá o que acha que está escrito em seu bilhete e porque chegou a esta conclusão. Caso não descubra, os outros participantes darão dicas. Também pode ser aplicada usando apenas mímicas. Caso o grupo precise, pode-se esticar um cordão e pregar nele as várias passagens, sem os títulos, para ajudar as associações de idéias.

Sugestão dos Bilhetes:

        A Pesca Maravilhosa
        Parábola do Grão de Mostarda
        Parábola do Semeador
·      Parábola do Trigo e do Joio
·      Parábola do Tesouro Escondido
·     O Nascimento de Jesus
·     A Oração Dominical
·    A Cura do Leproso
    Jesus Acalmando a Tempestade
    Parábola das Dez Virgens
    Parábola do Bom Samaritano
    Parábola da Ovelha Perdida
     A Multiplicação de Pães
     A Transfiguração
     Parábola do Credor Incompassivo
    O Grande Mandamento
   Parábola dos Talentos
   Parábola dos Trabalhadores da Última Hora
    Parábola dos Dois Filhos que Deveriam Trabalhar na Vinha
   Parábola do Amigo Importuno
   A Mulher Adúltera

Objetivo:

Podemos descobrir muito sobre nós mesmos observando nossos irmãos. Verificar a importância de comunicarmos uns com os outros.

LEVAR AS CARGAS UNS DOS OUTROS

Duração Média: 25 minutos

Material: pedaços de papel e lápis o suficiente para todos os participantes
Idade Sugerida: a partir dos 9 anos

Desenvolvimento:

Cada um recebe um papel e deve escrever uma dificuldade que sente no relacionamento, um medo, problema, etc. que não gostaria de expor oralmente. A papeleta deve ser dobrada e colocada num saco. Depois de bem misturadas as papeletas, cada pessoa pega uma qualquer dentro do saco e assume o problema que está na papeleta como se fosse seu, esforçando-se por compreendê-lo.
Cada pessoa, por sua vez, lerá em voz alta o problema que estiver na papeleta e usando os verbos na 1ª pessoa, fazendo as adaptações necessárias, e dirá sua solução para o problema apresentado.
Após este exercício, ainda compartilhar e conversar sobre a importância de levarmos a cargas uns dos outros, de ajudarmos o nosso próximo, e de percebermos que, embora conselhos nem sempre sejam bons, ouvir as sugestões e visões de outros sobre o nosso problema, pode nos ajudar a encontrar uma outra saída.
“Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo” Gálatas 6:2
Objetivos: Demonstrar a importância da cooperação e da amizade.


 DIFICULDADES E LIMITAÇÕES

Material:

Panos para vedar olhos e bocas, barbante para amarrar os braços das crianças, papel e um lápis para cada grupo.

Idade Sugerida: Crianças a partir dos 8 anos.

Desenvolvimento:
Divida a turma em grupos de quatro evangelizandos, colocando-os sentados no chão. Cada grupo terá como tarefa desenhar um barco utilizando uma folha de papel e um lápis, sendo que cada educando só poderá fazer uma ação de cada vez, passando em seguida o lápis para outro participante (exemplo: faz um traço, para e a próxima ação é de outro educando). Os educandos terão também de obedecer as seguintes características individuais:
·       Evangelizando 1 - é cego e só tem o braço direito (para tal, coloque a venda e amarre suavemente o braço esquerdo ao corpo, com um barbante);
Evangelizando 2 - é cego e só tem o braço esquerdo;
Evangelizando 3 - é cego e mudo;
Evangelizando 4 - não tem os braços.
A tarefa de desenhar o barco deve ser feita em cinco minutos. Após, o evangelizador deve debater as dificuldades encontradas, os desafios superados e as formas de cooperação colocadas em prática.
Objetivo: Refletir sobre a necessidade do trabalho em grupo e a importância da comunicação no mesmo.


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