a) Momento
inicial: Nesse momento acalmaremos as
crianças e sentaremos em círculos, com música instrumental ao fundo.
b) Retomada das últimas aulinhas: Falar da formação da nossa Terra, de como Jesus e os
espíritos construtores começaram a “moldar” o fluido cósmico universal com seu
amor e inteligência. Relembrá-los que a Terra iniciou como uma grande “bola de
fogo”, retomar os vulcões e da ação da água resfriando esse material e formando
o solo (levar a bola que eles fizeram para relembrá-los como as camadas da
Terra se formaram) e também demonstrar as várias camadas da Terra através de
vidros (Falando que as camadas de rochas mais duras
ficam embaixo e as menos duras em cima). Sempre retomar que isso durou
muitos e muitos anos e as reações acontecem até hoje.
c) Momento detonador: Falar que as pedras, assim como os metais, fazem parte do REINO
MINERAL, não têm vida, mas são muito importantes em nossas vidas. Falar que as
pedras podem ter vários tamanhos, formas e cores. Além disso, elas são muito
importantes para todos nós, com elas construímos casas, muros, estradas...(Levar amostras de tijolos, telhas e vários tipos de
pedras em uma caixa e ir mostrando).
d) Momento da
música: Repassar as pedras para eles
pegarem, sentirem, brincarem, a medida que cantamos a música “A pedra”
e) RETOMADA 1: Já
os metais, eles são muito necessários pois sem eles não conseguiríamos
viver...eles ajudam a regular nosso corpo (os sais minerais) e além disso, é com eles que são feitos
os principais eletrônicos que conhecemos: Os eletrodomésticos, os utensílios,
os meios de transporte, etc. (Levar imagens em cartazes para ir mostrando)
f)Só que Papai do Céu é tão bom que com a ajuda
dos bons espíritos, principalmente de Jesus que é o Guardião da nossa Terra (MOSTRAR Jesus segurando o globo) pequenos grãos
de pedras também se uniram no mar, para ser a “casinha” de alguns animais que vivem
por lá e assim, se formaram as CONCHAS (cantar a
música Conchinhas do Mar, a medida que deixamos eles tocarem as conchinhas e
escutarem o som nos búzios).
g) Mas as pedras
elas vão se degradando, vão se dividindo com a ação da chuva, dos ventos (LEVAR VENTILADOR), da água (PEGAR UMA PEDRA DE ARGILA E ESFARELAR) e formam a:
AREIA (esperar eles responderem). Que é onde
pisamos, em cima de onde construímos nossas casa, e onde também podemos mexer
para brincarmos. (LEVAR AREIA e LUPAS para eles
verem como a areia é formada por pequenos grãos de rochas). Encerrar dizendo: Lapidando a pedra preciosa que existe em nós, fazemos
brilhar nosso coração.
h) Momento em
sala: Mostrar a argila a eles e
explicar que temos todos uma missão: Precisamos montar o Planeta Terra, fazer
as rochas, montanhas, o solo... E cada um ficará com um continente do Mundo, ficando
distribuídos assim:
1. Ciclo 3: Américas ( Norte, Central e Sul).
2. Ciclo 2: Europa e África
3. Ciclo 1: Ásia
4. Maternal: Oceania
Precisaremos de argila, bacias com água e aventais
para os menores nesse momento.
· NÚCLEO DE EDUCAÇÃO
Projeto da Aula: Reino
Mineral II
Unidade de Estudo: A Gênese Planetária
Data: 07 de abril de 2018
Nenhum comentário:
Postar um comentário