quarta-feira, 26 de junho de 2019

REINO MINERAL


  ·        PRIMEIRO MOMENTO

a)  Momento inicial: Nesse momento acalmaremos as crianças e sentaremos em círculos, com música instrumental ao fundo.

b)  Retomada das últimas aulinhas: Falar da formação da nossa Terra, de como Jesus e os espíritos construtores começaram a “moldar” o fluido cósmico universal com seu amor e inteligência. Relembrá-los que a Terra iniciou como uma grande “bola de fogo”, retomar os vulcões e da ação da água resfriando esse material e formando o solo (levar a bola que eles fizeram para relembrá-los como as camadas da Terra se formaram) e também demonstrar as várias camadas da Terra através de vidros (Falando que as camadas de rochas mais duras ficam embaixo e as menos duras em cima). Sempre retomar que isso durou muitos e muitos anos e as reações acontecem até hoje.

c) Momento detonador: Falar que as pedras, assim como os metais, fazem parte do REINO MINERAL, não têm vida, mas são muito importantes em nossas vidas. Falar que as pedras podem ter vários tamanhos, formas e cores. Além disso, elas são muito importantes para todos nós, com elas construímos casas, muros, estradas...(Levar amostras de tijolos, telhas e vários tipos de pedras em uma caixa e ir mostrando).

d) Momento da música: Repassar as pedras para eles pegarem, sentirem, brincarem, a medida que cantamos a música “A pedra” 

e) RETOMADA 1: Já os metais, eles são muito necessários pois sem eles não conseguiríamos viver...eles ajudam a regular nosso corpo (os sais minerais) e além disso, é com eles que são feitos os principais eletrônicos que conhecemos: Os eletrodomésticos, os utensílios, os meios de transporte, etc. (Levar imagens em cartazes para ir mostrando)

f)Só que Papai do Céu é tão bom que com a ajuda dos bons espíritos, principalmente de Jesus que é o Guardião da nossa Terra (MOSTRAR Jesus segurando o globo) pequenos grãos de pedras também se uniram no mar, para ser a “casinha” de alguns animais que vivem por lá e assim, se formaram as CONCHAS (cantar a música Conchinhas do Mar, a medida que deixamos eles tocarem as conchinhas e escutarem o som nos búzios).

g)   Mas as pedras elas vão se degradando, vão se dividindo com a ação da chuva, dos ventos (LEVAR VENTILADOR), da água (PEGAR UMA PEDRA DE ARGILA E ESFARELAR) e formam a: AREIA (esperar eles responderem). Que é onde pisamos, em cima de onde construímos nossas casa, e onde também podemos mexer para brincarmos. (LEVAR AREIA e LUPAS para eles verem como a areia é formada por pequenos grãos de rochas).  Encerrar dizendo: Lapidando a pedra preciosa que existe em nós, fazemos brilhar nosso coração.

h) Momento em sala: Mostrar a argila a eles e explicar que temos todos uma missão: Precisamos montar o Planeta Terra, fazer as rochas, montanhas, o solo... E cada um ficará com um continente do Mundo, ficando distribuídos assim:

1.   Ciclo 3: Américas ( Norte, Central e Sul).
2.   Ciclo 2: Europa e África
3.   Ciclo 1: Ásia
4.   Maternal: Oceania

Precisaremos de argila, bacias com água e aventais para os menores nesse momento.

·       NÚCLEO DE EDUCAÇÃO                           

Projeto da Aula: Reino Mineral II
Unidade de Estudo: A Gênese Planetária
Data: 07 de abril de 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário