terça-feira, 23 de outubro de 2018

BOAS MANEIRAS


 
·  OBJETIVO INFORMATIVO: Falar sobre a importância de cultivar as boas maneiras. As palavrinhas mágicas Por favor, obrigado, bom dia, boa tarde. Como podemos cultivar a nossa volta um ambiente mais doce, tratando os outros bem, para sermos bem tratados.
 
  • OBJETIVO FORMATIVO: Formar na criança o hábito de usar as palavrinhas mágicas.
 
MATERIAL: Barbante ou lã, sininhos, tiras de papel colorido para montar a cama de gato. Bolinhas coloridas numeradas para o fundo da sala. Desenho para atividade. CD Ronald Mc´Donald. Material para mágica.
 

1) PRECE INICIAL

 
2) INCENTIVAÇÃO INICIAL:

Fazer uma mágica, falando uma palavra mágica, tipo ABRACADABRA.
Perguntar se eles conhecem mais palavras mágicas. Dizer que existem palavras mágicas que abrem todas as portas e transformam muito as nossa vidas.
Falar as palavras de gentileza: Bom dia, Por favor, obrigado, de nada, etc. Explicar que qdo usamos estas palavrinhas, conseguimos as coisas com mais facilidade, pois as pessoas nos tratam como as tratamos.
Se somos simpáticos, seremos bem tratados. Jesus já dizia: faça aos outros o que gostaria que nos fizessem. Se dermos sempre o bem, simpatia, gentilezas, receberemos o mesmo.
Repetir a mágica, pedindo para que eles falem a palavra mágica. Não deixar o truque dar certo.
Explicar que para a mágica funcionar, precisamos falar com sinceridade, sempre. O que faz a mágica funcionar é o exercício e a prática da mágica, a repetição deste exercício que faz com aprendamos a mágica e consigamos fazê-la tão rápido que ninguém consegue descobrir o truque. O mesmo acontece com as 5 palavras que aprendemos, elas precisam ir além da educação pura e simples, do dizer  da boca pra fora, ela não surtirá efeito se não aprendemos a dizê-la com amor e verdade. Somente o exercício e a prática fará com que ao longo das situações aprendamos a postura certa diante do falar.
Precisamos fazer tornar um hábito. Falar do coração, sempre.
Repetir a mágica, pedindo que eles falem de coração. Desta vez deve dar certo.
 
3) DESENVOLVIMENTO:
Usar a “cama de gato. No fundo da sala, devem estar coladas na parede bolas coloridas com números. Qdo a criança atingir o fundo da sala, depois de passar pelos fios esticados, sem encostar em nenhum, para não tocar nenhum sininho, ela escolhe um. O evangelizador lê uma situação de acordo com o número que ele pegou.
Se responder certo, pode voltar.
EX:
· Você esqueceu seus lápis e seu amiguinho emprestou os dele. O que vc deve dizer? - OBRIGADO
·  Na escola, todos vamos sair de férias e só nos veremos daqui 1 mês. O que devemos dizer? – BOAS FÉRIAS
· Você acorda e a mamãe vem te dar um beijo. O que vc deve dizer? – BOM DIA
· Você vai dormir, e o papai vai te levar na cama. O que vc deve dizer? – BOA NOITE
·    Você que um copo dágua mas não alcança o bebedor. Alguém está passando por perto. Como vc pediria?– POR FAVOR...
 
4) ATIVIDADE:
 
                        Explicar que agora que aprendemos a fazer as mágicas, vamos ver como as boas maneiras podem transformar a vida de uma pessoa. Distribuir os desenhos de um garoto, e ao lado, as roupinhas de mágico. As crianças vão pintar e recortar a roupinha, colando no garoto, e flores em volta dele.
 
5) AVALIAÇÃO/FIXAÇÃO:
Retomar as palavrinhas mágicas cantando a música 4 do CD do Ronald Mc´Donald: Palavras mágicas.
 
7) PRECE FINAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário