quinta-feira, 11 de agosto de 2011

PRECONCEITO - RESPEITO É FUNDAMENTAL

Atividades

• Comece a aula perguntando aos alunos se eles conhecem dois seres vivos iguais. Use as figuras dos quadrinhos abaixo como exemplo de que não apenas nós humanos somos muito particulares. Se alguém responder que existem gêmeos idênticos, questione as diferenças de temperamento que geralmente esses irmãos apresentam.
• Incite um debate: como seria o mundo se todos fossem iguais, pensassem da mesma maneira, tivessem os mesmos gostos, desejos e sonhos, e agissem do mesmo modo? Mostre as vantagens de as pessoas serem diferentes, pois isso origina diversas contribuições para a sociedade.





Pergunte se eles conhecem algum portador de deficiência. Peça que eles contem quem são essas pessoas, como é o relacionamento com elas e que tipo de sentimentos elas despertam. Anote os comentários.
A seguir proponha exercícios de vivência emocional. Divida a classe em pares. Cada dupla deve optar por um tipo de deficiência(motora,visual, mental ou múltipla). O s alunos devem passar alguns minutos como um portador de deficiência, alternando os papéis de deficiente e acompanhante.

Algumas Sugestões:

Deficiência visual: explorar a sala de aula ou outro ambiente de olhos vendados, com a ajuda do colega.
Deficiência auditiva: assistir a um programa de televisão sem som. O que eles apreendem observando so as imagens.
Deficiência na fala: tentar passar, através de mimica, uma mensagem para o colega.
Deficiência motora: deve ser abordada em brincadeiras como corrida do saco ou corrida do ovo na colher, nas quais ora o aluno estará com as pernas, ora com os braços imobilizados.
Deficiência multipla: associar dois ou mais tipos de deficiências.

Com a classe novamente reunida, pergunte aos alunos como eles se sentiram ao ficar com um dos membros ou sentidos sem função. Como o colega ajudou ou atrapalhou? Questione a turma se houve alguma mudança em relação aos sentimentos citados no inicio da discussão e, principalmente, o que aprenderam com a experiência.

Solicite uma pesquisa em revistas, jornais e na internet sobre pessoas que nasceram com deficiência ou que a tenham adquirido depois de um acidente. Como elas desenvolvem suas atividades e superam as dificuldades? Exemplo: o locutor Osmar Santos e os atores Gerson Brenner e Flávio Silvino, além de atletas da para-Olimpíada.
Com essas conclusões em mãos peça que os alunos façam uma redação sobre o tema: "Todos têm o direito de ser diferentes".

Revista Escola - agosto de 2000
Paola Gentile











Nenhum comentário:

Postar um comentário