sábado, 27 de agosto de 2011

ORAI E VIGIAI PARA NÃO CAIRDES EM TENTAÇÃO

OBJETIVO:
Apresentar a frase de Jesus “orai e vigiai para não cairdes em tentação", ressaltando que até mesmo na hora do sono, se estivermos bem preparados, podemos aproveitara pra nos fortalecer e aprender.
- Conversar com o grupo sobre a importância do sono e o cansaço de uma noite mal dormida. No entanto, podemos dormir muito e acordarmos angustiados ou cansados. Há pessoas que têm o sono entrecortado de pesadelos que até se repetem. Por que isso acontece?
- Ouvir o grupo e esclarecer que:
Durante o sono, o corpo está em repouso para recuperar energias mas a alma não necessita desse repouso. É como um balão que se movimenta, mas sempre preso por um fio.
Tornar a explicação concreta, procedendo da seguinte forma:

1º. Jovens deitam sobre folhas de papel (que podem ser folhas de jornais emandadas).
2º. É desenhado o contorno do jovem sobre a folha.
3º. Eles recortam os seus contornos.
4º. Prendem um barbante ligando sua roupa com o molde feito na folha de papel.
5º. Portanto temos o corpo, que o molde em papel, o espírito que é o próprio jovem, e o cordão fluídico, que é o barbante.
6º. Simular que estão dormindo, devem se deitar sobre o molde. Nesta simulação várias situações podem ocorrer simultaneamente:
Chegam mentores espirituais e os convidam para visitar colônias espirituais, aonde poderão estudar e se confraternizar com outros jovens que também buscam o progresso espiritual. Alguns jovens acompanham os mentores.
Outros decidem ficar junto ao corpo, sentados na “cama”.
Outros jovens decidem que vão a uma festa de arromba e saem em companhais de espíritos desequilibrados.
7º. “no dia seguinte” os jovens acordam e contam as suas sensações, dos “sonhos” que tiveram. Os jovens que seguiram os mentores, estão revigorados, cheios de disposição e coragem para enfrentar o dia-a-dia. Os jovens que ficaram ao lado do corpo na “cama”, estão desanimados, apáticos. Os jovens que foram a festa estão se sentindo cansados, enfraquecidos, como se tivessem sugado todas as suas energias vitais.

Dizer que:


de acordo com o que pensamos, sentimos e gostamos de fazer, durante o sono aproximamo-nos de outras almas que tenham afinidade ou sintonia conosco, isto é, que pensem e sintam como nós.
Durante o sono, podemos ajudar e ser ajudados, visitar amigos cuja convivência nos agrada, estudar e até ver fatos do nosso passado.
Muitas vezes o sonho é uma lembrança do que fazemos durante o sono, enquanto o corpo dorme.
Conforme nossa sintonia espiritual, podemos despertar tranqüilos e reanimados ou nos sentirmos deprimidos e angustiados.
Perguntar ao grupo se conhecem o modo mais seguro de se garantir um bom sono:

"ORAI E VIGIAI PARA NÃO CAIRDES EM TENTAÇÃO" (Jesus)


Peguntar:

O que Jesus quis dizer com isso???

ALTERNATIVA

Esta aula também pode ser dada utilizando o seguinte recurso: amarrando uma bola de aniversário, cheia de ar a uma régua por meio de um fio longo. A bola representa o perispírito; o ar dentro da bola é o espírito; a régua é o corpo; o fio é o cordão fluídico.
Mostrar diversas situações:
a) A alma pode ficar apenas junto ao corpo (enrolar quase todo o fio na régua);
b) Ou aproximar-se de outras almas também presas ao corpo (utilizar outra bola também amarrada em uma régua);
c) Ou aproximar-se de outras sem o corpo (outra bola cheia e amarrada, sem o fio e sem a régua).

Nenhum comentário:

Postar um comentário