segunda-feira, 12 de agosto de 2024

EMPREGO DOS BENS MATERIAIS

 TEMA: EMPREGO DOS BENS MATERIAIS

 
      ASSUNTO: PÁRABOLA DO RICO AVARENTO
 
OBJETIVOS: levar ascrianças aidentificarem a realidade do valor das riquezas materiais que devem ser encaradas apenas como instrumento de trabalho para o nosso progresso e de nossos semelhantes.
 
PREVISÃO DO MATERIAL: caixinha com pedaços de papel onde estão escritas as palavras de incentivo inicial:
 
apegado ao dinheiro / gastador / pão-duro / bondoso/sovina
 
TÉCNICAS UTILIZADAS
 
Exposição dialogada
Debate
 
ATIVIDADES INICIAIS
 
Introdução - conversa inicial, prece
Incentivo inicial: Vocês sabem o que quer dizer avarento? Alguns de vocês vão tirar desta caixa um papelzinho onde está escrito uma palavra, e nós vamos ver quem tira as palavras que querem dizer a mesma coisaque avarento.
Vocês vão ouvir agora uma parábola que Jesus contou sobre um rico avarento.
 
ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO
 
 
PARÁBOLA DO AVARENTO
 
Havia milhares de pessoas seguindo Jesus,
O bom Senhor ora falava aos discípulos, ora respondia a alguém que o interrompia, ora dirigia-se a grande turba que o acompanhava.
      Naquele instante, o Mestre estava fazendo umas recomendações aos queridos amigos, quando alguém da multidão o interrompeu:
      Mestre, dizei a meu irmão que divida comigo a herança que nos coube
  Mas Jesus lhe disse: Ó homem! quem me estabeleceu para vos julgar ou para fazer vossas partilhas? Depois lhe disse: Tende cuidado em vos guardar de toda avareza; porque em qualquer abundância que o homem esteja, sua vida não depende dos bens que ele possua.
E lhe disse em seguida esta parábola. Havia um homem rico, cujas terras tinham produzido extraordinariamente; e ele mantinha em si mesmo estes pensamentos: Que farei, porque não tenho lugar onde eu possa encerrar tudo o que colhi? Eis, disse ele, o que farei: Derrubarei meus celeiros e os construirei maiores e aí colocarei toda a minha colheita e todos os meus bens; e direi à minha alma: Minha alma, tu tens muitos bens reservados para vários anos; repousa, come, bebe, ostenta. Mas Deus ao mesmo tempo disse a esse homem: Insensato que és! vai ser retomada tua alma esta noite mesmo; e para quem será o que amontoaste?
É isso o que acontece àquele que amontoa tesouros para si mesmo, e que não é rico diante de Deus.
 
(São Lucas, cap. XII, v. 13 a 21).
 
ATIVIDADES FINAIS
 
Integração - trabalho em grupo. Dividir a turma em dois grupos para responder a questão. Para responder e justificar:
 
GRUPO A
 
1- Quem é mais rico diante de Deus, o homem rico ou o homem pobre?
2- Há perigos na riqueza? E na pobreza?
3- Pode a riqueza ser um bem? E a pobreza?
 
GRUPO B
 
1- Por que há ricos e pobres no mundo?
2- Qual a verdadeira propriedade do homem?
3- Qual a maneira honesta de o homem adquirir meios para atender as suas necessidades?
 
AVALIAÇÃO - através das conclusões do trabalho de grupo.
 
FONTES DE CONSULTA PARA O EVANGELIZADOR:
 
BÍBLIA- LUCAS,12:13-21
O EVANGELHOSEGUNDO O ESPIRITISMO-ALLAN KARDEC CAP. 16
PARÁBOLAS EVANGÉLICAS - R.CALLIGARIS
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário