segunda-feira, 3 de abril de 2023

DINÂMICA - LIVRE ARBÍTRIO

 Livre-arbítrio -dinâmica 

“ Livre-arbítrio é a liberdade que cada um de nós possui para fazer as  suas escolhas. “


Fazer várias fichas com palavras e frases como :

Oração 

Respeito 

Carinho 

Evangelização 

Abraço 

Ajudar o próximo 

Estudar 

Gula 

Falar palavras infelizes 

Jogar “muito “joguinhos eletrônicos 

Não ajudar em casa 

Comer somente guloseimas 


As crianças escolhem aleatoriamente uma ficha e uma criança ficará com os olhos vendados ou colocar uma folha p não ler a sua ficha e tbem dos demais .

Perguntar p a criança com os olhos vendados se gostaria de trocar a sua ficha com a do coleguinha e seguintes ,sem ele visualizar . Após a última escolha, mostrar as fichas .


Na outra rodada : a criança ,sentada ,de frente p as demais ,escolherá duas fichas (sem ler ) e a Evangelizadora mostrará ao grupo .A criança “ poderá “ escolher observando a expressão e ou ouvir as “preferências “  das demais crianças -não mencionar as palavras ou frases das respectivas fichas -coloquei uma ficha em cada mão e eles escolheram ficha da direita ou esquerda .


Comentários : 

-em muitas situações fazemos escolhas  ,  “ não parando p  enxergar “  em profundidade as consequências futuras (boas ,alegres ,difíceis, perigosas ,tristes );

-em muitos momentos ,fazemos escolhas de acordo com a “preferência “ das demais crianças ou para  simplesmente “agradar “ ou sentir-se incluso no grupo ,sem levar em consideração as consequências e responsabilidade futuras ;

-observar as “amizades “ para fazer as escolhas ;

-diante das dificuldades buscar nos ensinamentos do Cristo e na oração p escolher o melhor caminho ;

-diante dos equívocos ,lembrar que Deus sempre nos oferece novas oportunidades e despertemos o sentimento de arrependimento ,do perdão ,do autoperdão e a vontade de melhorar a cada dia.


“Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém”. Paulo (Coríntios  6 :12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário