sábado, 21 de janeiro de 2023

DINÂMICAS

 Uma Carta para Mim

OBJETIVO: levantamento de expectativas, percepção de si, auto-conhecimento, reflexão, auto-motivação.
MATERIAL: envelope, papel e caneta.
COMO APLICAR: individualmente, cada um escreve uma carta a si próprio, como se estivesse escrevendo a seu (sua) melhor amigo (a).
Dentre os assuntos, ajude o grupo a abordar: como se sente no momento, o que espera da aula de evangelização, como ela pode ajudar ou não na sua vida, quais suas expectativas com o grupo, como espera estar ao término do ano, como pode dividir ou aplicar aquilo que aprende na aula, que mudanças já notou em si, que coisas novas aprendeu, se alguma coisa surpreendeu, se algo decepcionou.
Peça que guardem a carta no envelope e coloquem o destinatário. Recolha os envelopes com as cartas, e deixe em algum lugar visível a todos, para que ao chegarem na sala a cada nova aula, cada um vai sempre lembrar o que escreveu. Procure um local que não atrapalhe ‘ a futuras aulas. Estipule um prazo com o grupo para que as cartas sejam abertas e lidas para ser feito uma avaliação sobre as expectativas e concretização do que foi escrito.

Histórias divertidas para integração do grupo
OBJETIVO: Realizar a integração entre os alunos novos e os alunos antigos, ou entre todos os alunos caso ninguém se conheça.
IDADE: 11 a 13 anos
MATERIAL: Uma folha em branco e lápis para cada grupo.
DINÂMICA:
Divida a sala em grupos de mais ou menos 4 participantes. Cada integrante do grupo irá contar para seus colegas de grupo uma história engraçada que já passou. Pode ser um dia que pagou um mico, uma viagem, um dia de praia. Dê sugestões e conte uma história sua para incentivá-los.
Depois que todos tiverem contato suas histórias os integrantes deverão escolher as duas melhores e escrever no papel.
Um integrante do grupo será escolhido para ler as histórias na frente da sala. Depois de contar, os outros grupos deverão adivinhar de quem é a história contada.
Aproveite para soltar sutilmente alguns ensinamentos baseando-se nas histórias contadas.

MINHA MALA
Todos em circulo. Um começa: Eu levo na minha viagem uma mala.
O seguinte: Eu levo na minha viagem uma mala e um paletó.
O terceiro diz "eu levo na minha viagem uma mala, um paletó e um guarda chuva.
Se acontecer de alguém esquecer a seqüência deverá dizer: "dorminhoco"
e a brincadeira prossegue e termina quando a motivação acabar.
Obs.: A mesma brincadeira poderá realizar-
se nomeando animais, frutas, etc...
(enviado por Sandra)


Nenhum comentário:

Postar um comentário