Adivinhe o que estou
desenhando?
Cada criança escolhida (07 a 09 anos) escolhe um cartão
onde estará escrito o que elas deverão desenhar no quadro a equipe tem que
adivinhar qual desenho está sendo feito, cada equipe tem 30 segundos.
Árvore, casa, sol, lua, estrela, menino, menina, barco, flor, bola, garrafa, lâmpada.
Dinâmica:
Fazer com os adultos: pais e evangelizadores.
Escrever numa cartolina uma frase abaixo. Colocar os cartazes presos na parte superior das costas dos participantes, que não deverão saber o que está escrito na sua frase.
Colocar uma música e pedir para se movimentarem pelo
palco caminhando em direção uns dos outros. À medida que caminha, um lê o
cartaz do outro e somente através de mímicas tentam explicar o que a frase
sugere, durante 30 segundos, enquanto o coordenador abaixa o volume da música.
Cada participante então fala o que está escrito em sua
costa (vale mais ou menos certo).
Sugestão para as frases: Eu sou linda! Eu sou baixinha! Eu sou maluco! Eu gosto de orar! Eu gosto de comer! Eu gosto de sorvete! Eu amo ler! Eu sou desorganizado! Estou com preguiça! Olha onde pisas! Estou com febre! Eu gosto de cantar! Estou pensando! Beijinhos,beijinhos,tchau,tchau! Eu quero comer! Eu peço perdão! Telefona para mim! Estou apaixonado! Eu gosto de nadar!...
Qual é a música?
Material: pratos de papelão branco rígido, gizes de cera, folhas brancas e canetas.
Desenvolvimento:
Escreva um número atrás de cada prato branco rígido, dê um para cada pessoa e deixe gizes de cera disponíveis.
Peça para cada pessoa pensar no nome
de uma música.
Cada um irá desenhar no seu prato,
imagens que representem esta música (sem palavras, só imagens). Cada
participante escreve em uma folha de papel, sem mostrar para os demais, o nome
da música e o número do prato em que ela está desenhada.
Então, começam a circular os pratos
desenhados.
Cada um vai escrever atrás do prato, o
nome da música que acha que é.
No final, cada um terá seu prato na
mão com as possíveis respostas, lerá as respostas em voz alta e falará a
resposta correta.
Haverá muita risada das respostas
erradas e desenhos engraçados.
Para que Nascemos?
Material:
* Figuras de crianças e famílias
* Folha de anotação e lápis para o
coordenador
* Massa de modelar ou argila
Como aplicar:
1)Sente-se em círculo com as crianças
e passe as figuras para que todos vejam.
2) Inicie observando que tudo que as
pessoas fazem tem uma finalidade, um objetivo. Nossos pais trabalham, pra
quê?... Nós nos alimentamos, pra quê?... Para quê vamos à escola? Para que
vimos ao centro espírita? (Deixe que as crianças dêem suas respostas e aceite
aquelas que sem estarem incorretas, representam o seu ponto de vista. Peça
esclarecimento sobre as respostas que lhe pareçam incoerentes.)
3) Deus, que sabe muito mais que nós,
também faz tudo com uma finalidade. Para quê existem as árvores? E o sol? E a
água? E o nosso planeta Terra, pra quê foi criado?
4) E nós, pra que será que nós
nascemos?... Incentive as crianças a falarem o que lhes vier à cabeça, sem se
preocuparem em acertar: o importante é sua opinião. Anote as respostas e deixe
o diálogo prosseguir um pouco mais. Depois, procure unir as respostas dadas e
formar um consenso.
5) Distribua a massa e diga para as
crianças fazerem com ela uma das coisas que Deus fez. E enquanto fazemos, vamos
pensar: pra quê o Deus criou? Depois, cada um vai mostrar o que fez e dizer
para que Deus o criou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário