terça-feira, 9 de junho de 2020

ATIVIDADES PARA O ESTUDO DAS PARÁBOLAS

Estudo: Os dois fundamentos (a casa na rocha) Mateus 7:24-29

Como chamam-se as histórias contadas por Jesus ?
Em que lugar as casas foram construídas?
O que Jesus quer nos ensinar com esta parábola?
O homem prudente é semelhante a que tipo de pessoa?
E o homem tolo que construiu sua casa na areia é semelhante a que tipo de pessoa?

 Estudo: Os dois filhos Mateus 21:28-32

O que os dois filhos responderam para o pai quando ele pediu para que trabalhassem na vinha?
Qual destes dois filhos obedeceu o seu pai?
O que significa obedecer?
Adianta prometer e não cumprir?

 A perola de grande valor: Mateus 13:44-46

O que o homem que procurava perolas de grande valor fez quando viu uma grande maravilhosa pérola?
Qual foi o preço da perola de grande valor?
O que a perola de grande valor simbolizava?
Que coisas devemos mudar ou deixar para atrás, por causa do reino dos céu?
 
Estudo: Vestido novo e vinho novo Marcos 2:21-22

O que é um odre?
O que acontece se colocarmos vinho novo em odres velhos?
Onde deve ser colocado o vinho novo?
Por que não se pode colocar remendo novo em pano velho?
O que significa que a gente não pode colocar remendo novo em pano velho

5º Estudo: O bom samaritano Lucas 10:25-37

O que aconteceu com aquele homem na estrada de Jerusalém para Jericó?
O que o sacerdote fez quando viu o homem caído na estrada?
E o que o levita fez quando viu o homem caído na estrada?
O que o bom samaritano fez por aquele homem?
O que aprendemos com a parábola do bom samaritano?

6º Estudo: O rico insensato Lucas 12:16-21

O que o homem rico fez quando ele já não tinha mais onde guardar as suas colheitas?
O Que aconteceu com o homem rico depois de reformar e construir celeiros?
O que aprendemos com esta parábola?

7º Estudo: Os trabalhadores da vinha Mateus 20:1-16

Do que era a plantação ?
Quanto o dono da plantação combinou com os primeiros trabalhadores?
O que o dono da plantação fez às nove horas?
O que o dono da plantação fez ao meio dia?
Na parte da tarde, às três, o que o dono da plantação fez?
O que aconteceu às cinco horas da tarde?
Quanto recebeu cada trabalhador?
Por que alguns trabalhadores resmungaram?
Quem eram os trabalhadores que resmungavam?
O que o dono da vinha disse a um deles?
Como a parábola termina?
O que aprendemos com esta parábola?

8º Estudo: A ovelha perdida Lucas 15:1-10 – João 10:14 – 1 João 1:9

Quantas ovelhas tinham na parábola?
Quantas ovelhas sumiram?
O que o pastor de ovelhas fez quando achou a ovelha perdida?
O que aprendemos com esta parábola?

9º Estudo: O trigo e o joio Mateus13.24-30;37-43

O que foi plantado primeiro no campo?
O que o inimigo semeou?
O patrão mandou arrancar tudo?
Na parábola quem é o campo?
Quem é o trigo e o joio?
Como podemos ser boas sementes na escola, em casa e na  Casa Espirita?
 
 Estudo: O filho prodigo Lucas 15:11-32

O que o filho mais novo disse ao pai?
O que o pai fez depois dos repetidos pedidos do filho menor?
E depois o que o filho fez?
Quando o seu dinheiro acabou, e ele estava passando necessidades, onde ele foi trabalhar?
O que o rapaz disse e fez, quando percebeu que tinha feito tudo errado, e que estava pior do que os
empregados do seu pai?
Como o pai dele o recebeu?
E o seu irmão mais velho?
E o que o pai fez depois que o seu filho voltou para casa?
O que aprendemos com esta parábola?

 Estudo: O credor incompassivo Mateus 18:21-35
O que aconteceu quando o servo do rei clamou e suplicou ao rei que o perdoasse?
O que aconteceu quando o homem saiu da presença do rei?
O que aconteceu com o credor incompassivo quando o rei ficou sabendo o que ele tinha feito?
Quem simboliza o rei nesta história?
E o credor?
E o conservo que devia uma conta pequena?
O que devemos fazer quando temos vontade de nos vingar?
O que aprendemos com esta parábola?

Estudo: A parábola dos talentos Mateus 25:14 a 30
Que coisas impedem a gente de usar os dons e talentos que Deus nos deu?
O que o patrão disse aos empregados que tinham cinco e dois talentos e produziram mais?
O que o patrão disse ao empregado que tinha um talento?

O que aprendemos com esta parábola?

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