NÚMERO DE PARTICIPANTES: individual
MATERIAIS: caixa de papelão,folha de papel sulfite A4,lápis de cor, lápis
preto,poemas.
COLOCANDO EM PRÁTICA
Dias antes da realização desta atividade peça aos
alunos que pesquisem em casa com a ajuda dos pais, um poema. Logo após, redigem
o material encontrado em uma folha de sulfite,colocam o nome e levam os
trabalhos para a evangelização. Na data da dinâmica recolha todos os textos e
coloque-os em uma caixa de papelão encapada previamente. Solicite às crianças
que definam uma ordem para que, uma a uma “sorteie” um papel e leia-o em voz
alta para a classe. Quando as poesias acabarem, a turma escolhe aquela com a
qual mais se identificou e cada uma faz um desenho relacionado a ela. Por fim,
organizam um mural com a produção.
2-VAMOS REESCREVER?
NÚMEROS DE PARTICIPANTES:grupos (2 4 alunos)
MATERIAIS:canetinhas coloridas,folhas pautadas, lápis
preto, papel color set, poemas diversos.
COLOCANDO EM PRÁTICA
Divida a classe em grupos de 2 a 4 alunos e leia
alguns poemas para todos. Aproveite para ensinar as crianças a declamar com
entonação,pausa e ritmo. Entregue uma folha com os textos lidos anteriormente e
peça que substituam determinadas palavras e versos por outros de criação própria,
reescrevendo-os de forma coletiva. Então, reproduzem a obra no papel color set
e colem-na em uma parede da sala de aula.
3- A RIMA DAS PALAVRAS
NÚMERO DE PARTICIPANTES: individual
MATERIAIS: borracha,canetinhas coloridas, folhas
pautadas,lápis preto.
COLOCANDO EM PRÁTICA
Explique à classe que a rima é a correspondência dos
sons finais entre as palavras ou entre dois
ou mais versos. Dê alguns exemplos para que esse conceito fique mais
claro. Então estimule as crianças a escrever, em uma folha pautada 5 vocábulos
quaisquer com as canetinhas coloridas,sendo um em cada linha. Depois, trocam os
papéis com um colega para que este redija uma palavra que rime com a já
escrita, como “amor” e “calor”. Logo após,solicite que leiam em voz alta as
combinações que fizeram e produzam em duplas, um pequeno poema com elas.
Exemplos de poesias que pode ser trabalhada com as
crianças:
-As partes da planta- Geni Chaves
-Resposta de Mãe – João de Deus
-Poesias do livro Pai Nosso, de Meimei
-Quadrinhas
Nenhum comentário:
Postar um comentário