segunda-feira, 27 de maio de 2019

SERMÃO DA MONTANHA - AS BEM AVENTURANÇAS




Iniciar explicando que certa vez, Jesus reuniu um grande número de pessoas, subiu em um monte e começou a falar com as pessoas. Este acontecimento ganhou o nome de Sermão da Montanha.
Nele está contido o maior e mais completo código de ética (deveres do homem para com Deus e a sociedade) existente no mundo, considerado como a essência do Evangelho de Jesus.
Mas o que é Sermão?                                                                                                                
Sermão é um discurso mais longo.
E Bem Aventuranças o que é?
Bem Aventuranças são atitudes, coisas que fazemos que nos trazem boas recompensas! Jesus ensinou que se tivermos certas atitudes vamos ser bem aventurados, isto é, felizes. 
Vamos agora conhecer algumas delas: 
BEM AVENTURADOS OS PUROS DE CORAÇÃO
Para explicar pegar um copo cheio de água limpa, colocando em seguida um pouco de sujeira. Exemplificando assim que a água deixou de ser pura.
Pois bem, ser puro de coração é não ter coisas ruins no coração. É praticar a higiene da alma. Para lavar a alma é preciso não falar palavrão, obedecer e respeitar pai e mãe, não falar mal do colega. Segundo Jesus essa é a verdadeira pureza, a pureza da alma e do coração.
BEM AVENTURADOS OS MANSOS E PACÍFICOS
Perguntar se alguém tem cachorro.
Ele morde? Não? Então ele é manso!
E quando alguém o xinga ele briga? Não? Então ele é pacífico!
O que ele faz quando alguém pisa no seu rabo? Ele morde? Sim? Por que?
Porque ele é um animal que age por instinto, ele não pensa como nós. Quando alguém pisa no seu rabo ele não olha para a pessoa e pensa “Acho que foi sem querer!”
Ser manso e pacífico é não agredir, não ser violento. Nós podemos pensar, podemos ter paciência e perdoar quando somos contrariados ou machucados. 
BEM AVENTURADOS OS QUE CHORAM, PORQUE SERÃO CONSOLADOS
Perguntar como podemos explicar porque sofremos?
Explicar que Deus é soberanamente bom e justo e não haveria de permitir dores e sofrimentos, se não houvesse uma boa razão ou uma causa justa. Por nossa própria condição espiritual, necessitamos ainda sofrer para evoluirmos.  Quando aceitamos as aflições sem ódio, mágoa ou revolta, ainda que choremos por desabafo, certamente seremos consolados pelo Pai Celestial.
BEM AVENTURADOS OS POBRES DE ESPÍRITO
Perguntar o que é ser pobre de espírito. Será que Jesus falou sobre os pobres de bens materiais?
Jesus quis dizer que ser pobre de espírito é saber que ainda precisamos aprender muitas coisas para enriquecer nossa alma e não o nosso bolso. Por isso, devemos aprender muito com Ele que é puro, simples de coração e manso e pacífico de espírito.
Atividade:
Fazer com as crianças um teste, para ver se eles estão no caminho para serem mansos e pacíficos.
Lembrar que eles devem responder  o que fariam (a atitude que realizam) e não apenas o que seria certo.
Este momento deve ser bem descontraído, de modo que as crianças possam expressar suas idéias e refletirem sobre o que responderam.



Nenhum comentário:

Postar um comentário