quinta-feira, 23 de novembro de 2017

O AMIGO DOS DEFICIENTES

- Equipe de Evangelizadores do FECFAS -
Fraternidade Espírita Cristã “Francisco de Assis”


“O Amigo dos Deficientes”

Naquele recanto agradável onde as árvores faziam uma beleza suave, Nelson meditava, já estava no plano espiritual a algum tempo; fizera cursos, trabalhara, aprendera muito, mas na terra havia tanto trabalho a fazer, tanta gente sofria. Será que ele não podia renascer? E pensando assim resolveu procurar Cláudio, o espírito amigo e orientador. A experiência do respeitável companheiro por certo o ajudaria.
Assim dirigiu-se ao prédio onde Cláudio trabalhava na orientação dos espíritos dispostos aos serviços de amor ao próximo. Nelson tinha uma idéia. Gostaria de realizar um certo trabalho na Terra. Contou seus planos ao orientador que o ouviu com interesse: A idéia era ótima, mas Cláudio explicou:
- Meu amigo, renascer na Terra para diminuir o sofrimento do próximo é uma tarefa difícil, digna de um seguidor de Jesus. O Mestre há de abençoar seus planos, no entanto você não está preparado para esse serviço. É necessário preparar-se melhor. Somente na Terra o amigo conseguirá o aprendizado que necessita para essa tarefa. Se você concordar vamos planejar sua próxima encarnação de aprendizado.
Alguns dias depois Nelson, aceitando as sugestões do mentor, preparou-se para reencarnar.
Algum tempo depois, D. Josefina teve um filho que, para sua tristeza, nasceu com um físico doente. Os ossos das pernas do menino não eram resistentes. D. Josefina e o marido passaram anos e anos correndo nos médicos e nos hospitais tentando dar ao filho condições de andar. A criança não reagia aos tratamentos e passava vários meses internada.
Quando cresceu um pouco conseguiu andar numa cadeira de rodas. Todos lamentavam que um menino tão bonito e inteligente não pudesse andar e correr como as outras crianças.
No entanto, o filho de D. Josefina estava sempre feliz, calmo e tranqüilo. Enfrentando dificuldades, cursou escolas, trabalhou. Aos 20 anos, porém, sem que ninguém pudesse explicar como, uma simples gripe transformou-se em pneumonia e o jovem desencarnou.
                Ao voltar ao plano espiritual, encontrou a sua espera os amigos que deixara e entre eles, o querido mentor Cláudio que o recebeu com um abraço carinhoso:
- Meu amigo, que vitória. Agora acho que você está preparado para realizar o trabalho que se dispôs em favor do próximo. Já escolhemos seus novos pais que poderão lhe oferecer condições necessárias para a realização de sua tarefa. Vamos juntos cuidar dos preparativos.
Anos se passaram e vamos encontrar Nelson reencarnado na Terra, no físico do jovem robusto, alegre e disposto ao trabalho. Podia ter escolhido carreiras brilhantes, pois era inteligente e seus pais lhe abriam todas as portas das grandes oportunidades. No entanto, sua escolha foi outra.
Passou os dias de sua vida entre hospitais, educandários, oficinas, quadras de esporte, piscinas, órgãos do governo. Quem era ele? Um médico? – Um professor? – Um Mecânico? – Um esportista? – Um nadador? – Um político? Nosso grande amigo foi tudo isto. Dedicou sua vida em favor dos deficientes? - Foi médico quando aliviou as suas dores. - Foi professor quando preparou-se para a vida. - Foi mecânico quando construiu para eles, aparelhos. - Foi esportista quando os desenvolveu nos exercícios físicos. - Foi nadador quando pacientemente trabalhou com elas nas piscinas. - Foi político quando lutou pôr leis que os protegesse na sociedade. Aos 83 anos desencarnou, amado pôr todos e especialmente pelas crianças a quem se dedicara.

a)   Explicação do tema

b)  Avaliação Final:

Dividir a sala em dois grupos e entregar 04 perguntas para cada grupo. Os grupos deverão ler as perguntas e resposta. Discuti-las em grupo e colocar o que entenderam para o outro grupo.

1)O que acontece com o Espírito após um período de adaptação no plano espiritual?
R.: Ele estuda, trabalha e se prepara para uma nova encarnação.
2)As duas pessoas, o jovem que desencarnou aos 20 anos e o idoso aos 83 anos, é o mesmo espírito, o de Nelson?
R.: Sim
3)Nelson conseguiu realizar na Terra o que pretendia? Por quê?
R.: Sim, ele queria ajudar o seu próximo e conseguiu.
4) O jovem de 20 anos necessitou vir paralítico para ajudar Nelson na sua próxima tarefa?
R.: Sim, Nelson precisou vir antes paralítico justamente para saber quais eram as necessidades dos deficientes físicos.
5)A reencarnação é uma oportunidade que temos de corrigir nossas falhas?
R. Sempre que fazemos alguma coisa errada, é necessário que em seguida façamos as devidas correções - dessa mesma maneira, tudo aquilo que temos oportunidades de realizar e não fazemos devido às nossas imperfeições, mais cedo ou mais tarde precisará ser concluído. O que não conseguirmos em uma encarnação, poderá ser concluído em outras.
6)  Cada encarnação nos dá várias oportunidades de aprendizado?
R.: A encarnação é como uma escola onde o aprendizado deve ser constante. Aquilo que não aprendermos na atual, poderemos aprender numa próxima encarnação. Porém é muito importante que cada encarnação seja aproveitada ao máximo.
7) A reencarnação é uma prova de justiça divina?
R.: Através de várias encarnações podemos viver as mais diferentes experiências, desde que sejam necessárias ao nosso aprendizado, tais como conviver com pessoas diferentes, exercer profissões diferentes, viver em regiões diferentes, etc...
8) O que quer dizer reencarnar-se?
R. Nascer de novo. Quando nascemos nosso corpo espiritual se une a um corpo material. Todos nós já nascemos muitas vezes e muitas outras nasceremos até que consigamos ser perfeitos.

 Fixação: Música “Reencarnação”


Nenhum comentário:

Postar um comentário