domingo, 8 de janeiro de 2017

AMOR E SABEDORIA DE DEUS


Prece Inicial

Primeiro momento:

Iniciaremos a aula com a adivinhação "O quê é o quê é". De acordo com as respostas iremos montando no quadro uma paisagem. O evangelizador fará, previamente, desenhos e os fixará no quadro com durex, até a paisagem ficar pronta.

1-Todo mundo gosta, pode ser morna, quente,fria ou bem gelada,ninguém vive sem ela.Pode estar na jará,no copo,na natureza,torneira ou geladeira?O quê é o quê é? 

-ÁGUA. (figura de um rio ou um lago)

2-Sou enorme, irradio muita luz. Não preciso de água. Não tenho pernas, mas ando por todos os lados. Gosto da cor amarela e às vezes laranja. Só apareço de dia, à noite me escondo. O quê é o quê é? 

-SOL.

3-Minha casa é a água. Posso ser bem pequeno ou bem grandão. Tenho várias cores e nomes. Posso ser bem feroz ou enfeitar a sua casa. O quê é o quê é?

-PEIXE.

4-Gosto da terra. Quando nasço viro um tapete verdinho, lindo de deitar. Muitos animais me usam como alimento. O quê é o quê é? 

-GRAMA.

5-Tenho muitos ramos, sou bonita, faço sombra, dou flores e frutos. O quê é o quê é? 

-ÁRVORE.

6-Sou cheirosa e bonita. Preciso da terra, da água e do sol para viver. O quê é o quê é? 

-FLOR.

7-Tenho bico, duas asas e canto. O quê é o quê é? 

-PÁSSARO.

8-Quando nasço sou uma larva, moro em um casulo, me transformo para voar. O quê é o quê é?

- BORBOLETA.

9-Gosto muito de voar e trabalhar. Quando estou com medo, dou uma picada e solto um ferrão. Produzo algo muito docinho, bom de passar no pão. O quê é o quê é?
 
-ABELHA.

10-Nasço,cresço,morro e volto a nascer, mas meu espírito continua sempre vivo. Às vezes cuido da natureza, às vezes não. Tenho tendências boas e más que preciso melhorar. Estou sempre em evolução. O quê é o quê é?

 SER HUMANO.

Segundo momento:

 Depois de montada a paisagem perguntar aos evangelizandos se eles gostaram, e se poderíamos acrescentar mais alguma coisa. Ver se as crianças percebem que poderemos acrescentar as nuvens, para ficar mais bonita.

Terceiro momento:

 Perguntar para os evangelizandos quem gosta de brincar na água,tomar sol,banho de chuva,ouvir o canto dos passarinhos, deitar na grama,comer mel,pescar,quem tem aquário em casa, quem já percebeu como as borboletas são bonitas e coloridas. 

Quarto momento:

 Questionar as crianças se eles acham possível viver sem alguma dessas coisas. Se eles precisam pagar para ter tudo isso.
Conversar com os evangelizandos sobre quem nos deu esses presentes e por quê. Todas essas maravilhas da natureza foram nos dados por Deus,nosso Pai, porque Ele é sábio e nos ama muito.
Explicar que tudo tem um autor.Que Deus nos coloca a disposição todos os dias,sem nada nos cobrar,o sol,a chuva, as plantas,os alimentos.Deus nos criou para evoluirmos espiritualmente.

Citar coisas que o ser humano pode criar, transformando a natureza (roupas, móveis. casas).

Deus é sábio e bom. Sua sabedoria se revela nas obras da criação. Deus provê as necessidades de todos os seres. Tudo o que Ele faz é para o nosso bem.

Quinto momento:

 Pedir para as crianças citarem coisas que Deus criou e coisas que o ser humano criou.
“Deus é a fonte da vida,a origem de tudo.O ser humano transforma.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário