1 Faça
sempre seu plano de aula. Ele será seu roteiro e guia.
2 Conheça
os seus alunos. Enfim, a aula é para eles e deve agradá-los.
3. Escolha
o tema da aula. Consulte o Currículo da Evangelização Infanto-Juvenil para
organizar os conteúdos, ele tem um programa completo para cada idade.
4 Procure
observar a seqüência lógica dos assuntos. A aprendizagem precisa de ordenação.
Um assunto deve ser pré-requisito para outro que o complementa.
5. Determine
os objetivos da sua aula e lembre-se: eles são direcionados ao aluno.
6. Você
não pode trabalhar em uma aula todos os aspectos de um assunto. Delimite o
conteúdo. Pense sobre o que seus alunos já conhecem e o que precisam conhecer.
7. Questione:
o que meu aluno precisa aprender? A resposta será o conteúdo da aula.
8 Estude
muito bem o conteúdo estabelecido. Pesquise, consulte a bibliografia. Enriqueça
sua aula.
9. Lembre-se:
a Evangelização é Espírita. Requer conteúdos da Doutrina Espírita em seu
tríplice aspecto.
10. Relacione
os conteúdos com a vivência dos alunos. Vincule a Doutrina Espírita às suas
experiências concretas.
11. Escolha
as atividades da aula pensando no conteúdo e no que espera que os alunos
aprendam.
12. As
atividades da aula é que concretizam o aprendizado, elas devem estar de acordo
com os interesses, idade, características e possibilidades dos evangelizandos.
13.Faça
sempre uma atividade inicial. Ela despertará o aluno para a aula.
14 Não
seja repetitivo. Varie a atividade inicial. Os alunos precisam ser incentivados
de maneiras diferentes.
15 Faça
atividades grupais. Socializar e integrar os evangelizandos também são
objetivos da aula.
16 Se
possível, trabalhe com pequenos grupos. As discussões neles são mais
produtivas.
17. As
atividades individuais têm momento apropriado. Escolha uma que atenda aos
objetivos da aula.
18. Escolha
as técnicas de ensino considerando: o nível do grupo, os objetivos propostos, o
tempo disponível e o tipo de conteúdo a ser trabalhado.
19 Varie
as atividades das aulas. Ninguém gosta de aulas monótonas e repetitivas.
20 Enriqueça
sua aula, use estímulos visuais. Um bom recurso visual torna o assunto mais
concreto.
21 Seja
cuidadoso. Elabore seus recursos didáticos com capricho e beleza.
22 Seja
crítico. Estabeleça ferramentas de avaliação da aula. Use técnicas
diversificadas.
23. Pergunte-se
sempre: a aula foi adequada aos meus alunos? A resposta será a avaliação dos
conteúdos e atividades.
24. Fique
atento ao desempenho dos alunos. Suas reações são o termômetro da aula.
25. Uma
aula é um conjunto de atividades. Faça a
integração entre as partes.
26. Não
deixe a aula sem conclusão. Faça um resumo dos pontos principais. Transforme os
objetivos em perguntas. Certifique-se de que houve aprendizado.
27.Deixe
claro para os alunos qual o assunto de estudo do dia. Eles precisam se preparar
mentalmente para a aula.
28. Não
fale para as paredes. Mantenha a ordem e a disciplina.
29. Mantenha-se
no comando. Você é o líder e o responsável pelo clima da sala.
30 Desenvolva
a habilidade de variar os estímulos. A atenção dos evangelizandos se mantém por
mais tempo quando ocorrem mudanças de estímulo.
31. Evangelizador,
sua presença é muito importante na sala de aula. Use seu comportamento para
variar a situação de estímulo, movimentando-se, mudando o tom de voz,
gesticulando, interagindo com os alunos...
32 Melhore
a qualidade do ensino desenvolvendo a habilidade de ilustrar sua aula com
exemplos. Os exemplos certos ajudam a tornar mais claros e significativos
conceitos e idéias.
33 Ajude
seus alunos a pensar de maneira reflexiva. Aprenda a fazer perguntas
inteligentes cujas respostas necessitem de elaboração.
34.Seja
pontual. Chegue à sala com tempo para preparar seus materiais didáticos e
aguardar a chegada dos alunos. Eles merecem seu carinho e atenção e você
exercita a disciplina interior.
35.Evangelizador,
você é um voluntario. Mas a evangelização conta com você. Assuma esse
compromisso. Abrace essa idéia.
“O
êxito do trabalho repousa em seus próprios objetivos, na dedicação do
evangelizador e no preparo e reciclagem constante a que esse evangelizador se
submete, na busca do aprimoramento espiritual e das condições pedagógicas para
o desempenho da sua tarefa.” (Cecília Rocha)
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