domingo, 24 de maio de 2015

RESPEITO A PROPRIEDADE ALHEIA



I CICLO

TEMA: Fazer um cartaz com a definição do tema, com perguntas e colocando situações deles, do dia-a-dia:

Respeitar a propriedade alheia é:

- não se apossar do que não nos pertença;

- não danificar o que é do nosso próximo, em qualquer lugar ou circunstância.

Porque:
- quem respeita a propriedade alheia merece a confiança de todos

- é um homem de bem.

ATIVIDADES: PIPAS

- fazer um relaxamento com todas as crianças, trabalhar os músculos dos braços, mãos e pescoço

(o mesmo da prevenção da LER que se faz para quem opera computadores).

- Perguntar:

- quem gosta de Pipas?

- Se acham bonito o céu com apenas uma ou cheio de pipas coloridas?

- falar sobre o respeito a propriedade alheia em relação às pipas no céu, que não é certo cortar,

derrubar, etc.  Qual a graça em ver a tristeza de quem perdeu sua pipa? Isso é um desrespeito.

- convidá-los a construir suas próprias pias, que nenhuma é igual a outra e cada vez que se faz

uma ela fica mais especial e única.

- Comentar sobre a história das Pipas:

Foram inventadas a muito tempo atrás, desde que o homem teve a vontade de voar, ele

inventou a pipa para ficar mais perto de Deus.

Os chineses inventaram a pipa para se divertir, para se manterem altivos e olhando para o

alto sempre (cabeça para cima e não cabeça para baixo)

Os militares usavam para enviar mensagens.

Os cientistas, e a NASA até hoje usam pipas para suas descobertas e experimentos.

- Discorrer sobre os 10 mandamentos da Pipa (fazendo comentários)

1. Sempre empine longe da rede elétrica e esteja calçado;

2. Rabiola Curta – para evitar que engate em algo;

3. Nunca usar papel laminado.

4. Nunca use linha cortante ou cerol(Hoje é proibido por lei, pode dar prisão);

5. Se engatar no fio ou na árvore? Esqueça. (Faça outra + bonita);

6. Se o tempo indicar tempestade – recolher a pipa; (amanha o sol estará mais bonito);

7. Cuidado para a linha não machucar ninguém, ele deve ser esticada apenas para o alto,

evite correr onde houver muitas pessoas/crianças;

8. Nunca correr atrás de uma pipa. Faça outra.(imagine vc ver a pipa que vc fez no céu,

empinada por outra pessoa – que legal)

9. Quem tem que ficar no alto é a pipa, e não vc, não suba em locais altos, vc pode se

distrair...

10.Sempre avise aos seus pais ou responsáveis onde vc está.

CONSTRUÇÃO DA PIPA:

Colocar as crianças em duplas e dar o material de uma pipa para cada uma, levar um esqueleto de

pipa pronto e fazer uma na frente delas primeiro para que aprendam, se der tempo, dar a segunda

pipa para que façam juntas e entregar uma para cada, caso contrário, guardar as pipas em

exposição e avisar que em outra aula e local apropriado,  vão juntos empinar as pipas.

Material Utilizado: (fale para eles sobre o material e o preço: 50 centavos dá pra fazer)

- 1(2) vareta para a espinha: 36 cm

- 1 vareta para o arco: 44 cm

- linha nº 10 própria para pipas

- ½ folha de papel de seda colorido

- cola branca

veja como fazer a pipa no site:

http://www.light.com.br/institucional/seguranca/campanhas/pipas/comofazer/tefazer.shtml

Maternal

- leve um livro vivo de feltro/camurça e invente a estória de uma menina que foi empinar pipa e

aconteceram alguns problemas com ela.

- fale sobre o respeito à propriedade alheia dando o exemplo da pipa. e da estorinha.

- leve para eles pipas pequenas (corte uma vareta pela metade), e leve-as já prontas para que eles

colem apenas o papel de seda. Uma para cada.

- Após finalizarem mande que pintem ou colem algumas figuras na pipa.

- Eles podem levar para casa, e enfeitar o quarto ou brincar no quintal com o papai, titio, a

mamãe.

Boa Aula – Nós adoramos – Convide os tios que há tempos não empinam pipas para ajudar, eles

vão ADORAR.

Aula sobre respeito à propriedade alheia – I Ciclo e Maternal  - DIJ - CELAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário