I CICLO
TEMA: Fazer um cartaz com a definição do tema, com perguntas e colocando situações deles, do dia-a-dia:
Respeitar a propriedade alheia é:
- não se apossar do que não nos pertença;
- não danificar o que é do nosso próximo, em qualquer lugar ou circunstância.
Porque:
- quem respeita a propriedade alheia merece a confiança de todos
- é um homem de bem.
ATIVIDADES: PIPAS
- fazer um relaxamento com todas as crianças, trabalhar os músculos dos braços, mãos e pescoço
(o mesmo da prevenção da LER que se faz para quem opera computadores).
- Perguntar:
- quem gosta de Pipas?
- Se acham bonito o céu com apenas uma ou cheio de pipas coloridas?
- falar sobre o respeito a propriedade alheia em relação às pipas no céu, que não é certo cortar,
derrubar, etc. Qual a graça em ver a tristeza de quem perdeu sua pipa? Isso é um desrespeito.
- convidá-los a construir suas próprias pias, que nenhuma é igual a outra e cada vez que se faz
uma ela fica mais especial e única.
- Comentar sobre a história das Pipas:
Foram inventadas a muito tempo atrás, desde que o homem teve a vontade de voar, ele
inventou a pipa para ficar mais perto de Deus.
Os chineses inventaram a pipa para se divertir, para se manterem altivos e olhando para o
alto sempre (cabeça para cima e não cabeça para baixo)
Os militares usavam para enviar mensagens.
Os cientistas, e a NASA até hoje usam pipas para suas descobertas e experimentos.
- Discorrer sobre os 10 mandamentos da Pipa (fazendo comentários)
1. Sempre empine longe da rede elétrica e esteja calçado;
2. Rabiola Curta – para evitar que engate em algo;
3. Nunca usar papel laminado.
4. Nunca use linha cortante ou cerol(Hoje é proibido por lei, pode dar prisão);
5. Se engatar no fio ou na árvore? Esqueça. (Faça outra + bonita);
6. Se o tempo indicar tempestade – recolher a pipa; (amanha o sol estará mais bonito);
7. Cuidado para a linha não machucar ninguém, ele deve ser esticada apenas para o alto,
evite correr onde houver muitas pessoas/crianças;
8. Nunca correr atrás de uma pipa. Faça outra.(imagine vc ver a pipa que vc fez no céu,
empinada por outra pessoa – que legal)
9. Quem tem que ficar no alto é a pipa, e não vc, não suba em locais altos, vc pode se
distrair...
10.Sempre avise aos seus pais ou responsáveis onde vc está.
CONSTRUÇÃO DA PIPA:
Colocar as crianças em duplas e dar o material de uma pipa para cada uma, levar um esqueleto de
pipa pronto e fazer uma na frente delas primeiro para que aprendam, se der tempo, dar a segunda
pipa para que façam juntas e entregar uma para cada, caso contrário, guardar as pipas em
exposição e avisar que em outra aula e local apropriado, vão juntos empinar as pipas.
Material Utilizado: (fale para eles sobre o material e o preço: 50 centavos dá pra fazer)
- 1(2) vareta para a espinha: 36 cm
- 1 vareta para o arco: 44 cm
- linha nº 10 própria para pipas
- ½ folha de papel de seda colorido
- cola branca
veja como fazer a pipa no site:
http://www.light.com.br/institucional/seguranca/campanhas/pipas/comofazer/tefazer.shtml
Maternal
- leve um livro vivo de feltro/camurça e invente a estória de uma menina que foi empinar pipa e
aconteceram alguns problemas com ela.
- fale sobre o respeito à propriedade alheia dando o exemplo da pipa. e da estorinha.
- leve para eles pipas pequenas (corte uma vareta pela metade), e leve-as já prontas para que eles
colem apenas o papel de seda. Uma para cada.
- Após finalizarem mande que pintem ou colem algumas figuras na pipa.
- Eles podem levar para casa, e enfeitar o quarto ou brincar no quintal com o papai, titio, a
mamãe.
Boa Aula – Nós adoramos – Convide os tios que há tempos não empinam pipas para ajudar, eles
vão ADORAR.
Aula sobre respeito à propriedade alheia – I Ciclo e Maternal - DIJ - CELAP
Nenhum comentário:
Postar um comentário