sábado, 30 de agosto de 2014

O BEM E O MAL

Resultado de imagem para pelos caminhos da evangelização -   sábado, 30 de agosto de 2014 O BEM E O MAL

Ciclo Recomendado
Pré Juventude, Juventude
Tema Central
Lei Divina ou Natural – O Bem e o Mal
Subtema
O Homem de Bem
Objetivos
Falar sobre o bem mostrar que o mal é a ausência do bem. Ressaltar o papel do livre arbítrio na vida do espírito direcionando-o ao encontro do bem ou do mal. Falar da honestidade e como devemos manter a lisura em nossas ações, independente do motivo que nos impulsione ao contrário.

Orientações Iniciais: Elaborar previamente fichas em casa onde estão enumerados os principais caracteres do homem de bem estas fichas devem ser afixadas num objeto, podem ser coisas que depois os jovens possam usufruir: livro, mensagem, biscoitinhos (de preferência em embalagens sem marcas, tira da embalagem original e coloca em um saquinho transparente), docinhos...

Desenvolvimento:

Fazer a leitura sobre “O Homem de Bem” no OESE e realizar comentários sobre a mesma.

Em seguida, aplicar a dinâmica:

“A Loja do Bem”: os caracteres estarão dispostos em ordem como se coloca numa prateleira de loja, e cada jovem irá oferecer um determinado preço por aquele caractere. Só que o monitor poderá determinar previamente (sem comunicar aos jovens) quanto “custa” cada um, mas o que deve ficar claro é que para se conquistar um Caractere de Homem de Bem deve-se ter atitudes condizentes com tal, por exemplo:

O PRODUTO: “Cumpre a Lei de Justiça, Amor e Caridade”
O PREÇO: “Interrogar a consciência sobre os seus atos” “Pergunta a si mesmo se alguém tem queixas dele” e assim por diante.

Realizar o Jogo da Vida: se parece com a forca, só que quando a pessoa erra não desenha o boneco e quando a pessoa acerta aí sim vai completando o desenho, quem ganhar irá terminar de desenhar a figura. Deve-se dizer que jogaremos sempre o Jogo da Vida, pois não devemos enforcar uma pessoa nem que seja de brincadeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário