segunda-feira, 29 de abril de 2013

BEM AVENTURADO OS POBRES DE ESPÍRITO





 Faixa etária: 10 A 13 ANOS

 Texto de apoio:

O HOMEM RICO

Um homem muito ,muito rico,possuía uma bela e vistosa casa, muito bem estruturada, e que era decorada com objetos de altíssimo valor. Como eram de grandes extensões as suas terras, o homem rico tinha um considerável número de serviçais,para desempenhar as diversas tarefas que ele não era capaz de executar. Também na mansão, havia muitas pessoas trabalhando para ele. De sol a sol, aquelas pessoas labutavam, pois o serviço era intenso. Apesar da dedicação desses empregados, o homem rico tratava-os mal. Não lhes concedia nenhum direito. Se algum deles adoecia, em lugar de ser levado a um médico,era despedido e esquecido,como um traste sem valor: De hoje em diante, você não trabalha mais aqui.Junte suas coisas e saia de minhas terras, procure outro canto para ficar.Aqui só me importa a tarefa cumprida, gente sadia que possa trabalhar! Berrava ele sem nenhum sentimento de humanidade. Certa tarde, estava ele refrescando-se numa fonte em seu jardim de inverno, deleitando-se com as mais finas iguarias, quando uma mulher adentrou o recinto, aos gritos: Por favor! Por favor! Salve o meu filho. Ele caiu em um buraco e é preciso um carro de tração para descer um homem aos poucos e retirá-lo de lá. Só o senhor possui esse carro... por favor, ajude-me! Gritava em prantos. Mulher! Como se atreve a interromper-me o deleite para assunto tão insignificante? Não vê que seu filho não me importa? Só servem para dar problemas estes pobres...Expulsem-na daqui! Essa gente não vale perante Deus,senão teriam nascido privilegiados como eu – comentou ele. A mulher retirou-se em desespero. O tempo passou. Um dia, o homem rico levantou-se pela manhã para exercitar-se,como de costume, mas, quando deu alguns passos, notou que todo o seu corpo estava inchado. Tentou gritar para pedir auxílio a um criado, mas sentiu a voz baixa e impotente. Sua língua parecia imensa. Quando um criado o encontrou naquele estado,chamou uma junta médica que o atendeu muito tempo, cobrando-lhe absurdas somas e sem conseguir curá-lo. Começaram a aparecer as primeiras feridas pela permanência no leito e ele desesperou. Ordenou a um serviçal:

Salve-me! Como posso ficar assim, tão poderoso que sou? Ordeno-lhe que me socorra! O homem, apiedando-se do seu estado, lhe falou: Meu senhor, já vi diversas pessoas com esse mal, em suas terras, e só existe uma pessoa capaz de tratá-lo e curá-lo. Pois então, traga-a imediatamente. Pagarei o que ela quiser. Que ela me cure é o que me importa. Assim foi feito. O criado trouxe a pessoa: uma mulher, que encontrou o poderoso senhor dormindo, com muita febre. A mulher imediatamente, começou a tratá-lo. De joelhos, cabeça coberta por um véu, ela orava, enquanto friccionava-lhe o corpo com uma pasta feita de ervas e raízes. Depois, esperou que ele despertasse e deu-lhe um líquido para beber. De novo ele adormeceu. Ela permaneceu orando e cuidando dele. Quando o homem rico despertou, já falava normalmente e não estava mais inchado. Então, virando-se para a mulher que o tratara, ele falou: Mulher, diga quanto quer por seus serviços. Sou um homem muito importante para Deus, que me fez rico. Posso pagar-lhe o que me pedir. Senhor, não quero o seu dinheiro. A mim basta que esteja curado e só desejo que compreenda que Deus não privilegia ninguém. Perante Ele, todos somos iguais em importância: ricos ou pobres, belos ou feios, perfeitos ou defeituoso. A Lei Divina de igualdade nos faz assim. O homem tocou-se por aquelas palavras sábias e pela voz doce daquela mulher: Quem é você afinal? Descubra o rosto. Então, retirando o véu de sua face ela falou: Sou aquela que o procurou para que lhe salvasse o filho. Humilhado ante tanta nobreza, o homem rico comoveu-se e chorou.

Autora - Roseni Teixeira Pereira Livro – O melhor é viver em família.

 O texto acima pode ser trabalhado na forma de fantoche e dramatização.

Dinâmica para sensibilização:

Dinâmica do chapéu :

Os nomes abaixo serão colocados num chapéu feito de papel. Cada evangelizando deve escolher um e juntamente com o grupo fazer comentários.

Palavras usadas: Corrupção, Consumismo, Violência, Vaidade, Orgulho, Prepotência, egoísmo, solidariedade, fé, amor, bondade.

Questões que norteiam a reflexão:

O que se deve entender por pobres de espíritos?
O que Jesus quis dizer com “ O Reino dos Céus é dos simples”?

Recurso didático utilizado para apresentação do conteúdo da aula: Color set, chapéu de papel, EVA, marcador de texto, caneta hidrocor.

Atividade das crianças para fixação da reflexão: Marcador de texto para confeccionar com os evangelizandos.

Avaliação da aula:

(Coloque os numerais em ordem crescente para descobrir a mensagem.


6 - PERANTE 1- TODOS 5 - IGUAIS 2 - OS
4 - SÃO 3 - HOMENS 7 - DEUS

Depois de montar a mensagem, solicitar que cada um faça um comentário.


 (Sugestão oferecida por Evangelizadores da Casa Espírita Servos de Maria) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário