AULA MATERNAL(3 a 4 anos)
Introduzir a aula reunindo as crianças em rodinha para a "Hora das novidades".
Desenvolver uma conversa informal perguntando:
Que partes do corpo vocês conhecem?
Ouvir as respostas, dizendo-lhes que agora iremos realizar uma brincadeira muito boa, em que algumas partes do corpo serão movimentadas.
ATIVIDADE DE LINHA
1 TEMPO: Colocar as crianças sentadas sobre uma linha,riscada em giz no chão,e desenvolver a seguinte atividade:
Nós vamos fazer, juntos,alguns movimentos.Tudo o que eu fizer vocês imitarão.Por ex: se eu levantar minhas mãos, vocês levantarão as suas, se eu falar palavra "mãos" vocês também dirão a palavra "mãos".
2 TEMPO: Nós temos uma cabeça(mostra a cabeça com as mãos e as crianças imitam, repetindo a palavra cabeça). Um rosto, dois braços, duas pernas(o evangelizador deve sempre mostrar o lugar indicado e repetir as palavras relativas às partes do corpo que estão mostrando, no que deve ser imitado pelas crianças). No rosto temos dois olhinhos, um nariz e uma boquinha.
3 ETAPA: Agora vamos mandar nosso corpo levantar, ficando em pé em cima da linha. Vamos andar devagar, colocando um pé em frente do outro(tudo com a maior atenção possível). Se alguém quiser rir, ou não conseguir se equilibrar, o evangelizador deve procurar manter a ordem do grupo, sem repreensões. E, sem interrupção, continuar.
4 ETAPA: Agora vamos andar na linha bem devagarzinho, na ponta dos pés, fazendo muito silêncio. Faz-de-conta que estamos no quarto de nossa irmãzinha ou irmãozinho e não queremos acordá-los(fazê-los avançar devagarinho). Podemos também marchar com as mãos na cabeça, batendo palmas, movendo a cabeça, perna para um lado e perna para outro, com as mãos na cintura,etc...
5 ETAPA:Vamos mandar, outra vez, o nosso corpo sentar na linha, de pernas cruazadas, finalizando assim a atividade.
ATENÇÃO: Esta atividade permite que a criança desenvolva sua coordenação, concentração e localização no espaço.
Ao término perguntar-lhes:
Vocês viram quantas coisas nós podemos fazer, com o corpo?
Que podem fazer as pernas, os braços e as mãos?
Nós podemos mandar nas mãos?
Pois bem, vou mandar minhas mãos contar-lhes uma história.
Narrar a história "Os Coelhinhos", com auxílio das mãos.'
Braços estendidos,mãos fechadas, flexionando o pulso,imitando movimento de comer, durante um minuto mais ou menos.
Era uma vez dois coelhinhos comendo cenoura.
De repende, um olhando para o outro(flexão dos braços defrontando as mãos fechadas), começam a conversar:
- Aí! eu já estou com a barriga cheia.
- Você não devia comer tanto! Quem come demais fica doente(em outro tom de voz).
- Vamos embora?
- Vamos sim.
Levantaram as duas orelhinhas(mãos para a frente erguendo os dedos indicadores e médios) e foram correndo para casa.(as mãos imitam saltos).
MATERIAL- As duas mãos do evangelizador nas quais ele pinta, com antecedência, dois coelhinhos.
Terminada a história perguntar:
-Quem gostaria de imitar os coelhinhos?
Pintar coelhinhos nas mãos das crianças e deixá-los reproduzir a história enquanto houver interesse.
A seguir convidá-las para uma outra brincadeira.
CORRIDA DOS ARCOS
Material: três arcos colocados no chão.
DESENVOLVIMENTO:As crianças andam ou correm seguindo o evangelizador que deverá entrar nos arcos e deles sair, fazer evoluções ao redor deles e várias outras brincadeiras,de acordo com o espaço que tiver para realizar este tipo de atividade.
Ao termino da brincadeira, retornar com as crianças à posição inicial,perguntando-lhe:
- Nessa brincadeira quais as partes do corpo que foram movimentadas?
- O que mais o corpo pode fazer?
Ouvir as respostas e dizer que Deus nos deu o corpo.O corpo é um presente de Deus a nós.
APOSTILA DA FEB
Alice, utilizo muito e aprecio seu blog, as aulas especificamente! Parabéns pela dedica-
ResponderExcluirção e obrigada, pois me ajudam demais, em minhas aulas! Beijos.
Obrigado Andréa!!!!
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