segunda-feira, 11 de julho de 2011

RESPEITO A LEI E TUDO FICA BEM

OBJETIVO: entender que respeitar a lei é também respeitar as pessoas e tudo ao nosso redor. Quando respeitamos a lei sentimos bem-estar porque ficamos com o coração em paz.
- Dizer que assim como a turma tem as suas regras no cartaz feito na aula passada, no parque aonde a Juju, uma menininha muito simpática, foi com a sua mamãe também tem regras.
- Contar a história “UM DIA NO PARQUE”.
- Explicar para as crinaças que para que essa história seja contada, eles terão que ajudar formando um coro que ao sinal do evangelizador deverá dizer: “desobedeceram a lei do parque”
- Dialogar sobre o tema:
Por que Juju gostava de ir ao parque?
Ela fez tudo o que queria? Por quê?
As leis do parque eram importantes? Por quê?
Como seria o parque se todos obedecessem as leis?
- Reforçar o conceito de que leis são regras muito importantesm necessárias ao bem-estar de todos.
- Pedir que falem de alguma lei que conheçam. Lembrar, caso seja necessário de algumas, como por exemplo:
As leis de trânsito; não roubar; o respeito aos locais públicos, como parques, escolas, praias, etc.
- Dizer que:
no parque da Juju tem vários bichinhos.
- Levar figuras de animais e ir mostrando para as crianças os animais do parque da Juju.
- Pedir a turma que escolha um animal do parque da Juju para ser o mascote da turma, a qual passará a se chamar: TURMA NOME DO ANIMAL ESCOLHIDO.
- Anexar no cartaz contendo as leis da turma, o nome da turmas, por exemplo, TURMA DOS MACACOS, caso a turma tenha escolhido o macaco como mascote.
- Fazer o relaxamento: estamos num belo parque aonde tem um rio, árvores grandes, pássaros, e nos sentimos muito leves, e voamos como passarinhos ... estamos muito felizes, pois só procuramos fazer as coisas boas, respeitando as leis do parque e as Leis de Deus.

UM DIA NO PARQUE

Bem cedo, Juju chegou no parque com a mamãe. A menina estava feliz pensando em brincar muito no balanço e com os patinhos do lago. Também queria ver o lindo jardim do parque.
– quando chegou ao parque teve uma triste surpresa.
- Ué?!?! Cadê as flores?!-perguntou Juju.
As flores tinham sumido. Só ficaram os espinhos. Um empregado do parque explicou que algumas crianças tinham arrancado todas as flores.
– Mas a lei do parque não diz que é proibido arrancar flores? - perguntou Juju.
O empregado então respondeu:
- mas as crianças... (as crianças deverão falar em coro: “desobedeceram a lei do parque”).
Depois Juju foi até o lago.
–ué?!? Cadê os patinhos? As águas estavam cheias de lixo! E os patinhos sumiram!
O empregado então explicou que tiraram os patinhos do lago porque começaram a jogar lixo na água.
- Mas a lei do parque também não diz que é proibido jogar lixo no lago? – falou Juju
E o empregado explicou:
- mas as crianças... (as crianças deverão falar em coro: “desobedeceram a lei do parque").
Quando Juju foi procurar o balanço...
-ué! Só um balanço?
O pipoqueiro ouviu e disse que uns meninos grandes usaram os balanços, que não aguentaram o peso e arrebentaram-se...
A menina falou triste: - a lei do parque diz que balanços são para as crianças pequenas...
- mas as crianças... (as crianças deverão falar em coro: “desobedeceram a lei do parque”).
Finalmente Juju pôde brincar naquele único balanço! Juju e mamãe voltaram para casa. A menina imaginou como o parque ficaria se todos obedecessem a lei!
Em casa, Juju decidiu fazer um desenho do parque, com flores, patinhos no lago kimpinho, crianças felizes no balanço...

Nenhum comentário:

Postar um comentário