Estas dinâmicas de grupo têm como objetivo fixar conteúdo trabalhado utilizando-se de atividades lúdicas, assim como estimular a socialização, exercitar a criatividade, a solidariedade, o respeito e a honestidade.
BERLINDA
Objetivo: Ressaltar as características dos evangelizandos.
Os evangelizandos sentam-se em círculo. Um deles se retira do local. Em seguida, todos
atribuem uma qualidade ou uma característica do evangelizando que saiu. O Evangelizador
convida o evangelizando ausente para entrar e transmite todas as qualidades ou característica
apresentadas pelos colegas sem apontar seus autores. Das qualidades ou características
atribuídas o evangelizando escolherá uma, sendo então substituído na berlinda pelo autor.
CAÇA AO TESOURO
Objetivo: Encontrar o tesouro que está escondido.
Vamos precisar de:
Cartolina.
Papel sulfite.
Um animador por grupo.
Uma caneta para cada grupo.
Uma lanterna para cada grupo e uma para o coordenador.
Perguntas.
O Evangelizador-monitor prepara e enumera as pistas. Um pedaço da cartolina é dobrado ao
meio: na frente consta o número da pista e dentro, a pista a ser decifrada. A pista de número UM é
dada em mãos para os grupos. Assim que resolverem vão à procura da segunda pista, a qual estará
escondida no local apontado na primeira pista decifrada por eles, e assim, sucessivamente.
Cada pista deverá conter uma pergunta a ser respondida. Somente após a resposta correta é que
poderá ir ao encontro da próxima pista.
Vence o grupo que encontrar primeiro o tesouro.
CRUZADA GIGANTE
Objetivo: preencher a cruzada encontrando a palavra principal que se forma no meio dela.
Vamos precisar de:
Cartolina ou papel cartão.
Pincel atômico de duas cores(um para cada grupo).
Apito.
Perguntas.
A cruzada deve ser desenhada na cartolina e conter os espaços das respostas para as perguntas
selecionadas. O número de respostas deve ter uma quantidade ímpar de letras.
O Evangelizador-monitor sorteia o grupo que iniciará o jogo. Lê a pergunta relativa ao número
da cruzada. Se o grupo acertar, escreve a resposta na cruzada. Se errar, passa a vez para que o outro
grupo possa responder.
Ganha o grupo que responder mais perguntas.
VARIAÇÃO – PODEM-SE FAZER DUAS CRUZADAS DIFERENTES. UMA PARA CADA GRUPO.
JOGO-DA-VELHA GIGANTE
Objetivo: os grupos vão responder às perguntas para que possam preencher o jogo-da-velha.
Vamos precisar de:
Cartolina.
Pincel atômico (2 cores diferentes).
Perguntas.
O Evangelizador-monitor deve montar o jogo-da-velha na cartolina, utilizando-se um de
pincel atômico.
Para que possa colocar seu símbolo em um dos quadrados do painel, o grupo deve acertar a
pergunta.
Vence o grupo que acertar o maior número de letras ou preencher o jogo primeiro.
TORTA PARA O GRUPO
Objetivo: responder as perguntas e não receber nenhuma torta para o grupo.
Vamos precisar de:
Desenhos de tortas(10 cm de diâmetro).
Apito.
Perguntas.
Dois objetos iguais.
Os grupos dispostos em 2 filas. A cada rodada de perguntas, um participante diferente tem que
responder a pergunta. Um participante de cada grupo será colocado diante de uma mesa que conterá
os dois objetos idênticos, um na frente de cada concorrente.
O Evangelizador-monitor faz a pergunta e os evangelizandos-participantes, com as mãos para
trás, devem aguardar o apito do evangelizador-monitor para pegar o objeto. Quem souber a resposta
e pegar o objeto primeiro, responde a pergunta. Se acertar, ponto para sua equipe e torta para o
outro grupo. Se errar, ponto para o outro grupo e torta para a sua equipe.
Ganha o grupo que não receber tortas ou que tiver recebido menos tortas.
PERGUNTAS E RESPOSTAS
Objetivo: responder as perguntas conseguindo a maior pontuação.
Vamos precisar de:
Perguntas.
Três cadeiras.
Os evangelizandos-participantes são divididos em grupos de no mínimo 4 elementos. A seguir,
o evangelizador-monitor coloca três cadeiras na frente dos grupos e convida um primeiro
evangelizando-participante a sentar-se em uma delas. O evangelizador-monitor pede para que
ele diga um número que corresponderá à pergunta que deverá ser respondida. Se o
evangelizando-participante acertar a resposta, passará para a segunda cadeira e chamará outro
participante de seu grupo para se sentar na primeira cadeira. Caso, o colega da primeira cadeira,
erre a resposta, o grupo perde a vez para outro grupo. Se acertar, os dois mudam de cadeira e a
primeira será preenchida por um terceiro participante do mesmo grupo. Se esse acertar a
resposta, o grupo marca ponto e todos se sentam; se errar a pergunta, o grupo volta para seu
lugar. O grupo não pode auxiliar o colega na resposta.
DESAFIOS
Objetivo: responder desafios curtos e rápidos, em grupos ou individualmente.
Vamos precisar de:
Cartolina ou folha de flip chart.
Canetas ou lápis.
Papel em branco.
Urna.
Mesa.
Apoio para a cartolina ou o flip chart.
O monitor deverá montar os seguintes painéis:
1. painel sobre personalidades espíritas.
2. painel sobre obras espíritas.
3. painel com perguntas sobre temas estudados.
Colocar os painéis próximos a mesa, sobre a qual conste caneta, lápis, papel cortado para as
respostas e uma urna. O monitor vai apresentando cada painel fazendo as perguntas para serem
respondidas (escritas em pedaços de papel) pelos grupos e depositadas na urna. Terminada a
apresentação de todos os painéis, abrir a urna e conferir as respostas. Vence o grupo que acertar
mais.
PERSONALIDADES
Objetivo: descobrir o nome de personalidades.
Vamos precisar de:
Papel.
Caneta.
O monitor como animador.
O monitor divide a turma em grupos. O monitor inicia a dinâmica descrevendo a personalidade:
físico, psicológico, obras realizadas, dados pessoais (data e local de nascimento) etc. Cada grupo
tem direito a fazer 2 perguntas sobre a personalidade. Vence o grupo que acertar mais
personalidade.
(FEB)
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