sábado, 6 de fevereiro de 2016

VIVENDO EM FAMILIA - AJUDANDO A ORGANIZAR


OBJETIVO: Identificar as pessoas que integram a familia e formas de conviver com respeito, ordem, alegria e crescimento.

ATIVIDADES:

1- Com antecedência organizar uma brincadeira de casinha, onde tudo esteja fora do lugar de tal modo que chame a atenção das crianças.

2- Convidar as crianças para brincar de casinha, chamando atenção para a necessidade de tudo ficar nos lugares devidos, Ex "O lugar da panela é em cima da cama? Qual é o lugar dela? "O brinquedo deve ficar jogado no chão? Por quê? Onde podemos guardá-los?". Localizar as coisas fora do lugar, recolocando-as no lugar certo,com ajuda das crianças. Essa atividade ficará mais interessante, se puder ser realizada na casa de bonecas.

3- Perguntar às crianças se é melhor brincar agora (com as coisas arrumadas) ou antes (com as coisas desarrumadas). Ressaltar como ficou tudo melhor e mais fácil de se achar.

4- Concluir parabenizando a todos pela arrumação da casa. As crianças poderão continuar a brincar e depois recolocarão os brinquedos no lugar.

5- Ao final, sentados na rodinha repetir:

                                                              "É bom ter tudo arrumado".

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

O QUE TE FAZ FELIZ?


OBJETIVO: Refletir sobre o que é a Felicidade e como podemos buscá-la.
IDADE: 13 a 18 anos
MATERIAL: quadro-negro e giz

Escreva no quadro a frase: O que te faz feliz?


Deixe que os alunos respondam aleatoriamente.
 Anote abaixo em tópicos algumas respostas.
Depois, escreva a frase: O que te faz infeliz?
Provavelmente eles irão levantar problemas externos, muitas vezes apontando pessoas específicas.
Para definir o que me faz feliz ou infeliz, precisamos entender a felicidade…
A nossa felicidade depende de quem? Ninguém além de nós mesmos.. Então por que dizemos que tais fatores externos me deixam feliz ou infeliz. Nós não podemos dar as rédeas para a nossa felicidade? Como podemos impor limites e usufruir da verdadeira felicidade?
Estas são questões que podem ser levantadas e explicadas durante a aula. Podemos falar sobre a definição de felicidade do Livro dos Espíritos e concluir que a felicidade depende única e exclusivamente de nós mesmos. 

DINÂMICA - VALORES

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

AS BOAS OBRAS QUE VAMOS FAZER



OBJETIVO DA AULA: Conscientizar as crianças da oportunidade de um novo ano que se inicia. Realizar rápida retrospectiva do que foi o ano que se passou. Pensar bastante o que faremos, quais são os nossos “sonhos”. O que mais queremos para nossas vidas. Se preocupamos mais com as coisas materiais, se pensamos um pouco no nosso crescimento espiritual. Qual é a ideia que temos do significado de Boas Obras. O quê representa grandes obras ou pequenas obras? O que o Mestre Jesus espera de nós? Qual é o caminho que Ele nos ensinou a trilhar? Como é a nossa convivência em família na construção das nossas obras? Qual o significado do “Amor ao nosso próximo” e como devemos viver este mandamento?
- Separar os conceitos de obra material e obra espiritual. (Bens materiais X Bens espirituais)
- Enfatizar a necessidade da construção de tesouros que levaremos conosco. Explicar como conseguiremos esta realização.

Conteúdo Evangélico / Doutrinário

Prece inicial

1º Momento: Ler para as crianças - Mateus cap. 5 vers.16

“16 Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus.”


Conversar com as crianças explicando o significado deste profundo ensinamento à luz da doutrina espírita.
Exemplificar com simplicidade para alcançar o entendimento das crianças.
Falar sobre o preparo diário com oração e vigilância.
Correlacionar com profissões, suas funções e benefícios. Sempre tentando “puxar” a “pequena bagagem de conhecimentos” que cada um traz.
Citar pequenos gestos que se transformam em grandes obras em determinadas situações.
Falar da solidariedade das pessoas no incêndio ocorrido no sul recentemente. Traçar um paralelo com as coisas erradas que ocasionaram o terrível acidente.

2° Momento:


Fazer uma dinâmica com as crianças para eles vivenciarem uma situação em que possam realizar uma boa ação e que esta ação represente uma Boa Obra.

Exemplos e Sugestões:

- Uma situação no trânsito, ajudando um idoso, ou cego atravessar a rua. Onde uma criança será o semáforo. Um será o carro, ou bicicleta andando na via. E outros dois ou mais que serão o que vai ajudar e o que será ajudado.

- Uma situação na sala de aula ou em casa, onde alguém precisa de ajuda. Escolher os personagens e auxiliar na dramatização.

Sempre concluindo os benefícios daquele auxílio prestado, os males evitados e as bênçãos recebidas.


3° Momento:

Realizar uma cartilha com gravuras de revistas ou desenhos para colorir.
Os desenhos ou gravuras deverão retratar situações sobre o tema da aula.

4° Momento:

- Recolher os materiais utilizados.
- Concluir o tema da aula

5° Momento:

- Música
- Oração de agradecimento.




FAMÍLIA - COLABORAÇÃO


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quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

AULA INAUGURAL

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Ciclo: 1º Ciclo

OBJETIVO GERAL

Recepcionar e conhecer a turma, motivando-os para o ano de estudo e reforma intima que se
inicia.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 Conhecer os evangelizadores que estarão à frente da turma;
 Interagir entre os pares;
 Estabelecer regras de convívio dentro de sala;
 Compreender o objetivo da ação evangelizadora.

DESENVOLVIMENTO

Prece inicial

 – Dinâmica do espelho 

- Mostrar uma caixa para as crianças com um espelho. Dizer  que lá dentro consta uma coisa que pode mudar o mundo.

 – Dinâmica da virtude

- Refletir sobre como o que eles viram na caixa poderá mudar o mundo. Sugerir que isso pode ser feito nos tornando melhores e que a evangelização é uma ferramenta essencial para isso. Propor uma brincadeira em que cada um vai pensar em uma virtude (explicar o que é virtude e dar exemplos) que gostaria de desenvolver em si mesmo durante o ano para transformar-se. Cada um, inclusive os evangelizadores, vão dizer o  nome, contar um pouco de sua vida, dizer qual virtude e como pretende conseguir isso.

Cada um deve escrever essa virtude em um coraçãozinho e colar no mural.

Combinado - Explicar o que é a evangelização e para que serve. Logo depois

propor que digam como devemos nos comportar na CE

– Prece final

Bibliografia: KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. FEB. Capítulo XVII -
Sede Perfeitos.

CONCLUSÃO

O encontro terá sido satisfatório se os evangelizadores conseguirem transmitir, com  simplicidade e fidelidade, a importância da reforma íntima e o cultivo de virtude em nossa vida. Além disso, o processo inicial de interação é fundamental nesta aula, inclusive no que diz respeito ao aspecto comportamental em sala.