domingo, 20 de janeiro de 2013

PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

É muito importante falar sobre ecologia e preservação do meio ambiente com nossas crianças, não só porque foi Deus quem fez este planeta tão belo para que nós possamos desfrutar do melhor, mas porque o próprio homem está acabando com a grande e maravilhosa obra de Deus. Segue abaixo algumas atividades sobre Educação Ambiental:

Atividade de desenho. É indicado trabalhar com as crianças a temática dos animais encontrados em ambientes naturais como pássaros, borboletas, tartarugas, macacos, etc. Pode ser solicitado que as crianças digam os animais que poderiam compor a paisagem.

Resultado de imagem para PELOS CAMINHOS DA EVANGELIZAÇÃO -  domingo, 20 de janeiro de 2013 PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE


Atividade de colorir.

A professora ou o professor pode criar uma história com as crianças a partir das gravuras e depois colorir as mesmas. Observa-se em uma das gravuras uma vovó em um espaço de horta, e a outra que ilustra um ambiente natural. Podem ser discutidas algumas questões a partir das gravuras, como por exemplo: alimentação saudável, plantação, hortas, etc.


Resultado de imagem para PELOS CAMINHOS DA EVANGELIZAÇÃO -  domingo, 20 de janeiro de 2013 PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Atividade de colorir.

Apontar que os seres humanos fazem parte do ambiente, assim como plantas, animais, água, ar, terra. Cuidar do meio ambiente é cuidar de todas as formas de vida.


Resultado de imagem para PELOS CAMINHOS DA EVANGELIZAÇÃO -  domingo, 20 de janeiro de 2013 PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Atividade de colorir.

A partir da gravura pode-se lançar uma reflexão acerca do que existe na Terra, o que é natural e o que é construído pelos humanos. Refletir sobre a importância do respeito por tudo e por todos.


VALORES










quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

EVANGELHO NO LAR


AULA INICIAL

Resultado de imagem para PELOS CAMINHOS DA EVANGELIZAÇÃO -  quarta-feira, 9 de janeiro de 2013 AULA INICIAL

Prece inicial

1º Momento:

Dinâmica do Sorriso

Material: Bolinhas de papel amassado, feito de papel macher bem coloridos.

Procedimento: Essa dinâmica é usada para descontrair e integrar o grupo de uma forma divertida.

Distribuir para cada criança do grupo cinco bolinhas de papel. Essas deverão estar dispersas no local onde será realizada a brincadeira. Dado o sinal as crianças deverão sair e procurar um companheiro, parar em sua frente, olhar fixamente nos olhos desse companheiro que por sua vez não poderá sorrir. Quem sorrir primeiro pagará uma bolinha para a criança a quem sorriu. Vence quem terminar a brincadeira com mais bolinhas.

 2º. Momento:

 Dinâmica do Presente

 Material. Uma caixa grande de presente contendo varias caixinhas de presentes.

 Prezados Amiguinhos...

Hoje, nós recebemos um presente. Todos nós o recebemos do mesmo tamanho certo? Nós sabemos que levará alguns meses para conhecer melhor esse presente, é como uma destas belas caixas de surpresa, que se lê apenas uma por dia, no nosso caso irá conhecer a cada sábado que é justamente quando nos encontraremos aqui na Escolinha de Jesus... É isso meus amiguinhos!... Levaremos alguns meses de expectativas, de surpresas, de alegrias, as vezes de tristezas também... Mais alegrias que tristezas para quem está perto de Deus.

Mas, além deste presente, este ano em especial, nós recebemos um segundo presente... (Coloque as caixinhas dentro da caixa de sapatos, junto com uma folha com o texto e embrulhe com papel de presente bem vistoso e deixe em local de destaque na sala).

 Inicie a dinâmica se apresentando e com algumas músicas. Convide a turma para sentar em círculo, pode até ser no chão para descontrair. Pegue o presente e retire a "carta"; leia o texto pausadamente e ao chegar à última frase, olhe dentro da caixa, e demonstre surpresa, como se só então tivesse percebido os demais pacotinhos. Passe a caixa ao redor do círculo e peça que cada um tire o seu presente. Peça que abram, leiam cada quadradinho. (Dentro dessa dinâmica você poderá desenvolver um trabalho abordando os temas).

Pergunte:

1) O que vocês acham dessa dinâmica?Foi legal? Por que?
2) Qual dos dois presentes contidos na caixinha nos servirá para toda vida?
3) Quando vocês vieram hoje para cá, era assim que estavam se sentindo?
4) O que seus pais explicaram sobre as aulas de Evangelização?
5) O que vocês acham? Vai ser bom ou vocês acham que vai ser chato?
6) Alguém gostaria de fazer alguma pergunta?

 3º. Momento: Enfatizar a importância da:


a) Freqüência.
b) Do estudo
c) Disciplina do horário.



Resultado de imagem para PELOS CAMINHOS DA EVANGELIZAÇÃO -  quarta-feira, 9 de janeiro de 2013 AULA INICIAL


Tirei esta idéia do site Luterano www.benarte.org.br ( Recebi do Grupo  De Evangelização fiz algumas adaptações). Terezinha Medeiros

AULA INICIAL

Resultado de imagem para pelos caminhos da evangelização-quarta-feira, 9 de janeiro de 2013 AULA INICIAL

AULA INICIAL

 1º Momento: Boas Vindas. Conversar com as crianças sobre suas férias...

 2º Momento: Propor que as crianças procurem um tesouro que se encontra na sala de aula(Esconder o Livro- O Evangelho Segundo o Espiritismo e uma caixa de chocolate).

 3º Momento: A partir daí fazer uma analogia entre o Livro e a caixa de chocolate, desenvolvendo um dialogo em torno do Evangelho de Jesus e da sua importância para nossas vidas, e que só iremos adquirir os ensinamentos do Cristo se participar da Evangelização se tivermos uma boa freqüência e se colocarmos em prática na nossa vivencia diária esses ensinamentos.

 4ºMomento. Ler o texto de “O Mapa do Tesouro”.

 Saulo, naquela tarde, não queria ir à Evangelização Espírita Infantil.Sua mãe já havia explicado inúmeras vezes, que eram lições valiosas, porém, naquele dia foi diferente: ela não disse nada. Pouco tempo depois, chamou o filho e contou-lhe que havia um tesouro escondido em casa. Disse também que ele tinha uma hora para encontrar o tal tesouro, que por sinal era muito importante. O garoto imediatamente, aguçado pela curiosidade, se interessou pela “caça ao tesouro”. Lembrou que a casa era grande, que havia muitos lugares, que não sabia exatamente o que procurava e que o tempo era curto. - Quando você encontrar, saberá que é o que procura - disse apenas a mãe. Saulo começou, então, a busca pelo tesouro. No início foi divertido, mas em pouco tempo estava cansado. Distraiu-se aqui e ali, e quando viu, o tempo estipulado estava acabando. - Não achei.Se eu ao menos tivesse um mapa... - reclamou choroso. - Aqui está - disse a mãe, estendendo um papel que parecia um mapa, com o desenho da casa e um “x” indicando o lugar. Assim, logo encontrou o tal tesouro; seguindo as orientações do mapa, cuidadosamente traçado por sua mãe. O tesouro? Era um bilhete, que estava em uma caixa de papelão, junto com o livro O Evangelho Segundo o Espiritismo. Bilhete Você encontrou o tesouro! Mas entenda... A casa é o mundo; o tempo que você tinha para achar o tesouro representa a sua encarnação atual, que deve ser bem aproveitada. O tesouro é a evolução espiritual, objetivo de cada espírito ao reencarnar. Evoluímos quando praticamos os ensinamentos de Jesus, que é nosso Mestre. Porém, para encontrar um tesouro é muito importante um mapa. A Evangelização Infantil é o seu mapa, pois nas aulas de evangelização aprendemos sobre os ensinamentos de Jesus, que são lições importantes de como agir nas diferentes situações que você encontrará durante a vida. Siga o mapa, indo às aulas de Evangelização, que mostram o caminho do amor e da felicidade. Com amor...

 Mamãe

 Lançar as perguntas abaixo, ouvi-las atentamente e acrescentar mais se for necessário.

 PERGUNTAS:

1-O QUE MAIS TE CHAMOU ATENÇÃO NESSE TEXTO?
2-VOCÊ ACHA QUE A EVANGELIZAÇÃO PODE SER O MAPA DO TESOURO PARA NÓS? POR QUÊ?
3-O QUE TEM DE TÃO IMPORTANTE NESSE MAPA?
4-VOCÊ ACHA QUE A REENCARNAÇÃO É A PORTA PARA A NOSSA EVOLUÇÃO?

 Prece final.

 Material adquirido através do grupo Evangelização Espírita 1 - Adaptações de Teresinha Medeiros.