sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

OLHAI A CRIANÇA!!


Olhai a criança (Pestalozzi)
Quando estiveres entre os teus pequenos, na sala ou no pátio, escrevendo ou criando objetos artísticos, não vos preocupeis tanto com a redação e o objeto: olhai a criança.
Quando confeccionares um lindo painel para o mural de tua instituição, olhai menos para o que estais fazendo, olhai mais para a criança.
A redação, o objeto e o painel são apenas pretextos, tu podes querer que seja uma música ou uma dança, mas não tires seus olhos da criança.
Nunca duvides de que ela é o mais importante do teu trabalho, e que o que fazes só adquire realmente significado se olhares a criança.
Verás a que chora irritada, a que ri contente, a que teme tanto errar que mal consegue ter calma para trabalhar.
Verás a criança ansiosa par acabar e brincar, e a que até se esquece do que está fazendo, enquanto viaja por sua própria imaginação.
Verás a criança amedrontada e aflita, e poderás ajudá-la a encontrar coragem e serenidade.
Verás a criança que chora, e poderás sentar-te ao lado dela até que as lágrimas cessem. Verás a criança que anseia e procura, e poderás auxiliá-la em sua busca.
Verás a criança autêntica, e poderás cultivar sua autenticidade.
Verás a criança alegre, e te alegrarás junto dela.
Se olhares a criança, verás um mundo até então desconhecido. Verás a flor dos sentimentos, a raiz dos valores, a seiva da confiança.
Verás o que está por trás das chamadas malcriações, verás mais e mais além de todas as aparências do mundo adulto, se aprenderes a olhar a criança.
Se olhares a criança, com ternura e paciência, com muita atenção, verás Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário