terça-feira, 26 de março de 2019

RESPEITO A PROPRIEDADE ALHEIA



PRECE

MOTIVAÇÃO:
Desarrumar a sala de aula, virando cadeiras, espalhando papéis, lápis, etc.. Encenar que está surpreso, triste, chateado com aquela bagunça. Pedir às crianças que ajudem a arrumar a sala.
Perguntar: Gostaram de encontrar a salinha toda desarrumada?
            De que jeito vocês preferem encontrar a salinha?
            Vocês gostam que desarrumem a casa de vocês?
Gancho: Que direito temos então de estragar as coisas dos outros?
Comentar: Por isso devemos ter respeito à propriedade alheia.

DESENVOLVIMENTO:
Explicar: “Respeito à Propriedade Alheia”, palavra por palavra. (escrever no quadro)
Comentar: Temos direito de ganhar e guardar as coisas se nós as conseguimos de forma honesta.
            Temos o direito de defender o que é nosso.
            Se alguém rouba nosso dinheiro, devemos chamar a polícia.
            Bom, se você não gosta que estraguem ou roubem suas coisas, outra pessoa não tem direito de estragá-las ou roubá-las, certo? Então, nós não temos o direito de pegar ou estragar o que é não é de outra pessoa! (dar exemplos).
Perguntar: E por que devemos conservar as ruas limpas, não danificar o orelhão e as praças, não pisar na grama do parque e etc.? São de alguém essas coisas?
Explicar: É de todo mundo! Por isso devemos conservá-las muuuuuuuuuiiiiittooooo bem! Inclusive nós somos donos também. Pagamos aquelas coisas através de impostos.
            Não é ruim quando encontramos o orelhão não funcionando, a rua suja, o ônibus estragado? Por isso não devemos fazer o mesmo!

ATIVIDADE:          
  Tirar frases de uma sacola com coisas que devemos e que não devemos fazer para respeitarmos a propriedade alheia, explicando o por que e afixando em um quadro “Devemos x Não devemos”
    Atividade de marcar e colorir.

CONCLUSÃO:
Comentar a frase: “Nossos direitos terminam onde começam os do próximo” (afixar o cartaz).

PRECE FINAL

setstats1

Nenhum comentário:

Postar um comentário