PRECE
MOTIVAÇÃO:
Desarrumar a sala de aula,
virando cadeiras, espalhando papéis, lápis, etc.. Encenar que está surpreso,
triste, chateado com aquela bagunça. Pedir às crianças que ajudem a arrumar a
sala.
Perguntar: Gostaram
de encontrar a salinha toda desarrumada?
De
que jeito vocês preferem encontrar a salinha?
Vocês
gostam que desarrumem a casa de vocês?
Gancho: Que
direito temos então de estragar as coisas dos outros?
Comentar: Por isso
devemos ter respeito à propriedade alheia.
DESENVOLVIMENTO:
Explicar: “Respeito
à Propriedade Alheia”, palavra por palavra. (escrever no quadro)
Comentar: Temos direito de ganhar e guardar as coisas se nós
as conseguimos de forma honesta.
Temos o direito de defender o que é nosso.
Se
alguém rouba nosso dinheiro, devemos chamar a polícia.
Bom,
se você não gosta que estraguem ou roubem suas coisas, outra pessoa não tem
direito de estragá-las ou roubá-las, certo? Então, nós não temos o direito de
pegar ou estragar o que é não é de outra pessoa! (dar exemplos).
Perguntar: E por que devemos conservar as ruas limpas, não
danificar o orelhão e as praças, não pisar na grama do parque e etc.? São de
alguém essas coisas?
Explicar: É de todo
mundo! Por isso devemos conservá-las muuuuuuuuuiiiiittooooo bem! Inclusive nós
somos donos também. Pagamos aquelas coisas através de impostos.
Não é
ruim quando encontramos o orelhão não funcionando, a rua suja, o ônibus
estragado? Por isso não devemos fazer o mesmo!
ATIVIDADE:
Tirar frases de uma sacola com
coisas que devemos e que não devemos fazer para respeitarmos a propriedade
alheia, explicando o por que e afixando em um quadro “Devemos x Não devemos”
Atividade de marcar e colorir.
CONCLUSÃO:
Comentar a frase: “Nossos direitos terminam onde
começam os do próximo” (afixar o cartaz).
PRECE FINAL
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