Tema: Livre-arbítrio e determinismo
Faixa etária: 11 a 12 anos.
1º momento: explicitar o tema
Começaremos a aula dando ordens.
Entramos muito serias e começamos a arrumar as cadeiras e mandar que eles sentem onde determinamos, falando com imposição – quase tiranas.
Falar com eles durante um tempo desta forma e então, quando eles estiverem sem entender nada, a gente quebra o jogo e começa a falar com eles sobre o tema – a opção de fazer tal ou qual coisa, de falar de tal ou qual maneira, etc.
(Penso que podemos entrar neste jogo porque isso auxilia na vivência. Quando só falamos sobre alguma coisa eles imaginam aquilo, mas não sentem, não vivem – acho que podemos combinar bem isso para que fique bem legal e então possamos trabalhar com eles essas variações de utilizar a voz, o corpo, as escolhas)
Primeira coisa após nosso teatro: vamos pedir que escolham entre duas opções de carta: a carta 1 ou a carta 2. Dentro de cada carta há um nome, que é o nome do time que eles deverão ficar. Um será o time A o outro será o time B. Quando cada um souber seu time, dividimos a sala em duas partes e cada time sentará de uma lado, de frente para nós.
Para explicitar o tema vamos utilizar um jogo:
Em um painel temos dois homens – de um lado o “homem –livre” e do outro o “homem-máquina”. O objetivo é que eles, sem que a gente diga nada, peguem as características que estão espalhadas pela mesa e distribua para cada um deles de acordo com o que eles acham que cada um significa. Depois desse momento, falamos um pouco sobre o assunto.
2º momento: Jogo do livre-arbítrio
Temos um painel com cinco perguntas. Cada pergunta possui duas repostas (uma certa e uma errada), de acordo com cada resposta existe uma conseqüência.
Eles deverão eleger um representante para cada pergunta. E os dois representantes deverão tirar na sorte quem vai responder a pergunta.
Quando responder, o representante deverá tirar também a conseqüência da ação que ele praticou. Isso dará ao grupo alguma coisa ou tirará deles alguma coisa.
No final do jogo, o grupo vai contar as cartinhas para ver quais coisas eles conquistaram ou perderam e trocarão essas cartas pelas coisas reais, caso queiram ou não.
No final de tudo, discutimos os resultados para dar fechamento à aula.
Se sobrar tempo, realizar uma encenação com os itens sorteados por eles.
Montar uma Cena
Damos a eles a seguinte situação: “todos estão em uma sorveteria, um dos rapazes, sem querer,esbarra em uma jovem e derruba sorvete sobre ela”
Os grupos devem imaginar duas situações e demonstrar para a turma (da forma que quiserem, usando os itens sorteados a medida que formos falando)
* uma fruta, um carro, uma pessoa famosa,etc.
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