sábado, 24 de novembro de 2018

SIGNIFICADO DOS LAÇOS DE FAMÍLIA





O Evangelizador deverá:
Narrar a história: "A Joia da Família"

Fazer perguntas sobre a narrativa.


A JOIA DA FAMÍLIA

Donana ficara viúva, pobre e com três filhos ainda em idade escolar.

- Agora, como vai ser nossa vida mamãe? perguntaram tristes e assustados os meninos. Onde arranjaremos dinheiro para as despesas?A Senhora já pensou nos gastos da casa, com livros e cadernos?

- Não se alarmem, meus filhos! Posso trabalhar, sei costurar e no caso de grande necessidade, poderei lançar mão de uma valiosa joia da família que possuímos.

- Mas, nós também  poderíamos ajudá-la, arranjando algum trabalhinho continuaram os garotos.

- Sim, mas vocês poderão ajudar-me bastante, estudando, estudando cada vez mais. Logo terei três homens instruídos, capacitados para o trabalho e recebendo bons ordenados. Aí poderei descansar. Com um pouco de economia e boa vontade, vocês verão que tudo se arranjará.
Unidos, venceremos!
E Donana começou a costurar. As dificuldades foram muitas. Ela porém, escondia dos filhos os seus momentos de cansaço e as suas grandes dificuldades. E quantas surgiam com o tempo que corria! Eram doenças, gastos extras, a alta dos preços...
Quantas vezes Donana era obrigada a repetir para os filhos: - Continuem estudando; se for necessário
lançaremos mão da joia da família.

Os meninos cresceram unidos, compreensivos, colaborando no que podiam e já eram moços, quando Donana veio a falecer. Ela tivera grande alegria com os filhos e chegara a gozar de um certo descanso.
- Ainda bem que mamãe nunca precisou passar pelas mágoas de se desfazer da joia da família, disseram os rapazes, ao encontrarem o cofre. Mas, ao abrirem-no, que surpresa!
No cofre vazio, encontrava-se apenas um papelzinho com estas palavras:
"Meus filhos:
A joia mais preciosa que uma família pode possuir, nós sempre a possuímos: é a união entre todos os seus membros. A união pela fé em Deus, pelo amor, pelo trabalho honrado.
Esta joia, meus filhos, vocês, vocês bem conhece,são testemunhas do seu valor.
Ela constitui a herança que com todo carinho deixo a vocês.
                           
                                                         Sua Mãe."

Nenhum comentário:

Postar um comentário