OBJETIVO: Formar na criança o impulso ao amor, a aplicar o amor em suas atitudes para com o próximo. Que devemos fazer ao próximo somente aquilo que gostaríamos que fizessem conosco. A importância do amor na sociedade, na família, em toda parte.
DESENVOLVIMENTO:
1º MOMENTO: Incentivação inicial: Narrar a história do livro: “A galinha afetuosa”.
2º MOMENTO:. Desenvolvimento no tema:
Devemos amar o próximo e a nós mesmos. O que é se amar?* É fazer sempre o melhor para si, sem prejudicar os outros; * É ter respeito consigo mesmo, não prejudicar seu corpo e seu espírito.
O que é amar o
próximo?* É procurar sempre fazer o melhor para ele, mesmo que ele não perceba
nossas intenções; * É respeitá-lo, não tentando obrigá-lo a ser como a gente
gostaria que ele fosse;* É esclarecê-lo em todos os assuntos que pudermos;* É
também praticar a caridade moral e material, que são a expressão prática do
amor;* É, em síntese, seguir o ensinamento do Cristo: Fazer aos outros
exatamente o que gostaríamos que nos fizessem e não fazer aos outros o que não
gostaríamos que nos fizessem.
A quem devemos amar,
ou seja, quem é o nosso próximo? Todos, encarnados e desencarnados são nossos
próximos e devemos amar e ajudar sempre que pudermos, sem olhar a quem.
Como gostar de uma pessoa muito diferente de nós e cheia de
defeitos?* Percebendo que ela é filha de Deus como nós, portanto merece amor;*
Refletindo que nós também somos cheios de defeitos e queremos que os outros
gostem de nós;* Sabendo que os defeitos das pessoas não vão durar para sempre e
que podemos, inclusive, ajudá-las a superá-los.
Por que e para que
devemos amar as pessoas?* Porque o amor é a manifestação de Deus em nossas
vidas, é a prova de que ele existe; * Porque ele é o meio mais fácil e rápido
para evoluirmos, já que evita que pratiquemos o mal; * Para termos uma vida
mais alegre e fazermos felizes aqueles que recebem o nosso amor.
O amor é só um, mas o
sentimos e manifestamos de várias formas:* Amor maternal, paternal, filial,
fraternal, romântico...
3º MOMENTO:
ATIVIDADE DINÂMICA
Eu fiz para Você …
MATERIAL: lápis colorido ou canetas, cartolinas ou papel ofício recortados em formato de corações.
COMO APLICAR: Explicar ao grupo que a missão de cada um é escrever nos corações nomes de pessoas queridas, pessoas que eles deixariam morar em seus. Cada um poderá criar um slogan, um desenho, uma palavra que reflita o que aquela pessoa representa. Depois que cada criança apresentar quem ele convidaria a morar em seu coração, propor que guardemos os corações em uma caixinha e no final faremos uma prece aos amigos. O evangelizador depois de ouvir as crianças, entregará mais alguns corações e escrever nomes de pessoas que estão em hospitais, presídios, etc.
Este é um exercício de amor ao próximo através de nossas atitudes e do cuidado com o outro. Após a entrega, observar:
- como foi feito a tarefa? Com capricho ou com má vontade?
- a mensagem ou slogan é positivo??
Eu fiz para Você …
MATERIAL: lápis colorido ou canetas, cartolinas ou papel ofício recortados em formato de corações.
COMO APLICAR: Explicar ao grupo que a missão de cada um é escrever nos corações nomes de pessoas queridas, pessoas que eles deixariam morar em seus. Cada um poderá criar um slogan, um desenho, uma palavra que reflita o que aquela pessoa representa. Depois que cada criança apresentar quem ele convidaria a morar em seu coração, propor que guardemos os corações em uma caixinha e no final faremos uma prece aos amigos. O evangelizador depois de ouvir as crianças, entregará mais alguns corações e escrever nomes de pessoas que estão em hospitais, presídios, etc.
Este é um exercício de amor ao próximo através de nossas atitudes e do cuidado com o outro. Após a entrega, observar:
- como foi feito a tarefa? Com capricho ou com má vontade?
- a mensagem ou slogan é positivo??
PRECE FINAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário