Sub-TEMA: Lei de liberdade: livre-arbítrio
MÚSICA INICIAL:
PRECE:
FAZER A MENTALIZAÇÃO DO LAGO – rápido.
Dinâmica: Fazer uma dinâmica do livro, O caminho Oculto
Contar antes a história, parte: – Leonardo – O Sublime encontro – A rogativa.
Dinâmica: - Dá as crianças algumas responsabilidades: Dizer a eles, que de agora em diante, segundo o que ouviram sobre o Leonardo, que eles farão de contas que serão o Leonardo e daremos várias situações e que eles escolherão o que fazer.
Fazer um caminho, onde eles irão passar, colocar no decorrer desse caminho, um brinquedo (ex. uma boneca e ao lado uma atividade que terão que fazer, eles terão que escolher o que querem fazer. Anotar pelo nome as atividades que as crianças escolheram.
1 – A vaca doente – Tinha uma perna quebrada e várias feridas no corpo. Apelava para vc, com o olhar muito triste, como a suplicar-lhe uma gota d’água. O animal tinha sede, muita sede. Essa vaquinha dá leite todos os dias para você. O que você pode fazer?
- Ao lado, colocar um brinquedo.
2 - O VELHO SERVIDOR - O velhinho, de cabelos brancos, seguia dificilmente, suportando pequeno fardo as costas, ele olha pra você e diz: - Meu bom rapaz, ajude-me, por favor! Venho do moinho de seu pai, onde recebi o farelo que devo entregar ao vizinho. . . Creio, porém, que meu velho corpo não está funcionando bem... A cabeça anda-me à roda, tenho as pernas doridas, receio cair a qualquer momento. O que você pode fazer?
3 - A MERENDA - Leonardo, hoje ainda não comi coisa alguma... Tive medo de ficar atrasado nas lições e não quis perder a aula, embora viesse com bastante fome... Torcia as mãos, acanhado por pedir. Prosseguiu, explicando: — “Seu” Januário não me pagou os serviços que fiz em casa dele, na semana passada, e, por isso, como mamãe tem andado doente, não nos foi possível comprar nem mesmo o café... O que vc pode fazer por ele?
4 - A REFEIÇÃO - O pai já havia chegado, preparando-se para o almoço. Viera suado, mas prazenteiro, carregando dois cestos pesados de morangos, cenouras, bananas e abacaxis. A mãe chamou Leonardo para o almoço. Ele queria comer bife, a mãe disse que nesse dia teria ovos. O que vc faria no lugar dele?
Anotar todas as reações de cada criança. Ao final retornarem para o grupo e se reúnam em círculo, para analisar todos juntos o que houve? Como foram as respostas, quem preferiu o brinquedo e porquê. Relembrar a rogativa de Leonardo a Jesus, se for necessário, releia a mesma.
Deixar todos darem suas opiniões e finalizar lendo o texto REENCONTRO. E finalizar com as explicações do mestre.
Ler para eles, os quadros do comportamento do Leonardo, dos 4 casos que abordamos, ao ler cada caso, pedir que façam uma comparação entre a escolha que Leonardo e fez e que eles fizeram na dinâmica.
Finalizar dizendo pra eles que somos responsáveis por nossas escolhas. Tudo o que fazemos de bem ou de mal, sempre haverá retorno para nós mesmos, quando fazemos o bem conquistamos amigos, quando fazemos o mal, conquistamos inimigos, até mesmo dentro da família.
Citar o ensinamento de Jesus.
Mt, 16: 27 - “A cada um segundo as suas obras.”
Finalizar com prece, ensinar a eles pra toda noite ao orar, fazer um exame de tudo o que fizeram durante o dia, e analisar onde erraram e onde podem melhorar.
LIGA-PALAVRA
Ligar as palavras correspondentes.
SE EU SEMEAR … COLHEREI …
ROSEIRAS
ESPINHEIROS
AMOR
VENTOS
ÁRVORES FRUTÍFERAS
FRUTOS
AMIZADE
TEMPESTADE
ROSAS
ESPINHOS
Evangelizadora - Luiza Helena Neiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário