segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

ALEGRIA

Resultado de imagem para PELOS CAMINHOS DA EVANGELIZAÇÃO - ALEGRIA


OBJETIVO GERAL

* Identificar, nas várias situações apresentadas, atitudes de alegria.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Fazer com que as crianças apreendam:

* A alegria é um sentimento bom que nos faz sentir bem. Sorrir é um gesto muito bonito e saudável.

* Ser alegre é mostrar que gosta da vida, do lugar onde mora e dos amigos.

* Em todos os lugares podemos estar alegres; na escola, em casa, nas brincadeiras e quando estamos com nossos amigos.

DESENVOLVIMENTO

Pegar um fantoche de palhaço e perguntar as crianças:
Quem é alegre aqui nesta sala?
O que você faz quando está alegre?
Vocês gostam das pessoas alegres?


Contar a história da alegria e para as crianças:

"COMO NASCEU A ALEGRIA"  (Rubem Alves)

Você pode não acreditar, mas é verdade: muitos anos atrás a terra era um jardim maravilhoso.
[...] Flores havia aos milhares. Todas eram lindas. Mas, infelizmente, todas elas eram igualmente vaidosas e cada uma pensava ser a mais bela. E, exibindo as suas pétalas, umas para as outras, elas se perguntavam, sem parar:
- Não sou a mais linda de todas? Até pareciam a madrasta da Branca de Neve.
Por causa da vaidade, nenhuma delas ouvia o que as outras diziam e nem percebiam que todas eram igualmente belas. Por isso, todas ficavam sem resposta.
E eram, assim, belas e infelizes.
No meio de tanta beleza infeliz, entretanto, certo dia uma coisa inesperada aconteceu: uma florinha, que estava crescendo dentro de um botão, e que deveria ser igualmente bela e infeliz, cortou uma de suas pétalas num espinho, ao nascer.A florinha nem ligou e vivia muito feliz com sua pétala partida. Ela não doía. Era uma pétala macia. Era amiga.
Até que ela começou a notar que as outras flores a olhavam com olhos espantados. E percebeu, então, que era diferente.
- Por que é que as outras flores me olham assim, papai, com tanto espanto, olhos tão fixos na minha pétala...?
[...]
- Acho que é porque eu sou meio esquisita.
E ela foi ficando triste, triste... Não por causa da sua pétala rachada, mas por causa dos olhos das outras flores.
[...]
Até que ela chorou. Coisa que nunca tinha acontecido com as flores belas e infelizes. A terra levou um susto quando sentiu o pingo de uma lágrima quente, porque as outras flores não choravam. E ela chamou a árvore e lhe contou baixinho:

- A florinha está chorando. E a terra chorou também. A árvore chamou os pássaros e lhes contou o que estava acontecendo. E, enquanto falava, foi murchando [...] O sol, sempre amigo e brincalhão, não agüentou ver tanta tristeza. Chorou também.
A florinha abriu os olhos e se espantou com todo aquele reboliço. Nunca pensou que fosse tão querida [...] E foi então que aconteceu o milagre. As flores belas e infelizes não tinham perfume, porque nunca riam. Quando a florinha sorriu, pela primeira vez, o perfume bom da flor apareceu. [...] E sentiram, pela primeira vez, que a florinha, lá dentro do seu sorriso, era doce, virava mel... De como a tristeza saiu do choro, do choro surgiu o riso e o riso virou perfume.A florinha não se esqueceu de sua pétala partida. Só que, deste dia em diante, ela não mais sofria ao olhar para ela, mas a agradava, como boa amiga.

 Questionar as crianças:

 De acordo com a história, como era a terra?

 Quem vivia nessa terra? Que animais? Que plantas? O que eles faziam?

 Será que todas as flores tem a sua beleza?

 Por que a florinha da história chorou?

 O que aconteceu com a florinha para deixá-la tão triste?

 E como foi que nasceu a alegria?

 O que era o sorriso da florzinha?

 O que significa a tristeza? E a alegria?

O que nos deixa triste? Quando ficamos tristes o que acontece?

O que nos deixa alegre?

Questionar:

   E vocês? Como estão se sentindo agora? Vocês estão felizes?
   Vocês já viram como ficamos bonitos quando sorrimos?
         
Mostrar um espelho para as crianças e pedir para que elas se desenhem alegremente

Dar imagem do palhaço para as crianças colorirem e colarem algodão no cabelo

CONCLUSÃO
A aula será considerada satisfatória se a criança perceber quem que é alegre, como deve tratar os seus amigos e como se fazer mais feliz
 


APOSTILA DA FEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário