Objetivo:
Despertar a compreensão de que devemos
tratar todas as pessoas com respeito, independente das diferenças ou idade.
-Sensibilizar
a criança quanto ao trato com pessoas com deficiência.
CONTEÚDO
Q. 371 a 374, L.E: Respostas dos
espíritos a Kardec sobre a idiotia (como a deficiência mental era chamada
séculos atrás).“É uma expiação decorrente do abuso que fizeram de certas
faculdades. É um estacionamento temporário”. Complementa dizendo:“O gênio se
torna por vezes um flagelo, quando dele abusa o homem”.
Segundo a doutrina espírita, reencarnar com alguma
deficiência é uma oportunidade abençoada de evolução, inclusive para os pais
que assumem esta sublime missão.
Mesmo diante do turbilhão de dificuldades, um novo caminho pode ser trilhado quando se descobre que, apesar das limitações e de necessidades especiais, existe um potencial a ser desenvolvido e que deve ser estimulado por meio de uma educação que permita o aprendizado, além do amor, que é fator fundamental no desenvolvimento de qualquer criança. Mergulhando neste universo desconhecido por muitas pessoas e fugindo de regras consideradas normais pela sociedade.
Mesmo diante do turbilhão de dificuldades, um novo caminho pode ser trilhado quando se descobre que, apesar das limitações e de necessidades especiais, existe um potencial a ser desenvolvido e que deve ser estimulado por meio de uma educação que permita o aprendizado, além do amor, que é fator fundamental no desenvolvimento de qualquer criança. Mergulhando neste universo desconhecido por muitas pessoas e fugindo de regras consideradas normais pela sociedade.
Atividade
Introdutória:
Jogo “Encontre o objeto”.
O
jogo deverá ser feito em trios.
Cada
criança do trio fará um papel diferente: surdo-mudo, cego, ouvinte-visual.
A
criança que for “ouvinte-visual” deverá sair da sala para que o objeto seja
escondido pelo evangelizador.
As
crianças que ficarem com o papel do cego e do surdo-mudo deverão ficar em lados
opostos da sala, de modo que a criança “surda-muda” fique próximo da porta.
Após esconder o objeto o evangelizador
terá que espalhar as cadeiras pelo meio da sala para que elas sirvam de
obstáculo.
Quando a sala estiver pronta, a
criança ouvinte-visual poderá entrar em sala. A criança surda-muda deverá
explicar para a criança ouvinte-visual onde o objeto foi escondido através de
mímicas. Assim que a criança ouvinte-visual compreender ela deverá atravessar a
sala, pegar o objeto e entregar para criança cega que, por sua vez, deverá
atravessar a sala desviando dos obstáculos. A criança ouvinte-visual deverá
guiar a criança cega, dando dicas de onde pisar. Assim que ela atravessar a
sala, ela devera entregar o objeto para criança surda muda.
Ganha a equipe que fizer o trajeto em menor tempo.
Como
tratar pessoas com deficiência?
O evangelizador deverá entregar várias tiras de papel
como maneiras de tratar pessoas com deficiência. Pedir que eles classificarem
as dicas de acordo com a deficiência.
Vídeo
Mostrar vídeo sobre acessibilidade e perguntar se eles
observação isso na sociedade
Criação de
Cartaz
As crianças deverão fazer um cartaz ressaltando o seu desejo
sobre acessibilidade.
RESPEITO PELA
DIVERSIDADE HUMANA É PRIMEIRO PASSO PARA
CONSTRUIRMOS UMA SOCIEDADE INCLUSIVA.
Não se apoie na
cadeira de rodas, isso incomoda a pessoa com deficiência. Esse equipamento
completa a sua mobilidade.
Para iniciar uma
conversa com uma pessoa surda, acene ou toque levemente em seu braço.
Não é correto a
utilização do termo surdo-mudo. Há pessoas que falam normalmente e as que falam
pela língua de sinais.
Use naturalmente
termos como “cego”, “ver” e “olhar”. Os cegos também os utilizam.
Ao conduzir uma
pessoa cega, ofereça seu braço para que ela segure. Não a agarre nem puxe pelo
braço ou pela bengala.
Não subestime a
pessoa com deficiência intelectual. Dê-lhe atenção.
Cumprimente-a
normalmente. Ajude somente quando houver necessidade ou quando for solicitado.
Não confunda
deficiência intelectual com doença mental. A pessoa com deficiência intelectual
compreende normalmente a sua realidade.
Ao chegar perto de
uma pessoa surdo-cega, toque-a levemente nas mãos para sinalizar que está ao
seu lado.
Alguns surdos-cegos
comunicam-se colocando a mão em seu maxilar para senti a vibração do som que
você está emitindo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário