Objetivo:
Mostrar que uma das coisas que a Doutrina Espírita veio nos esclarecer, é que podemos aprender aqui na escola de evangelização, é que todos nós seres humanos somos espíritos.
Levar a seguinte frase(ou colocar no quadro):
Espíritos são os seres inteligentes criados por Deus e que habitam o Universo, quer estejam encarnados ou desencarnados. Todos nós seres humanos, somos Espíritos!
Perguntar o que significam as palavras grifadas - encarnados e desencarnados – ouvi-los e explicar.
- Espírito encarnado = alma
- Espírito desencarnado = Espírito
Para viver aqui neste planeta (respirar, falar, comer, ouvir, tocar as coisas que tem aqui no planeta, etc.), precisamos de:
Corpo= formado por matéria mais bruta (carbono, água, etc.)
Perispirito= formado por matéria mais sutil, mais leve do que o corpo, matéria intermediária, entre a matéria do corpo e a energia do Espírito
Espírito= formado por energia
Levar para a sala vários tipos de copos e xícaras (o importante é que tenham formato diferentes, pode ser também potes de plásticos de formatos diferentes). Levar um vasilhame onde possa colocar água, e levar ainda algumas substâncias que tenha cheiro forte (pode ser um perfume, e/ou baunilha, e/ou um produto de limpeza, etc.).
Arrumar os copos e xícaras sob uma mesa (ou potes plásticos), pedindo que observem as diferenças na forma, cor, etc. entre estes objetos comparar estes objetos com os corpos que nós Espíritos usamos para habitar este planeta, cada pessoa tem um corpo diferente do outro, e este corpo muda de uma vida para outra que um mesmo Espírito tenha aqui na Terra.
- encher cada um destes objetos com água, pedir que observem que a medida que se vai enchendo os objetos com água, a água vai tomando a forma do objeto (copo, xícara). # Comparar o líquido com o perispírito, que toma a forma do corpo! Se o corpo é baixo o perispírito também o será, e assim por diante.
Colocar cada essência em um copo diferente, pedir que sintam os diversos cherios nos diversos copos, observe que a essência não tem a forma do copo # comparar o cheiro, a essência com o Espírito, o qual não tem a forma do corpo, bem definida.
Portanto:
1- Para que sintamos o perfume, o cheiro da essência, ou seja, para que a essência se manifeste, é necessário que haja o líquido e para que o líquido possa receber a essência, é necessário que ele esteja num copo. O mesmo se dá com o Espírito (=essência, cheiro), para que ele se habite este planeta, é necessário que ele tenha um perispirito (= líquido), que para receber o Espírito é necessário que tenha um corpo (=copo, xícara).
2- copo# corpo, formado por matéria bruta
líquido# perispirito, formado por matéria mais leve que o copo
essência/cheiro # Espírito, formado por energia
Nenhum comentário:
Postar um comentário