VALORES
OBJETIVOS: Reconhecer seus próprios
valores e os valores dos outros. Partilha.
MATERIAL: Cartões onde devem estar escritos valores,
os mais diversos possíveis.
PROCEDIMENTOS: Cada participante recebe
um cartão com um determinado valor (de preferência, um valor que ele possa
ter); por exemplo: otimismo, alegria, esperança, solidariedade, justiça,
gratuidade, partilha, sinceridade, honestidade, etc..
Alguns instantes de
reflexão pessoal.
Cada participante vai
dizer então se possui ou não este valor apresentado pelo cartão,
justificando-se.
Ao final da dinâmica, é
bom que cada um compartilhe como se sentiu no correr da dinâmica, com como os
valores que descobriu em si e nos outros companheiros.
RÓTULOS
OBJETIVOS: Questionar a facilidade
com que rotulamos as pessoas,
tentando julgá-las menos por seu conteúdo intrínseco e pessoal do que pela
eventual “ embalagem “ simbolizada por seus trajes, hábitos, família, situação
intelectual ou social, etc.
MATERIAL: Crachás que sejam como rótulos para os
participantes, com os dizeres:
a)
Sou engraçado: ria
b)
Sou tímido: ajude-me
c)
Sou mentiroso: desconfie
d)
Sou
surdo: grite
e)
Sou criativo: ouça-me
f)
Sou pouco inteligente: ignore-me
g)
Sou muito poderoso: bajule-me
PROCESSO: Os participantes são divididos em grupos
de cinco ou seis elementos.
Cada participante
receberá seu rótulo já colado na testa (de modo que ele não leia antes e nem
durante a dinâmica).
Motivar todos a discutir
soluções possíveis para algum problema determinado, contando que, durante a
discussão levem em consideração o rótulo que cada um está usando.
Discutir o tema
proposto, considerando o outro a partir do rótulo.
Concluir a experiência
avaliando e partilhando os sentimentos vividos e o que isso tem a ver com nossa
vida, como rotulamos as pessoas e como melhorar nossa comunicação.
ESTOURANDO BALÕES
OBJETIVOS: Este é um exercício de
competição, onde vencer[á aquele que conseguir manter-se, até o final, com os balões cheios, presos à cintura (ou
pelo menos um).
MATERIAL:
Balões coloridos, barbante.
PROCESSO: Distribuir dois balões (bexigas) para cada
participante.
Distribuir, também, um
pedaço de barbante suficientemente grande para amarrá-lo à cintura, junto com
os balões.
Encher os dois balões e
prendê-los ao barbante, um de cada lado da cintura.
Cada pessoa deve tentar
estourar os balões da outra, protegendo ao mesmo tempo, os seus balões.
Deve-se utilizar,
apenas, as mãos – evitar, portanto, objetos que possam provocar acidentes
(palitos, unhas, alfinetes, etc.).
O PRESENTE/ EU GOSTO DO FULANO
PORQUE....
OBJETIVOS: Excelente para ser aplicada após intervalos longos
(depois do almoço ou após uma seqüência de atividades que venham a provocar
cansaço mental).
MATERIAL:
Não é necessário.
PROCESSO: Formar um círculo, bem amplo, o mais espaçado
possível, com cadeiras.
Sugerir que todos
guardem o seu material, tudo o que estiver sobre as cadeiras ou no colo, não
esquecer de colocar os nomes nas suas pastas ou apostilas, porque “ isso aqui
vai virar uma grande confusão.
Solicitar um voluntário e orientar que ele fique no centro do grupo,
em pé.
Retirar do círculo a
cadeira que ele (o voluntário) estava sentado.
Proceder o início do
exercício dizendo que “sempre ficará
alguém sobrando, uma vez que foi retirada uma cadeira”.
“Quem ficar no centro, deverá dizer – sem
demora, agilmente – bem alto, o seguinte:
“Eu trouxe um presente para pessoa que....” ou “Eu gosto de
(Nome da pessoa) porque está usando...”
Exemplos de opções:
...estiver de jeans.
...usa óculos.
...tem duas orelhas.
...usa brincos.
Usar de toda
criatividade possível.
Todas as pessoas que se
enquadrarem no que for dito, devem trocar de lugar, rapidamente, inclusive a
que estiver no centro ; sempre sobrará alguém, que deverá continuar a
brincadeira.
As pessoas que sobrem no
centro, a partir de duas vezes, pagarão uma prenda especial (imitar um animal,
dançar uma música), ao final ao critério do grupo.
MURAL
OBJETIVOS: Esta é uma dinâmica
baseada nos fundamentos da Andragogia (educação de adultos). É uma forma bem
dinâmica e eficaz para assimilação de determinados conteúdos e conceitos.
MATERIAL: Texto para leitura, cola, tesoura,
cartolinas, lápis coloridos, revistas, pincéis atômicos, etc.
PROCESSO: Inicialmente, distribuir o texto ou
material de leitura, onde será embasada a elaboração do mural.
Separar a turma em
pequenos grupos, de até seis participantes.
Orientar para que cada
pessoa faça uma leitura bem geral, destacando os aspectos mais significativos
do texto (ou material recebido).
Em seguida, fazer os
destaques junto com o grupo, de modo a estabelecer um consenso.
Utilizando o material
recebido e toda a criatividade possível, elaborar um “Cartaz Andragógico”,
representando a idéia central estabelecida pelo grupo.
Podem ser acrescentados
títulos, frases de legenda, desenhos à mão livre, etc.
Cada grupo, ao final,
elegerá um relator e fará sua apresentação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário