quinta-feira, 4 de junho de 2015

MEDO




EVANGELIZAÇÃO INFANTIL – NÚCLEO ESPÍRITA “O SEMEADOR”
CICLO I - FAIXA ETÁRIA: 6 A 7 anos

TEMA: MEDOS

 OBJETIVO INFORMATIVO: Levar as crianças a compreenderem o que significa o medo, quando o
sentimos, porque sentimos medo, do que temos medo e como lidar com ele. Levá-los a entender que nunca estamos sós, sempre temos Deus ao nosso lado, nossos anjos guardiães, que embora invisíveis para nós,sempre estão presentes em nossa vida através da bondade divina de Deus nosso Pai, somos sempre amparados mesmos nos momentos de grande dificuldade e medo.

OBJETIVO FORMATIVO: Formar na criança a confiança na proteção divina, e a coragem para assumir e enfrentar seus medos. Sem ter vergonha deles.

 MATERIAL: Caixa de papelão encapada, caixa de BIS, livro “Franklin tem medo do escuro”, caixinhas de fósforo encapadas de preto, folhas sulfite, lápis n.02, borracha, apontador, lápis de cor.

1) PRECE INICIAL

2) INCENTIVAÇÃO INICIAL:

Brincadeira das caixas. Uma caixa encapada com desenhos de insetos, bem assustadora. Na parte superior, uma abertura para enfiar a mão. Perguntar quem quer arriscar e ver o que há lá dentro.
Com a condição que não conte para os demais. (se a caixa estiver em uma tenda escura, melhor)
Dentro, uma mistura de papel picado, grãos (arroz, feijão, etc), algodão, materiais com texturas diferentes.
Misturado, alguns chocolates “BIS”.
Quem conseguir colocar a mão e pegar, ganha o chocolate.
Depois que todos tentarem, abrir a caixa e mostrar o que havia lá.
Perguntar: quem ficou com medo?
Por que ficamos com medo? – Por que não conhecíamos, não podíamos ver. Nós temos medo de tudo o que não conhecemos.
Quando vamos estudar uma lição que nunca vimos, no primeiro dia de aula em uma escola nova... não sabemos o que irá acontecer, que tipo de pessoas iremos conhecer, aí vem aquele medinho... de não conseguir aprender, de não fazer amigos, etc.

Do que mais podemos ter medo?

De altura, de escuro, de errar, de se machucar, etc.

3) DESENVOLVIMENTO:

Explicar que não devemos ter vergonha de ter medo. Todo mundo tem. O papai tem medo do que? Não tem? Tem
sim! Vamos lá perguntar para eles? Ir até o grupo de pais perguntar para os pais, para as crianças verem que elas não precisam ter vergonha de ter medo.

Contar a historinha do ‘Franklin tem medo de escuro”

4) ATIVIDADE:

Bom, então vamos escrever ou desenhar nossos medos em um papel, guardar dentro da caixinha preta (caixinha de fósforo encapada com papel preto), pra que eles não nos atrapalhem a vida. Precisamos enfrenta-los.

5) AVALIAÇÃO/FIXAÇÃO:

Explicação do Tio Gaspa no Livro “Se Ligue em Você.”

O evangelizador lê o texto, e, cada vez que a palavra “MEDO” for dita, as crianças devem gritar. Cada vez que a palavra coragem for dita, devem bater palma.

Existe uma luzinha em nosso peito. Uma luz que os olhos não vêem, mais que podemos sentir. Quando ela se acende aparecem sentimentos bons em nosso peito e ficamos muito alegres. Quando ela se apaga tudo parece mais feio e você fica triste. Ela se acende quando pensamos positivo, quando temos boas atitudes, quando fazemos algo de bom.
Mais muitas vezes nós deixamos nossa luzinha se apagar. Quando ela se apaga você sente MEDO.
O medo aparece quando você pensa que uma coisa ruim pode acontecer com você ou alguém de quem você gosta.
Quando você tem Coragem a luzinha volta a se acender. Coragem é o nome que se dá ao sentimento que acontece quando você acredita que só coisas boas vão acontecer com você e com os outros. Muitas vezes, a gente não gosta de ir ao quarto sozinho, porque está escuro. Nós temos medo do escuro. A gente fica imaginando que tem coisas feias lá. Assim, ficamos tristes, pois apagamos nossa luzinha do peito. Mas é só imaginação. Na nossa cabeça, podemos inventar de tudo. Se você imagina que está vendo um cachorro, você desenha o cachorro dentro da sua cabeça. Mas o cachorro não está lá de verdade é só imaginação. Medo é só imaginação.
Da próxima vez que você sentir medo, não deixe sua luzinha se apagar. Pense que no escuro tem muitas luzinhas invisíveis e alegres mandadas por Deus nosso Pai que estão lá para proteger você. Entre no escuro com coragem e se sentirá feliz. Quando você sentir medo de qualquer coisa, pense assim: "Todo esse medo é só imaginação", " eu sou corajoso", e a luzinha se acenderá cheia de brilho.

Fazer o fechamento que todos devemos lembrar da Prece no momento das nossas dificuldades maiores. E de nossos eternos companheiros anjos da guarda.

6) PRECE FINAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário