quinta-feira, 25 de abril de 2013

PODEMOS FAZER A DIFERENÇA




  OBJETIVO: 

Apresentar a caridade como uma antena, que nos coloca em sintonia com as fontes da vida, para a captação da energia Divina.

- Perguntar ao grupo se sabem qual a função de uma antena.
Ouvir as respostas.

-Ler o conto “Fazer a diferença” (ver ANEXO I).

 -As mãos do jovem e do turista funcionaram como antenas?
 O que elas captaram?
Com o que sintonizaram?

-Ler o seguinte trecho do texto escrito por Richard Simonetti -Reformador,junho 2000, FEB (autor espírita de vários livros para jovens, entre eles o Não Pise na Bola):

 “... Quanto aos excluídos socialmente,os dados são controversos.Afirmam os pessimistas que no Brasil somam perto de quarenta milhões.Os otimistas defendem que não passam de quinze milhões.Num ponto estão de acordo – são milhões! Ao olhar desavisado parecerá inútil socorrer este ou aquele, fazer algo em benefício de alguns. ...” 

 - O que tem esta frase de Richard Simonetti em comum com o conto “Fazer a diferença”?

 -Que diferença faz,se há tantos para ajudarmos?(para aquele que atendemos, aquele que ajudamos incutindo-lhe fé na humanidade e esperança no futuro, nossa iniciativa faz muita diferença).

O que tem em comum o conto das estrelas-do-mar e Richard Simonetti com o velho ditado quando pisamos uma flor afetamos uma estrela? (PS: é uma imagem poética que exprime a misteriosa comunhão existente entre todos os seres da criação).

- Conversar com os jovens colocando que:

1-Vivemos numa cadeia, cheia de elos, influenciamos e somos influenciados uns pelos outros.
2-Na medida que tentamos fazer a diferença para aqueles a quem ajudamos,eles fazem a diferença para nós,proporcionado-nos um clima de serenidade e paz.
3-Esta ajuda pode ser para o corpo e/ou para o espírito.
4-É como se nossas mãos,nosso sorriso,nosso olhar,servindo funcionassem por abençoadas antenas,colocando-nos em sintonia com as fontes da vida, para a captação das benções de Deus.
5-Com estas benções nos sentimos mais fortes, mais equilibrados para enfrentar os nossos próprios problemas do nosso dia-a-dia.

 ANEXO I

 FAZER A DIFERENÇA

O turista andava pela praia quando viu um jovem que recolhia estrelas-do-mar na areia, trazidas pela maré,e as jogava de volta ao oceano. Curioso, perguntou-lhe a razão de sua iniciativa. -o sol está muito quente.Se ficarem na areia vão secar e morrer... o turista admirou-se: -meu jovem,existem vários quilômetros de praia nesta região e milhares de estrelas-do-mar espalhadas na areia.Você joga umas poucas de volta ao oceano, mas a maioria vai morrer.Que diferença faz? O moço pegou mais uma, atirou-a no oceano, e respondeu: -para essa eu fiz a diferença. Naquela noite,o turista revirou-se no leito,sem conseguir conciliar o sono, impressionado com a iniciativa do jovem.Na manhã seguinte juntou-se a ele.Juntos jogavam os indefesos animais de volta ao oceano.Em algum tempo,imitando o seu exemplo, ao longo das praias, dezenas de pessoas faziam a diferença para milhares de estrelas-do-mar que salvavam das areias escaldantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário