domingo, 14 de agosto de 2011

OS ENSINOS DE JESUS

OBJETIVO:

 Identificar os ensinos de Jesus, principalmente através das Parábolas.

INCENTIVO INICIAL

Mostrar uma foto de uma pessoa retirada de uma revista ( que seja desconhecida). Perguntar se você visse aquela pessoa falando uma porção de coisas num lugar qualquer: - Você pararia para ouvir? Por que? Aguardar as respostas das crianças e entrar no conteúdo da aula.

DESENVOLVIMENTO

Toda a moral de Jesus se resume na Caridade e na Humildade, isto é, nas duas virtudes contrárias ao egoísmo e ao orgulho. (Explicar às crianças que CARIDADE é sempre estarmos prontos a ajudar as pessoas que estão à nossa volta; e Humildade é sabermos que não somos melhores do que ninguém, que todos somos iguais perante Deus.)

O próximo a quem precisamos ajudar é sempre a pessoa que se encontra mais perto de nós – nossos pais, irmãos, professores, amiguinhos da escola, a faxineira, o zelador, etc.

Jesus, mais do que ninguém, nos ensinou o verdadeira sentido da palavra CARIDADE.

E como podemos avaliar se estamos sendo caridosos com o próximo?

AMAR AOS OUTROS COMO GOSTARÍAMOS QUE OS OUTROS NOS AMASSEM. FAZER AOS OUTROS O QUE GOSTARÍAMOS QUE OS OUTROS NOS FIZESSEM.

 Esse é mais maravilhoso código de conduta que existe. E foi Jesus quem o ensinou.
A caridade, segundo Jesus, não se restringe à esmola, mas a todas as relações em que nos achamos com os nossos semelhantes. ( Aqui dá para fazer uma pausa e questionar às crianças quais caridades podemos praticar em nosso dia-a-dia).

Saber calar-se, diante de uma calúnia ... Saber ser surdo a uma palavra zombeteira ... não ver o sorriso de sarcasmo de alguém que se supõem acima de nós ... etc. Isto também é caridade. E Jesus exemplificou tudo isso. Muito mais do que ensinar, Ele exemplificou.

Existem muitas maneiras de praticarmos a caridade ensinada por Jesus: endereçar bons pensamentos, pronunciar boas palavras para consolar, vibrarmos em prece aos necessitados, aconselharmos nossos amigos sobre erros que os vemos cometerem...

Todo o Evangelho de Jesus é um código de Amor. Na época em que Ele esteve aqui, a maioria das pessoas não puderam compreender os Seus ensinamentos. Hoje temos a Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec, que trouxe ao entendimento de todos, tudo o que Jesus disse. Como por exemplo:

 “Aquele que não Nascer de Novo, não pode ver o Reino de Deus” (reencarnação) ou “Há muitas moradas na Casa de Meu Pai”(pluralidade dos mundos habitados), “Vás e não peques mais” (Lei de Ação e Reação) e todas as Suas Parábolas.

FIXAÇÃO:

Contar a Parábola da Ovelha Perdida usando as gravuras.
ATIVIDADE

 O Evangelizador pode fazer cópias da história para colorir, ou levar um molde de uma ovelha para que se cole algodão sobre ela.














Nenhum comentário:

Postar um comentário