sábado, 27 de agosto de 2011

O SORRISO, O SORRISO É BOM !

OBJETIVO:

Reconhecer que as experiências vividas influenciam nossas emoções, sentimentos e atitudes, podendo gerar conflitos, traumas psicológicos e doenças.
- Pedir aos jovens que leiam o texto do ANEXO I.
- Perguntar:
Os médicos dizem que o sorriso faz bem a saúde, vocês realmente acreditam nisso?
Vocês já experimentaram a força de um sorriso?
Vocês acham que o sorriso pode ser usado como proteção?
- mostrar aos jovens a figura do ANEXO II.
- pedir a um dos jovens que leia, com voz de narrador, o texto do ANEXO II.
- dizer que Deus nos fornece os meios para que possamos viver melhor, assim como proveu esta aranha com um aspecto “amigavel”, ele também nos proveu de vários aspectos amigáveis.
- perguntar aos jovens quais são os aspectos “amigáveis”são este que Deus nos proveu.
sorriso amigo, ouvido que escuta, boca que fala com carinho e compreensão, mãos que ajudam no trabalho em casa, inteligência que constrói, etc.)

A força de um simples sorriso (por: Desconhecido)

Havia um pequeno menino que queria se encontrar com Deus. Ele sabia que tinha um longo caminho pela frente, portanto ele encheu sua mochila com pasteis e guaraná, e começou sua caminhada.
Quando ele andou umas 3 quadras, encontrou um velhinho sentando em um banco da praça olhando os pássaros. O menino sentou-se junto dele , abriu sua mochila , e ia tomar um gole de guaraná, quando olhou o velhinho e viu que ele estava com fome, então ofereceu-lhe um pastel. O velhinho muito agradecido aceitou e sorriu ao menino. Seu sorriso era tão incrível que o menino quis ver de novo, então ele ofereceu-lhe seu guaraná. Mais uma vez o velhinho sorriu ao menino. O menino estava muito feliz!
Ficaram sentados ali sorrindo, comendo pastel e bebendo guaraná pelo resto da tarde sem falarem um ao outro. Quando começou a escurecer o menino estava cansado e resolveu voltar para casa, mas antes de sair ele se voltou e deu um grande abraço no velhinho. O velhinho deu-lhe o maior sorriso que o menino já havia recebido.
Quando o menino entrou em casa, sua mãe surpresa perguntou ao ver a felicidade estampada em sua face. "O que você fez hoje que te deixou tão feliz? Ele respondeu. "Passei a tarde com Deus" e acrescentou "Você sabe, ele tem o mais lindo sorriso que eu jamais vi".
Enquanto isso, o velhinho chegou em casa radiante, e seu filho perguntou: "Por onde você esteve que te deixou tão feliz?" Ele respondeu "Comi pasteis e tomei guaraná no parque com Deus". Antes que seu filho pudesse dizer algo ele falou: "Você sabe que ele é bem mais jovem do que eu pensava?"
Nunca subestime a força de um sorriso, o poder de uma palavra, de um ouvido para ouvir, um honesto elogio, ou até um ato de carinho. Tudo isso tem o potencial de fazer virar uma vida. Por medo de diminuir deixamos de crescer. Por medo de chorar deixamos de sorrir! Portanto Sorria!!!

ANEXO II
O que um sorriso não pode fazer!
(do site hhttp://www.terra.com.br/capa)

Nova Iorque - Uma espécie de aranha, que mede apenas alguns milímetros, tem desenvolvido traços dando a aparência de um rosto sorridente. Os cientistas acreditam que a espécie, que tem o nome científico Theridion grallator e é inofensiva para os seres humanos, evoluiu para confundir seus predadores.
"Existem diversas teorias sobre o motivo pelo qual a aranha desenvolveu os traços, um deles é que se pode confundir os predadores" afirma Geoff Oxford, um estudioso em aranhas da Universidade de York.
"O predador pensa antes de decidir se quer ou não comer algo que ele não conhece ou está vendo pela primeira vez. A aranha pode ter desenvolvido as variações para escapar no momento em que o predador está decidindo se vai ou não atacar" completa Oxford.
A espécie, que só é encontrada nas florestas tropicais do Havaí, é ameaçada pela introdução de animais não nativos nas ilhas. Elas vivem debaixo das folhas das plantas. O Theridion grallator caça principalmente durante a noite. Cada aranha tem um padrão único, e os padrões variam de ilha para ilha.

Resultado de imagem para pelos caminhos da evangelização  - A força de um simples sorriso (por: Desconhecido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário