- Identificar medidas de segurança física.
- Identificar cuidados para a preservação da saúde física.
Atividade Introdutória
Apresentar a seguinte história cantada com expressão gestual (vídeo: Histórias Cantadas I/ LFC - música de Sonia da Palma).
Observação: Outra opção para a apresentação desta história é contá-la com dedoches(anexo 1)
Refrão:
Era uma vez
Três oncinhas (levantar os dedos mínimo, indicador e polegar da mão esquerda)
Todas elas bem levadinhas (movimentar esses dedos)
I
Um dia de brincadeira,
Todas elas se esconderam (fechar a mão)
Dona Onça foi procurar (levantar polegar da mão direita)
Mas nada de encontrar!
Dona Onça foi procurar
– Ah! Mas nada de encontrar!
(Refrão)
II
A onça menorzinha
Se escondeu na caixa d’água
Atchim! atchim! atchim!
Que água tão gelada!
Logo foi achada (levantar dedo mínimo)
(Refrão)
III
A mais gorduchinha
Foi p’ra toca do marimbondo
Ai, ai, ai!
Levou tanta ferroada (levantar dedo polegar)
Ai, ai, aaaaiii...
Voltou com a cara inchada.
(Refrão)
IV
A onça mais altinha
Sempre foi a mais valente
Tshi, tshi, tshi... (gestos de quem sobe em árvore)
Plom! Lá do alto caiu no chão.
(Refrão)
V
Mamãe onça tão triste,
A elas repreendeu:
- Fizeram travessuras
Olha o que aconteceu,
O corpo é para cuidar
Com zelo e atenção
Era uma vez
três oncinhas
Agora todas são bem sabidinhas
VI
E dela eu vou cuidar
Pois com meu corpo forte
Bem feliz posso brincar
Era uma vez
três oncinhas
Agora todas são bem sabidinhas
Atividade Reflexiva
A partir das situações da história, conversar sobre os cuidados com a segurança da vida:
- não entrar em “tocas” ou qualquer lugar desconhecido;
- não subir em árvores altas;
- não atravessar fora dos sinais;
- não tomar remédios sem ordem do médico ou da mamãe;
- não debruçar-se em janelas de lugares altos;
- não sair com pessoas desconhecidas etc...
Explorar a situação vivida pela “onça menorzinha” da história. Conversar sobre cuidados com a saúde:
- não se expor a chuvas;
- só beber água filtrada ou fervida;
- não levar mão suja aos olhos, nariz e boca;
- comer alimentos nutritivos, diminuindo balas, bombons e doces;
- beber água várias vezes ao dia, fora das refeições;
- outros cuidados.
Observação: Estimular as crianças a falarem o que já conhecem, acrescentando novas informações e as razões de cada cuidado.
Apresentar o anexo 2 e perguntar:
- Todas as crianças estão brincando direitinho? Ou alguém está em perigo?
Ouvir as crianças, avaliando se identificaram todas as situações de perigo. Ressaltar o valor da vida e os cuidados que devemos ter.
Atividade Criativa
Dar cada um dos cinco dedoches a uma uma criança. Reler a história para que movimentem os dedoches no momento certo. Repetir a dramatização dando oportunidade a outras cinco crianças. É um ótimo exercício de atenção.
HarmonizaçãoFinal/ Prece
Proceder de forma habitual. Visualizar uma chuvinha de luz que desce lá do alto trazendo saúde e paz.
Agradecer:
Obrigado, Pai do Céu, pela minha vida.
EDUCAÇÃO DO SER INTEGRAL
https://youtu.be/0qXOgbpq22c
Nenhum comentário:
Postar um comentário