segunda-feira, 6 de junho de 2011

VALORIZAÇÃO DA PRÓPRIA VIDA

Objetivos:
- Identificar medidas de segurança física.

- Identificar cuidados para a preservação da saúde física.

Atividade Introdutória

Apresentar a seguinte história cantada com expressão gestual (vídeo: Histórias Cantadas I/ LFC - música de Sonia da Palma).
Observação: Outra opção para a apresentação desta história é contá-la com dedoches(anexo 1)


Refrão:


Era uma vez

Três oncinhas (levantar os dedos mínimo, indicador e polegar da mão esquerda)

Todas elas bem levadinhas (movimentar esses dedos)

I

Um dia de brincadeira,

Todas elas se esconderam (fechar a mão)

Dona Onça foi procurar (levantar polegar da mão direita)

Mas nada de encontrar!

Dona Onça foi procurar

– Ah! Mas nada de encontrar!

(Refrão)


II

A onça menorzinha

Se escondeu na caixa d’água

Atchim! atchim! atchim!

Que água tão gelada!

Logo foi achada (levantar dedo mínimo)

(Refrão)


III


A mais gorduchinha

Foi p’ra toca do marimbondo

Ai, ai, ai!

Levou tanta ferroada (levantar dedo polegar)

Ai, ai, aaaaiii...

Voltou com a cara inchada.

(Refrão)



IV


A onça mais altinha

Sempre foi a mais valente

Tshi, tshi, tshi... (gestos de quem sobe em árvore)

Plom! Lá do alto caiu no chão.

(Refrão)

V



Mamãe onça tão triste,

A elas repreendeu:

- Fizeram travessuras

Olha o que aconteceu,

O corpo é para cuidar

Com zelo e atenção

Era uma vez

três oncinhas

Agora todas são bem sabidinhas


VI


E dela eu vou cuidar

Pois com meu corpo forte

Bem feliz posso brincar

Era uma vez

três oncinhas

Agora todas são bem sabidinhas

Atividade Reflexiva




A partir das situações da história, conversar sobre os cuidados com a segurança da vida:

- não entrar em “tocas” ou qualquer lugar desconhecido;

- não subir em árvores altas;

- não atravessar fora dos sinais;

- não tomar remédios sem ordem do médico ou da mamãe;

- não debruçar-se em janelas de lugares altos;

- não sair com pessoas desconhecidas etc...



Explorar a situação vivida pela “onça menorzinha” da história. Conversar sobre cuidados com a saúde:

- não se expor a chuvas;

- só beber água filtrada ou fervida;

- não levar mão suja aos olhos, nariz e boca;

- comer alimentos nutritivos, diminuindo balas, bombons e doces;

- beber água várias vezes ao dia, fora das refeições;

- outros cuidados.

Observação: Estimular as crianças a falarem o que já conhecem, acrescentando novas informações e as razões de cada cuidado.

Apresentar o anexo 2 e perguntar:


- Todas as crianças estão brincando direitinho? Ou alguém está em perigo?


Ouvir as crianças, avaliando se identificaram todas as situações de perigo. Ressaltar o valor da vida e os cuidados que devemos ter.

Atividade Criativa

Dar cada um dos cinco dedoches a uma uma criança. Reler a história para que movimentem os dedoches no momento certo. Repetir a dramatização dando oportunidade a outras cinco crianças. É um ótimo exercício de atenção.

HarmonizaçãoFinal/ Prece

Proceder de forma habitual. Visualizar uma chuvinha de luz que desce lá do alto trazendo saúde e paz.

Agradecer:

Obrigado, Pai do Céu, pela minha vida.

EDUCAÇÃO DO SER INTEGRAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário