domingo, 30 de maio de 2010

LEIS MORAIS


















1-DINÂMICA DE INTEGRAÇÃO/MOTIVAÇÃO



Ao som de música instrumental suave, levar metade dos evangelizando a caminharem com os olhos vendados, por três minutos, em absoluto silêncio, com alguns obstáculos no chão. Concluída essa etapa, deverão caminhar, por mais dois minutos, com o apoio de outro evangelizando, que os conduzirá. Todos sentados deverão expressar o que sentiram nos dois momentos. Conclusão: precisamos, para caminhar em segurança, de um guia. Jesus é nosso modelo e guia espiritual da humanidade. As leis morais e as leis da natureza, que regem o universo, também devem funcionar como guias dos quais não nos devemos afastar, se desejarmos uma vida equilibrada, ajustada e feliz.

2. DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO

a. Todas as leis da Natureza são divinas, pois que Deus é o seu Autor. Abrangem tanto as leis físicas como as leis morais.
b. O Universo é regido por leis naturais que sustentam seu equilíbrio. A história da ciência é o histórico dessas leis.
c. A própria Terra (com seus sistemas ecológicos, geológicos, climatológicos, hidrográficos) é um imenso organismo, orientado por leis naturais que sustentam a vida.
d. Cada vez mais, os cientistas vão se convencendo da necessidade de se respeitar a Natureza, que sempre reagirá aos abusos do homem com males variados, resultantes do chamado desequilíbrio ecológico.
e. Muitos homens admitem ser o Universo regido por leis rigorosas, mas negam a presença de um criador que o planejou e sustenta. É algo como apreciar um relógio sem reconhecer a existência do relojoeiro.
f. É muito difícil explicar o Universo sem Deus.
g. Deus é o Pai Celeste, de infinito amor e misericórdia, a trabalhar incessantemente pela felicidade de seus filhos.
h. A Terra é um planeta habitado por espíritos em estágios primários de evolução – daí as desigualdades e sofrimentos do mundo.
i. Mal saímos da agressividade que caracteriza os brutos, orientados unicamente pela satisfação de suas necessidades. E ainda nos comportamos como crianças preocupadas com o próprio bem-estar, incapazes de assumir plenamente nossas responsabilidades.
j. Em favor de nossa evolução funcionam leis naturais que um dia farão parte dos princípios da ciência oficial, destacando-se: (i) Reencarnação – as experiências na carne serão repetidas tantas vezes quantas forem necessárias, até que aprendamos as lições da Vida; (ii) Causa e Efeito – colheremos, invariavelmente, o fruto de nossas ações, aprendendo a distinguir o certo do errado, o que nos é lícito ou não fazer; e (iii) Sintonia Psíquica – somos inspirados e conduzidos por influências espirituais que podem nos precipitar no abismo ou elevar às alturas, mas sempre de conformidade com o rumo que imprimamos à nossa vontade. Tudo isso para vencer o egoísmo e nos prepararmos para a vivência do amor, a lei suprema de deus, que equilibra o Universo e sustenta a Vida.
k. Existem dez Leis Morais que nos auxiliam a evolução:
I. Lei de Adoração;
II. Lei do Trabalho;
III. Lei de Conservação;
IV. Lei de Reprodução;
V. Lei de Destruição;
VI. Lei de Sociedade;
VII. Lei do Progresso;
VIII. Lei de Igualdade;
IX. Lei de Liberdade;
X. Lei de Justiça, de Amor e de Caridade

. Trabalharemos o significado dessas leis em três ou quatro equipes que terão a missão de estudar o enunciado de cada lei Ao final, cada equipe exporá e explicará ao restante do grupo o resultado de seu trabalho e pesquisa.
Após a exposição em plenária, refletir que:
I. à exceção dos marginais, normalmente as pessoas procuram cumprir as leis do país onde vivem, entendendo que isto é fundamental, em favor de sua própria tranqüilidade, evitando onerosas multas ou indesejável estágio na prisão. Descuidam-se, entretanto, das leis que vigem em sua própria consciência, cuja inobservância pode levá-los ao desajuste e à infelicidade.
II. Em nosso benefício, devemos, ao colocar a cabeça no travesseiro para o repouso noturno, examinar nossa consciência, à luz das Leis Morais. Como responsáveis cidadãos do Universo, estamos observando estas Leis para conquistar paz e harmonia?

JOGO DAS LEIS MORAIS

LEI DE ADORAÇÃO
JÁ QUE A ORAÇÃO NOS ELEVA E NOS LIGA A DEUS, NOS FAZENDO SENTIR PAZ E HARMONIA, NOS DEIXANDO CALMOS, EXERCITE A LEI DE ADORAÇÃO: FAÇA, EM VOZ ALTA, UMA ORAÇÃO A DEUS, LOUVANDO-O POR TODA A SUA CRIAÇÃO E PELA VIDA QUE LHE DEU.
(Você pode começar sua oração assim: Pai de amor e bondade, eu te louvo, Senhor, por tudo o que criaste... pelo Sol que me ilumina e aquece, pela Natureza...)

LEI DE ADORAÇÃO
JÁ QUE A ORAÇÃO NOS ELEVA E NOS LIGA A DEUS, NOS FAZENDO SENTIR PAZ E HARMONIA, NOS DEIXANDO CALMOS, EXERCITE A LEI DE ADORAÇÃO: FAÇA, EM VOZ ALTA, UMA REFLEXÃO SOBRE AS MARAVILHAS QUE DEUS CRIOU, PRINCIPALMENTE TUDO O QUE SE RELACIONA À SUA VIDA.
(Realmente, Deus é todo Poder e Bondade. Vejam só, ele criou todas as formas de vida... Criou a mim, com meu corpo perfeito, minha capacidade de pensar...)

LEI DE TRABALHO
FALE PARA O GRUPO QUE TIPO DE ATIVIDADE VOCÊ DESENVOLVE.
(Pode ser atividade física – trabalho, afazeres domésticos, ginástica, etc... – ou mental – leitura, estudo, etc.)



LEI DE TRABALHO
FALE PARA O GRUPO QUAL A PROFISSÃO DE SEUS PAIS

LEI DE TRABALHO
VOCÊ ACEITARIA QUALQUER TIPO DE TRABALHO? QUE TIPO DE TRABALHO VOCÊ NÃO ACEITARIA FAZER? QUE TIPO DE TRABALHO VOCÊ ADORARIA FAZER?

O QUE ACONTECE COM UMA PESSOA QUE PASSA MUITO TEMPO SEM TRABALHAR, SEM DAR SUA CONSTRIBUIÇÃO EM CASA OU NA SOCIEDADE?
LEI DE CONSERVAÇÃO
PROVE QUE VOCÊ PRATICA A LEI DE CONSERVAÇÃO, RECOLHENDO TRÊS OU MAIS “LIXINHOS” DO CHÃO E COLOCANDO-OS NO TONEL, LOCAL APROPRIADO.


LEI DE CONSERVAÇÃO
QUANDO PODEMOS AFIRMAR QUE UM JOVEM TEM CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA, COLABORANDO COM A NATUREZA, EM SINTONIA COM A LEI DE CONSERVAÇÃO?


LEI DE CONSERVAÇÃO
ASSUMA DIANTE DO GRUPO O COMPROMISSO DE SEMPRE PRESERVAR A NATUREZA, SEM DESTRUÍ-LA.


LEI DE REPRODUÇÃO
ESCOLHA ALGUÉM DO GRUPO, DO SEXO OPOSTO: FAÇA-LHE UMA DECLARAÇÃO DE AMOR, PROMETENDO-LHE CUIDAR DO SENTIMENTO QUE OS UNE COMO SE CULTIVA UMA FLOR.


LEI DE REPRODUÇÃO
REPRESENTE O PAPEL DE UM(A) ADOLESCENTE ARREPENDIDO(A) POR TER PROVOCADO OU PRATICADO O CRIME DO ABORTO, COMO CONSEQÜÊNCIA DE UMA ATITUDE IRRESPONSÁVEL SUA.


LEI DE REPRODUÇÃO
CITE EXEMPLOS (SEM MENCIONAR NOMES) DE PESSOAS QUE VOCÊ CONHECE QUE NÃO CUMPREM A LEI DE REPRODUÇÃO POR ESTAREM ENVOLVIDOS COM A PROSTITUIÇÃO OU COM VÍCIOS.


LEI DE LIBERDADE
JÁ QUE TEM LIBERDADE DE ESCOLHER ENTRE O BEM E O MAL, O QUE NORMALMENTE ACONTECE COM O JOVEM QUE ESCOLHE O CAMINHO DAS DROGAS E DA MARGINALIDADE


LEI DE LIBERDADE
JÁ QUE TENHO LIBERDADE DE ESCOLHER ENTRE O BEM E O MAL, QUE TIPO DE FRUTOS POSSO COLHER SE EU SEMEAR A BONDADE, A PAZ, A ALEGRIA E O AMOR POR ONDE PASSAR?


LEI DE LIBERDADE
QUEM É MAIS CULPÁVEL POR UM ATO ERRADO: UMA PESSOA SEM ESTUDOS OU ALGUÉM QUE JÁ ESTUDOU BASTANTE? UMA CRIANÇA OU UM ADULTO? POR QUE?


LEI DE AMOR, JUSTIÇA E CARIDADE
QUAL O MAIOR DE TODOS S MANDAMENTOS, SEGUNDO JESUS?


LEI DE AMOR, JUSTIÇA E CARIDADE
MENCIONE DOIS TIPOS DE CARIDADE QUE TODO JOVEM PODE FAZER, SEJA EM CASA, SEJA NA ESCOLA, SEJA NA RUA?


LEI DE AMOR, JUSTIÇA E CARIDADE
AO NOS RELACIONARMOS COM NOSSO PRÓXIMO, QUAL DEVE SER A NOÇÃO DE JUSTIÇA MAIS BÁSICA QUE DEVEMOS TER?


LEI DE DESTRUIÇÃO
O QUE VOCÊ FARIA SE SOUBESSE QUE VAI MORRER OU DESENCARNAR NO PRÓXIMO MÊS?


LEI DE DESTRUIÇÃO
IMAGINE QUE VOCÊ JÁ DESENCARNOU E QUE SE ENCONTRA VIVO NO PLANO ESPIRITUAL. QUAL A PRIMEIRA ATITUDE QUE VOCÊ TERIA?


LEI DE DESTRUIÇÃO
SUPONHA QUE EM OUTRA VIDA VOCÊ FEZ MAL A DETERMINADA PESSOA. NA VID AATUAL VOCÊ SOFRE, PORQUE ACHA QUE A TAL PESSOA LHE MALTRATA INJUSTAMENTE. QUAL DEVE SER SUA ATITUDE NESTA SITUAÇÃO?


LEI DE DESTRUIÇÃO
IMAGINE QUE UM DE SEUS FILHOS É EXCEPCIONAL... VOCÊ SABE QUE NÃO SE TRATA DE UM CASTIGO DE DEUS, PORQUE DEUS NÃO CASTIGARIA UM BEBÊ QUE NENHUM MAL PODE TER FEITO. ALÉM DISSO, DEUS NÃO CASTIGA NINGUÉM – ELE É NOSSO PAI DE AMOR E BONDADE. ENTÃO, O BEBÊ SENSO EXCEPCIONAL, ISTO SOMENTE PODE SER CONSEQÜÊNCIA DE VIDAS PASSADAS; OU, ENTÃO, UMA PROVA QUE VOCÊ DEVE ENFRENTAR PARA APRENDER ALGO... COMO VOCÊ DEVE AGIR?


LEI DE SOCIEDADE
O QUE ACONTECE QUANDO AS PESSOAS, MESMO VIVENDO EM SOCIEDADE, SÓ PENSAM EM SI, SENDO EGOÍSTAS?


LEI DE SOCIEDADE
QUAIS AS CONSEQÜÊNCIAS POSSÍVEIS DO DESRESPEITO ÀS LEIS CIVIS DA SOCIEDADE?


LEI DE PROGRESSO
SEGUNDO O QUE DIZ A LEI DE PROGRESSO, QUAL O FUTURO DE UM JOVEM QUE ABANDONA OS ESTUDOS, HOJE EM DIA? QUE PERSPECTIVAS DE CRESCIMENTO ELE TEM?


LEI DE PROGRESSO
SE TODOS PODEMOS CHEGAR À PERFEIÇÃO RELATIVA (PORQUE A PERFEIÇÃO ABSOLUTA SÓ MESMO DEUS PODE TER), O QUE DEVEMOS FAZER A CADA DIA E A CADA HORA PARA CUMPRIR A LEI DE PROGRESSO?


LEI DE IGUALDADE
EMBORA SEJAMOS IGUAIS PERANTE DEUS – SEGUNDO DIZ A LEI DE IGUALDADE -, ÀS VEZES PERCEBEMOS QUE ALGUMAS PESSOAS, DESCONHECEM ESTA VERDADE E DISCRIMINAM PESSOAS EM FUNÇÃO DE SUA CONDIÇÃO SOCIAL. CITE UM EXEMPLO DESSA SITUAÇÃO.


LEI DE IGUALDADE
EMBORA SEJAMOS IGUAIS PERANTE DEUS – SEGUNDO DIZ A LEI DE IGUALDADE -, ÀS VEZES PERCEBEMOS QUE ALGUMAS PESSOAS, DESCONHECEM ESTA VERDADE E DISCRIMINAM PESSOAS EM FUNÇÃO DE SUA CONDIÇÃO SOCIAL. CITE UM EXEMPLO DESSA SITUAÇÃO.


LEI DE IGUALDADE
EMBORA SEJAMOS IGUAIS PERANTE DEUS – SEGUNDO DIZ A LEI DE IGUALDADE -, ÀS VEZES PERCEBEMOS QUE ALGUMAS PESSOAS, DESCONHECEM ESTA VERDADE E DISCRIMINAM PESSOAS EM FUNÇÃO DE SUA CONDIÇÃO FÍSICA. CITE UM EXEMPLO DESSA SITUAÇÃO.


LEI DE IGUALDADE
EMBORA SEJAMOS IGUAIS PERANTE DEUS – SEGUNDO DIZ A LEI DE IGUALDADE -, ÀS VEZES PERCEBEMOS QUE ALGUMAS PESSOAS, DESCONHECEM ESTA VERDADE E DISCRIMINAM PESSOAS EM FUNÇÃO DE SUA CONDIÇÃO RACIAL. CITE UM EXEMPLO DESSA SITUAÇÃO.


LEI DE IGUALDADE
EMBORA SEJAMOS IGUAIS PERANTE DEUS – SEGUNDO DIZ A LEI DE IGUALDADE -, ÀS VEZES PERCEBEMOS QUE ALGUMAS PESSOAS, DESCONHECEM ESTA VERDADE E DISCRIMINAM PESSOAS EM FUNÇÃO DE SUA CONDIÇÃO CULTURAL. CITE UM EXEMPLO DESSA SITUAÇÃO.

Um comentário: