quinta-feira, 3 de novembro de 2022

FLUÍDOS

 

MOCIDADE ESPÍRITA PAULO E ESTÊVÃO – MEPE

6º ENCONTRO – FLUIDOS

 

Objetivos:

- Citar as qualidades dos fluidos;

- Identificar a ação dos fluidos sobre o perispírito e o corpo físico dos encarnados; e

- Explicar como sanear um ambiente saturado de maus fluidos.

 

1)  PROBLEMA - com antecipação, preparar a sala da seguinte forma: elaborar vários cartazes que vão representar ambientes, situações, onde a percepção fluídica variará de acordo com cada pessoa (afinidade). Dispor estes cartazes nas paredes das salas e pedir que os jovens observem todas. Distribuir entre eles um formulário que deverá ser preenchido conforme nele está explicado (vide anexo 1).

2) CONVERGÊNCIA – ouvir as respostas do jovens acerca de suas percepções quanto aos ambientes visitados e discutir a razão dessas sensações e de suas variações de acordo com cada pessoa.

3) SOLUÇÃO DOUTRINÁRIA – distribuir à turma, perguntas e respostas, todas separadas e misturadas ( cada jovem ficará com uma pergunta e uma resposta diferentes). Começaremos o estudo pela pergunta número 1, onde a discutiremos um pouco sobre o que cada um acha e, depois, pedimos que alguém, que possua a resposta da 1, a leia e esclareça as dúvidas. Assim por diante até a última questão (vide anexo 2).

4) EXPRESSÃO ARTE-CULTURAL- elaborar um mural, com recortes de  revistas ou pinturas, que retratem ambientes onde predominem bons ou maus fluidos.

5) VIVÊNCIA MORAL- pedir aos jovens que escolham uma pessoa que eles conheçam e que esteja precisando de ajuda. Durante esta semana, sempre no mesmo horário ( ao acordar, antes de dormir...), fazer uma prece por esta pessoa e endereçar-lhes fluidos salutares com o intuito de ajudá-la a superar suas dificuldades.

ANEXO 1


Amiguinho, você irá passar, com calma, por todos os painéis criados na sala. Observe cada um e imagine-se LÁ NO LOCAL. Para reflita, e IMAGINE-SE LÁ.

Qual sua sensação? Você está se sentindo bem ou mal lá? É um clima leve ou pesado?

Preencha este formulário, sendo sincero e destacando o que você REALMENTE sente ao estar lá.

 

AMBIENTE – FESTA COM DROGAS

VOCÊ ESTÁ?

J FELIZ, ADORO ISSO!!!  SINTO-ME FELIZ AQUI.    

K NÃO SINTO NADA, PARA MIM É UM LUGAR COMO QUALQUER OUTRO.

L ME SINTO MAL, SINTO O AMBIENTE PESADO!!!

 

AMBIENTE – ESTÁDIO DE FUTEBOL LOTADO

VOCÊ ESTÁ?

J FELIZ, ADORO ISSO!!!  SINTO-ME FELIZ AQUI.          

K NÃO SINTO NADA, PARA MIM É UM LUGAR COMO QUALQUER OUTRO.

L ME SINTO MAL, SINTO O AMBIENTE PESADO!!!

 

AMBIENTE – MICARETAS

VOCÊ ESTÁ?

J FELIZ, ADORO ISSO!!! SINTO-ME FELIZ AQUI.          

K NÃO SINTO NADA, PARA MIM É UM LUGAR COMO QUALQUER OUTRO.

L ME SINTO MAL, SINTO O AMBIENTE PESADO!!!

 

AMBIENTE –CENTRO ESPÍRITA

VOCÊ ESTÁ?

J FELIZ, ADORO ISSO!!! SINTO-ME FELIZ AQUI.          

K NÃO SINTO NADA, PARA MIM É UM LUGAR COMO QUALQUER OUTRO.

L ME SINTO MAL, SINTO O AMBIENTE PESADO!!!

 

AMBIENTE – UMA CASA ONDE A FAMÍLIA BRIGA MUITO

VOCÊ ESTÁ?

J FELIZ, ADORO ISSO!!! SINTO-ME FELIZ AQUI.          

K NÃO SINTO NADA, PARA MIM É UM LUGAR COMO QUALQUER OUTRO.

L ME SINTO MAL, SINTO O AMBIENTE PESADO!!!

 

AMBIENTE – NA ESCOLA OU FACULDADE

VOCÊ ESTÁ?

J FELIZ, ADORO ISSO!!! SINTO-ME FELIZ AQUI.          

K NÃO SINTO NADA, PARA MIM É UM LUGAR COMO QUALQUER OUTRO.

L ME SINTO MAL, SINTO O AMBIENTE PESADO!!!

ANEXO 2

PERGUNTA 1 – AFINAL, O QUE SÃO FLUIDOS ESPIRITUAIS? É ALGUM TIPO DE ENERGIA QUE NOS ENVOLVE?

 

RESPOSTA 1 - Nos ensina Léon Denis, em seu Livro “No Invisível”, que a matéria tornada invisível, imponderável, se encontra sob formas cada vez mais sutis, que denominamos fluidos. A medida que se rarefaz, adquire novas propriedades e uma capacidade de irradiação sempre crescente; torna-se uma das formas de energia. O mundo espiritual é constituído de alguma coisa, que são os fluidos.

 

PERGUNTA 2 – ENTÃO SÃO ESSES FLUIDOS QUE FORMAM TODO O PLANO ESPIRITUAL? AS CIDADES ESPIRITUAIS, OS CORPOS ESPIRITUAIS?

 

RESPOSTA 2 – Sim, há vários estados e várias formas pelos quais os fluidos se apresentam, cada um com propriedades específicas, mas todos se originando de um elemento primordial - o Fluido Cósmico Universal (matéria primitiva, da qual derivam todas as demais formas de matéria e energias). Esses fluidos têm para os Espíritos, que também possuem corpo (perispírito) fluídico, uma aparência tão material, quanto a dos objetos tangíveis para os encarnados e são, para eles, o que são para nós as substancias do mundo terrestre. Eles os elaboram e combinam para produzirem determinados efeitos, como fazem os homens com os seus materiais, ainda que pôr processos diferentes. Daí conseguirem, através da força do pensamento, construir até cidades espirituais, como a famosa NOSSO LAR , de André Luís.

 

PERGUNTA 3 – SE, NO PLANO ESPIRITUAL, PODE-SE FAZER TANTAS COISAS COM OS FLUIDOS, OS DESENCARNADOS PODEM USÁ-LOS CONTRA NÓS?

 

RESPOSTA 3 – Não só contra, mas á favor também. Os Espíritos atuam sobre os Fluidos Espirituais, não manipulando-os como os homens manipulam os gases, mas empregando o pensamento e a vontade.

 Pelo pensamento, eles imprimem àqueles fluidos tal ou qual direção, os aglomeram, combinam ou dispersam, organizando com eles conjuntos que apresentam uma aparência, uma forma, uma coloração determinadas; Algumas vezes, essas transformações resultam de uma intenção; doutras, são produto de um pensamento inconsciente. Basta que o Espírito pense uma coisa, para que esta se produza.

 

PERGUNTA 4 – O QUE FAZ UM FLUIDO SER BOM OU MAL PARA UMA PESSOA?

 

RESPOSTA 4 - há uma conseqüência bastante séria para os encarnados a ação dos Espíritos sobre os Fluidos Espirituais, pois sendo esses fluidos  o veículo do pensamento e podendo os pensamentos modificar-lhes as propriedades, é claro que eles devem achar-se impregnados das qualidades boas ou más dos pensamentos que os fazem vibrar. Desta forma, os maus pensamentos corrompem os Fluidos Espirituais, como os miasmas deletérios corrompem o ar respirável. Os fluidos projetados pôr Espíritos inferiores, são, portanto, passíveis de viciações.

Pôr outro lado, os fluidos emanados pelos Espíritos bons, podem sanear, harmonizar os ambiente e trazer muito conforto. 

 PERGUNTA 5 – SÃO SÓ OS DESENCARNADOS QUE PODEM MANIPULAR OS FLUIDOS, OU NÓS, OS ENCARNADOS, TAMBÉM PODEMOS?

 

RESPOSTA 5 – Claro que podem, já que têm a capacidade de pensar e atuar sobre o meio onde vive, que é repleto de fluidos passíveis de modificação. Daí a importância do  ensinamento de Jesus a respeito da vigilância (Vigiai e orai), se emprega, sobretudo, com relação aos nossos pensamentos.

 

PERGUNTA 6 – ENTÃO POSSO ABSORVER BONS OU MAL FLUIDOS, GERANDO, POR EXEMPLO, SENSAÇÃO DE BEM OU MAL-ESTAR, SAÚDE OU DOENÇA...

 

RESPOSTA 6 – Isso mesmo!!! Por afinidade, você atrairá fluidos bons ou ruins. Sendo o perispírito dos encarnados de natureza idêntica à dos Fluidos Espirituais, ele o assimila com facilidade, como pôr exemplo, uma esponja se embebe de um líquido. Atuando os fluidos sobre o perispírito, este, ao seu turno, reage sobre o organismo material, com que se acha em contato molecular. Logo, se os eflúvios são de boa natureza, o corpo recebe uma impressão salutar; se, pôr outro lado, são maus, a impressão é penosa para o corpo.

Se são permanentes e energéticos, os eflúvios maus podem ocasionar desordens físicas  - não sendo outra, senão esta, a causa de certas enfermidades.

Como se defender???

Cultive bons pensamentos e ações, faça o Evangelho com freqüência, e você só atrairá boas energias para você.

  

FONTES DE PESQUISA:      

KARDEC, Allan – O Livro dos Espíritos – FEB- 156º ed.

_____________ - A Gênese – FEB- 6ª ed.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário